domingo, 14 de agosto de 2011

Sabores do azeite




Além de seus grandes benefícios para a saúde, o azeite de oliva Ainda ajuda a perder gordurinhas

 
Os benefícios do azeite são conhecidos há muitos anos. O uso desse tipo de óleo é uma prática antiga, que perdura até os dias de hoje. Não por acaso o azeite é a estrela da famosa dieta mediterrânea (peixes, azeite, vinho, legumes e frutas), sempre celebrada por sua alta qualidade nutritiva. Além de ser considerado pelo Food and Drug Administration - FDA (agência que regulamenta produtos farmacêuticos e alimentícios nos Estados Unidos) como um alimento funcional, ou seja – que contém nutrientes essenciais para o organismo – as pesquisas constantemente comprovam: o azeite faz bem para a saúde
 
 
Para começar, o azeite de oliva contém vitaminas que ajudam na manutenção da pele. De acordo com a nutricionista Mônica Castellari, do Pará, ele pode ser até mesmo considerado um importante produto de beleza por causa da presença de ácidos graxos, que tornam a pele mais macia. A presença de antioxidantes e de vitamina E no azeite também retarda o processo de envelhecimento, combatendo os radicais livres, ela salienta. “Essas mesmas substâncias ajudam ainda a combater o aparecimento de alguns tipos de câncer”.


Por ser derivado da azeitona, e não de sementes como a maioria dos óleos, o azeite é rico em gordura monoinsaturada - a gordura mais saudável que existe. Por causa disso, conforme explica a nutricionista, um dos principais benefícios do azeite é a prevenção de doenças cardiovasculares. “Ele aumenta os níveis de colesterol bom (HDL) e diminui os de colesterol ruim (LDL)”.




Outro ponto ser considerado é a ajuda dada pelo azeite para o processo de digestão. Segundo a nutricionista, ele previne a constipação e mantém o sistema digestivo saudável. “Ingestão de azeite de oliva ajuda o metabolismo devido ao seu nível calórico alto, sem a presença de colesterol ruim“. O azeite também é ótimo na prevenção de úlceras de estômago.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário