sábado, 30 de abril de 2011

Nova marca brasileira de sapatos usa mão de obra de Manolo e Louboutin

IMGP0104 designer Marcela Basto Lima ©Divulgação
“Coração do Rio, designato in Italia, made for the world”. É assim que a carioca Marcela Basto Lima define sua marca de sapatos, a Marcela B. Morando em Milão há três anos, ela criou sua grife usando matéria-prima de primeira e dando a produção para as mãos dos artesãos que fazem os sapatos de Christian Louboutin e Manolo Blahnik.
A designer é formada em administração, mas convive com moda desde pequena, pois sua mãe trabalhava em empresas do ramo, como a Cantão, e trazia as novidades para dentro de casa. Marcela passou um tempo na Osklen e depois foi para Milão estudar no Istituto Marangoni.
Essa é a sua segunda coleção, mas a primeira que é vendida no Brasil. São 25 modelos inspirados no artista irlandês Sean Scully, conhecido por seu trabalho que mistura cores e grafismos. Dessa forma, os calçados também trazem um mix de cores, padronagens e texturas bem interessante. Os sapatos custam entre R$ 800 e R$ 1.500 e podem ser encontrados na loja Via Flores, no Rio, ou aqui.
A Marcela respondeu algumas perguntas para o FFW, que você pode ler abaixo:
marcela b
Qual a primeira lembrança que tem de ter se encantado por um sapato?
É de quando eu era bem pequena e gostava de usar os sapatos da minha mãe. Sempre me encantei com sapato de salto alto e adorava usar dentro de casa. Como minha mãe trabalhava com moda, sempre participei desse universo.
Qual você acredita ser o seu diferencial?
Meu diferencial é ter a qualidade italiana, um sapato feito de forma artesanal, com  influências brasileiras (pelo fato de ser carioca) e italianas, pois moro na Itália há três anos. Tento fazer um sapato com alma carioca e design europeu.
O Brasil é um mercado importante no setor calçadista. Como você o compara ao exterior?
Acho que o Brasil tem uma força enorme nesse setor e já somos conhecidos mundialmente pela produção de sapatos. Mas em relação à qualidade e aos materiais usados no setor de luxo, ainda tem uma diferença se compararmos a países como a França, Espanha e Itália.
marcela b 2
Como funciona seu processo de criação?
A cada coleção, gosto de me inspirar em algo específico, como nesta, de inverno, que usei como fonte de inspiração o trabalho do artista Sean Scully.
Quais os materiais que você mais gosta de usar?
Eu gosto de usar tecidos, palha, linho e, dependendo da estação, de acrescentar um novo material que tenha a ver com a inspiração da coleção.
Como você faz para garantir que seus sapatos sejam confortáveis?
Eu sempre uso meus sapatos antes de colocá-los à venda, pois penso que essa é a melhor forma de testar. Então geralmente uso o meu protótipo para ver como está e então faço as modificações necessárias.
Quais os três mandamentos para um bom sapato de salto?
Ele tem que te dar estabilidade quando caminha, ser leve e sexy.
Quais são seus sites preferidos?
Etsy,  Sartorialist, Vogue italiana, Frizzifrizzi, Refinery29, Bloommag e muitos outros, adoro blogs também!
E quem faz bons sapatos?
Prada, Rochas, Vintage Ferragamo, Givenchy e Alexander Wang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário