terça-feira, 2 de agosto de 2011

So French, So Good

Os franceses comem como ninguém, reconheceu a Unesco. E eles chegam ao Brasil para divulgar ainda mais sua gastronomia

Poucos povos sentem tanto prazer à mesa quanto os franceses. Criaram seu próprio ritual e mesmo uma criança é capaz de pedir queijos antes da sobremesa. Essa obsessão em comer e beber bem, sobretudo à mesa familiar, foi reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial e o governo francês aproveitou a onda para divulgar em 12 países a campanha So French, So Good.
O Brasil é um deles e esteve em São Paulo e Rio nesta semana o ministro do Comércio Exterior, Pierre Lellouche, acompanhado por senadores e deputados. O objetivo da campanha: promover os produtos alimentares do país não apenas como tais, mas como testemunhas da art de vivre à francesa.
Conversei com o ministro enquanto atacávamos um entrecôte (ao molho secreto de Olivier Anquier) com batatas fritas e duas ou três taças de vinho tinto, francês naturalmente.
Simpático, tunisiano com raízes também na Itália, Lellouche usa o tempo todo a expressão partager (compartilhar) para enfatizar a convivialidade demonstrada pelos franceses à mesa. “É isso o que desejamos transmitir. Queremos divulgar nossos produtos, nosso vinho, nossos queijos, mas com a intenção de que tragam em si toda a tradição que une nossa gente através da comida”, disse.
O ministro parece encarnar à perfeição o papel de divulgador das boas coisas da vida. Antes trabalhando em funções diplomáticas, enfrentou uma pedreira no meio do caminho: Afeganistão. Mas agora, quando não viaja, pratica o esporte preferido de seus conterrâneos: “Adoro cozinhar e escolher vinhos aqui e ali”.
Além do Brasil, Lelouche está cumprindo seu apostolado gastronômico em outros 11 países: Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Grã Bretanha, China, Suécia, Emirados Árabes, Estados Unidos e Japão. E anuncia para todo dia 14 de julho, festa nacional francesa, um festival mundial para divulgar e louvar toda a riqueza culinária do país. Outra ação: uma casa da gastronomia francesa a ser instalada, aos poucos, nos aeroportos internacionais e nos grandes centros comerciais do planeta. E um site com informações gerais, apresentação de produtos e receitas já está disponível.
Traduzindo tudo o que o ministro anuncia: uma ofensiva para tornar o savoir-faire francês uma referência de vida, levando ao conhecimento de pessoas ao redor do mundo os benefícios de sua cozinha, a qualidade de sua indústria alimentícia e a beleza de sua linha de produtos para mesa e fogão. Tudo envolvido pelo charme e luxo que caracterizam historicamente a França.

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