quarta-feira, 6 de abril de 2011

O personagem nosso de cada dia

Todos somos grandes atores, disso não há duvidas. Desde contar uma pequena mentira, até estrelar um grande filme, tudo é atuação. E todos os dias interpretamos personagens, seja na vida real ou até mesmo aqui na vida virtual.
Quantas vezes você já se perguntou se aquela pessoa da internet é realmente daquele jeito na vida real? Varias vezes, não é mesmo?
Garanto-te que na maioria dos casos ela não é. O mundo virtual nos permite utilizar aquele personagem que consideramos perfeito, aquela pessoa que realmente gostaríamos de ser. Quer um exemplo rápido? Vá até o Twitter e veja o que uma pessoa que você conhece pessoalmente anda falando por lá, como ela anda agindo.

Agora que já concordamos que na internet todo mundo tem seu personagem, podemos ir para o próximo ponto: OS personagens de cada um. Sim amigos, muitas vezes essa mesma pessoa tem mais de um personagem na internet, normalmente existe um personagem para cada “ambiente” frequentado. Essa é uma forma encontrada para se enquadrar melhor no “grupo” e ser aceito com maior facilidade nos grupos sociais virtuais.
Não condeno esse tipo de atitude, muito pelo contrario, para mim é isso mesmo que torna as interações sociais da internet tão interessantes e únicas. Eu mesmo possuo um elenco enorme de personagens que utilizo nos mais diversos locais.

Mas e no mundo real, será que não temos nossos personagens também?
É óbvio que sim, você mesmo já deve ter criado um personagem apenas para deixar seu currículo profissional mais atraente com o objetivo de conquistar aquela vaga de emprego tão desejada.
Outro exemplo clássico é o “príncipe” fabricado apenas para conquistar uma garota. Todo homem um dia já recorreu ao recurso do personagem para conseguir um transa ou até mesmo um namoro. Não são raros os casos onde até mesmo um casamento inteiro é construindo em cima de personagens, mas um dia a interpretação acaba e a relação segue o mesmo caminho.
Esse é o grande problema dos personagens no mundo real, uma hora ou outra eles serão descobertos. Na verdade eles raramente duram muito. Porém vivemos em um mundo de aparências, onde personagens acabam sendo necessários. Todo mundo tem seus personagens e isso acaba tornando o mundo um local ainda mais interessante, pois permite que você conheça uma pessoa de diversas maneiras ao mesmo tempo em que pode não conhecer o verdadeiro “eu” dela.

2 comentários:

  1. Nesse mundo de tantos personagens, o "eu verdadeiro" ainda existe?

    ResponderExcluir
  2. O "eu" está aí. Dentre todos os personagens que criamos e que criam pra nós,

    ResponderExcluir