domingo, 14 de agosto de 2011

Sódio além do sal

O sódio que a gente consome não está apenas no sal de cozinha, como é comum de se pensar. Usado pela indústria para conservar por mais tempo os produtos distribuídos nos supermercados e nas lojas, a substância entra na lista dos ingredientes de diversos itens que vão de massas a temperos prontos, passando por bolachas, queijos, carnes e molhos.  É aí que mora o perigo, pois mesmo não pegando o saleiro para temperar a comida você pode estar ingerindo sem perceber porções de sódio acima do indicado.

De acordo com a nutricionista Carolina Oliboni, de São Paulo, pessoas saudáveis, sem doenças que possam ser agravadas pelo excesso de sódio, têm um limite de ingestão de 2400 miligramas da substância por dia. No caso do sal de cozinha, essa quantidade apontada pela especialista está presente em seis colheres de café rasas.
Mas, justamente por não ser apenas o sal a fonte de sódio na dieta de qualquer pessoa, é preciso ter cuidado. Para se ter uma noção, somente um pacote de macarrão instantâneo com tempero, que entra principalmente na preferência de pessoas com pouco tempo para cozinhar, apresenta entre 1300 e 1500 miligramas da substância. Uma colher de sopa de molho shoyu, se adicionada para dar sabor à massa, é capaz de, em uma única refeição, quase suprir a porção de sódio do dia. Afinal, são mais 855 miligramas.

Por isso, é importante ir devagar. Aquelas comidas que bastam alguns minutos no microondas para ficarem prontas, aliás, estão no topo da lista das que acendem o alerta vermelho. Uma embalagem dessas, com 300 gramas de lasanha, possui 1735 miligramas de sódio. Esses alimentos até podem fazer parte do cardápio das pessoas, contanto que de maneira moderada.

Embora o sódio seja normalmente associada ao sabor salgado, Carolina ainda lembra que alimentos doces industrializados, como sucos, achocolatados em caixinha, bolachas e refrigerantes também contêm a substância. “ É que seus conservantes são à base de sal.
Controle do cardápioPor lei, a quantidade de sódio nos produtos industrializados tem que ser descrita no rótulo, o que ajuda a orientar o consumidor. Há dois meses, o Ministério da Saúde e os fabricantes de alimentos assinaram um documento que prevê a redução das quantidades excessivas de sódio em 16 categorias deles, sem prejuízo de seu período de  conservação.

A redução será feita de modo gradual. Massas instantâneas, bisnaguinhas e pães de forma compõem o primeiro grupo beneficiado. O objetivo é reduzir em até 30% seus níveis de sódio até 2014.
 Na medida adequada o sódio é importante no organismo para a contração muscular, a condução de impulsos nervosos e o controle do ritmo cardíaco. O problema é o excesso, quando está associado a diversas doenças crônicas, como hipertensão arterial.
“Ninguém precisa entrar em paranoia por causa disso. Manter uma alimentação equilibrada e variada, priorizando os alimentos naturais já é um passo importante”
O uso de temperos in natura como os feito de alho, cebola, cominho, cebolinha, salsinha, alecrim e manjericão, em vez das versões em pó ou tablete, para uma alimentação mais saudável. “O tempero pronto é rico em sódio”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário