quinta-feira, 21 de abril de 2011

Capela de São Miguel Arcanjo - São Miguel Paulista


Erguida pelos indios guaianazes em 1622, a Capela de São Miguel Arcanjo, em São Miguel Paulista, Zona Leste, acabou de ganhar um circuito de cisitação que é considerado único em todo o País, por conta das raridades do período colonial brasilerio.
A capela, restaurada em 2009, foi reaberta ao publico em 2010, e é o templo católico mais antigo da capital paulista. o local integra um conjunto de monumentos coliniais e é um dos primeiros edificios tombados pelo instituto do patrimônio histórico e artistico nacional (Iphan), em 1938.
É a capela mais antiga do Brasil, que é um testemunho da nossa história. È a única, pois as demais não resistiram ao tempo e as reformas. Apesar de ser simples é uma capela muito singela.
A visita guiada que dura cerca de uma hora, reserva muitas surpresas. Lá, o visitante pode observar pinturas, conhecer ferramentas usadas na epoca e imagens sacras dos séculos XVI a XIX, com destaque para a imagem de São Miguel, que veio de Portugal junto com os jejuitas, e a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.
Esta foi encontrada, abandonada na casa de um artesão e o padre da capela resgatou. Durante o trabalho de restauração descobriu-se que a peça é de altoria do Frei Agostinho de Jesus. 
O escultor e ceramista Frei Agostinho de Jesus (1600-1661) é considerado um dos maiores representantes do periodo colonial, sendo tambem autor da imagem de Nossa Senhora Aparecida, emncontrada no Rio Paraiba. Um passeio na capela é uma viagem pela história do País.

O Circuito é Dividido em 5 Partes

O circuito de visitação da capela é dividido em 5 partes. A primeira é chamada de varanda de histórias, os visitantes têm contato com a história da capela e o trabalho de arqueologia.
A segunda parte, "Mãos a Obra" aborda a tecnica construtiva do preriodo colonial, mostrando replicas de ferramentas e elementos retirados da capela durante a restauração. Na terceira parte, "Sala das Imagens", há imagens sacras dos séculos XVI e XIX.
No quarto espaço, "Sala das Elevações Artisticas", é possivel observar o trabalho de recuperação dos elementos artisticos como a pintura dos altares, entalhes "existem pinturas murais unicas do periodo colonial brasileiro. Todos os outros que existiam eram apenas fragmentos. O que temos na capela é algo raro, que só vai ser exposto duas vezes ao ano. Estas datas ainda não estão definidas." No quinto espaço esta a nave principal. O visitante pode ver a pia batismal original, de 1622, construida pelos indigenas e a mesa de comunhão, do mesmo periodo "há duas esculturas de madeira chamadas de querubins, esculpidas pelos indios usando tecnicas aprendidas com os jejuitas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário