domingo, 14 de agosto de 2011

5 vitaminas e minerais importantes na 3ª idade

Dificuldade natural de aproveitar nutrientes prejudica alimentação

Seguir um cardápio com boa variedade de vitaminas e minerais é importante em qualquer época da vida. Mas as mudanças que se passam no organismo por volta dos 65 anos de idade requerem maior atenção das pessoas para com nutrientes específicos, cuja falta pode levar a problemas de saúde típicos da terceira idade.

“Com o envelhecimento há, por exemplo, uma queda na capacidade de transporte dos nutrientes que estão nos alimentos para os diversos órgãos e tecidos do corpo. Então, a alimentação precisa focar nessas necessidades”, diz a nutricionista Andrea Mariana Teixeira, da Ganep Nutrição Humana, de São Paulo. De e acordo com ela, com o avanço da idade vai havendo uma redução na produção de suco gástrico pelo estômago, o que prejudica a digestão e o aproveitamento de proteínas, vitamina B12 e ferro ingeridos.  Segundo Andrea, essa redução já chega a 10%, em média, entre os 40 e 49 anos de idade e tende a seguir aumentando. “O problema faz com que a pessoa se sinta saciada muito antes do que deve, parando logo de comer e ingerindo, portanto, menos nutrientes para dar a energia de que o organismo precisa para realizar funções importantes”
Outras alterações como a  redução do volume de saliva produzida, comum na terceira idade, também dificultam a digestão e a absorção de nutrientes. Andrea explica que todas elas costumam surgir mesmo em pessoas que mantiveram uma alimentação saudável a vida inteira. “Isso não anula, no entanto, os benefícios de um cardápio equilibrado, que previne diversas doenças como câncer, diabetes e osteoporose e deve ser observado desde os primeiros anos de vida”, ressalta Andrea.

A questão é, portanto, estar preparado para lidar com as mudanças naturais do corpo, mantendo hábitos saudáveis e procurando reforçar na dieta as vitaminas e os minerais que podem faltar com o envelhecimento. Faça avaliações médicas ou com nutricionista para saber se você tem alguma carência de nutrientes e quais são eles. Abaixo, listamos as fontes e as quantidades ideais de algumas vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo:
As bebidas lácteas fermentadas, inclusive, ajudam na regulação da flora intestinal e são, além de fonte de cálcio, ótima opção para melhorar o sistema imunológico e a digestão.

Vitamina D: Importante para ajudar a fixar o cálcio nos ossos, ajudando no combate à osteoporose. Idosos que saem pouco para passear e preferem ficar em casa podem ter dificuldades de manter bons níveis dessa vitamina, pois boa parte dela é formada na exposição à luz solar. Na alimentação, você pode encontrá-la no salmão, no atum e na gema do ovo. Alguns iogurtes são enriquecidos com o nutriente e garantem boa parte da sua dose diária.

Vitamina B6: embora a deficiência de vitamina B6 seja rara, pessoas de mais idade que sofrem de depressão costumam apresentar um nível menor do nutriente. “A ligação se dá pelo fato de que a vitamina age na formação de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como o hormônio do bem-estar e sua relação com o humor”, diz Andrea. Presente no gérmen de trigo, aveia, legumes, banana, batata e carnes, por exemplo.

Vitamina B12: como o organismo pode ter maior dificuldade de absorver essa vitamina na terceira idade – você deve reforçar, ou não negligenciar, na dieta alimentos de origem animal, como leite e derivados, carne, ovos e peixe.
Ferro: na terceira idade, o nível do mineral pode ficar comprometido por maus hábitos alimentares, dificuldade de aproveitamento pelo organismo, uso de remédios e até mesmo a influência de determinadas doenças. No cardápio, é encontrado na carne vermelha e em leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico. Alimentos com vitamina C ajudam o corpo a aproveitar melhor o ferro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário