domingo, 14 de agosto de 2011

Dieta Dukan: o regime da princesa Kate

Saiba mais sobre a dieta que virou moda no mundo inteiro

A dieta Dukan virou uma das mais procuradas por celebridades como a princesa Kate Middleton e sua mãe. Escrito por Pierre Dukan, nutricionista e especialista do comportamento alimentar, o livro sobre o regime está na lista dos mais vendidos na França. Mas será que essa dieta é realmente milagrosa?

De acordo com informações do site de Dukan, esse método propõe uma forma de “emagrecer naturalmente com um retorno aos alimentos fundadores da espécie humana: as proteínas e os legumes”. E mais: tudo à vontade. Mas a história não é bem essa. Os críticos de Dukan afirmam que o nutricionista se baseia mais no empirismo do que na ciência. Além disso, médicos franceses apontam para o risco de a dieta levar à osteoporose e aumentar a incidência de câncer e de doenças cardiovasculares.
 regime é dividido em quatro fases. A primeira permite proteínas sem gordura e farelo de aveia. A segunda permite comer legumes e verduras. A terceira acrescenta pão (duas fatias por dia), queijo, frutas, carboidratos (duas porções), vinho e sobremesa (duas vezes por semana). Na última fase, fica permitido comer de tudo. Porém um dia por semana fica reservado à primeira fase. Pelo resto da vida! A maior novidade proposta pelo médico foi permitir o consumo de 72 tipos de carne animal e 28 tipos de vegetais, sem restrição de horário.

Flávia Helena de Souza, nutricionista funcional de Minas Gerais, alerta para os perigos de uma dieta hiperproteica. Para ela, a dieta Dukan dá a impressão de que só existem dois tipos de alimentos: os que se comem sem limitações e os que fazem mal. “E esses alimentos que não tem restrições possuem calorias”, afirma. “Priorizar a proteína e se esquecer dos outros grupos alimentares não é uma boa forma de equilibrar o organismo”.

A nutricionista diz ainda que Dukan recomenda o uso de óleo de parafina, derivado do petróleo, para facilitar o trânsito intestinal. “Especula-se que ele impede a absorção dos nutrientes como vitaminas A, D, E e K.” Por isso, consulte sempre um nutricionista antes de iniciar um regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário