sábado, 1 de junho de 2013

Comida e arte de todo país se reúnem na 18ª Festa do Imigrante

São três dias de evento com participação de 80 comunidades de 35 nacionalidades

divulgação
Manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações que povoam o Estado de São Paulo se encontram na tradicional Festa do Imigrante, que este ano acontece nos dias 2, 8 e 9 de junho, no Arsenal da Esperança, na Mooca. A entrada custa R$ 6.
O evento, organizado há 17 anos pelo Museu da Imigração, procura resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes desde final do século 19.
O vistante pode conferir a apreciar comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações. Para este ano, está confirmada a participação de cerca de 80 comunidades imigrantes, representando 35 nacionalidades.
Além das artes e culinária, estão programadas atrações para todas as idades, como o “Talentokê”, em que as pessoas interpretam canções representativas de vários países.
O público pode visitar também a “Estação em Rede”, um espaço que disponibiliza terminais de consulta ao acervo digital do Museu da Imigração. São mais de 250 mil imagens disponíveis para visualização e download gratuito.
“Espaço Temperos do Mundo” é mais uma novidade do evento, onde representantes das comunidades imigrantes ensinam o público pratos típicos, dando dicas de preparo das receitas. Os três dias da festa têm programação especial de oficinas e workshops de artesanato de várias nacionalidades, dança e música.
Outro destaque da programação é a “Sala de Conversa”, local destinado a discussões abertas sobre as principais questões relacionadas à imigração na atualidade como: direitos humanos dos migrantes, refúgio e tradições de diferentes culturas.
Para o público infantil tem a “Tenda Faz e Conta”, onde um contador de histórias entretêm as crianças interpretando contos do mundo todo.
Quem tiver interesse também pode dar um depoimento ao projeto virtual colaborativo “Cosmopaulistanos”, que pretende mapear locais de tradições e vivências de imigrantes e migrantes da cidade de São Paulo.
Confira a programação completa no site da 18ª Festa do Imigrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário