domingo, 14 de agosto de 2011

5 refeições para prolongar a juventude





O cardápio é um importante aliado no combate ao envelhecimento. Embora a comida não constitua, claro, uma fórmula para a juventude eterna, o consumo regular de certos alimentos é capaz de prevenir muitos problemas que costumam surgir com o avanço da idade.

Esse poder medicinal se manifesta principalmente graças às substâncias antioxidantes da comida, que reduzem a presença no organismo dos radicais livres – elementos produzidos pelo próprio corpo e que, em excesso, são responsáveis por criar um quadro propício a doenças e ao envelhecimento precoce. “Sem os antioxidantes, enfrentar qualquer agente nocivo à saúde é um trabalho mais difícil”, diz a nutricionista Camila Diniz, de São Paulo.

Alguns dos antioxidantes, aliás, são vitaminas conhecidas, como as A, C e E. Outros têm nomes esquisitos para a maior parte do público, mas mesmo que você jamais os tenha escutado, são igualmente essenciais. É o caso do licopeno (presente no tomate e na melancia, por exemplo) e dos flavonóides (vinho, amora e suco de uva, entre outros).

Para quem quiser adotar um cardápio mais saudável, que ajude na redução dos radicais livres, apresentamos cinco refeições ricas em antioxidantes e fáceis de preparar, com base nas informações da nutricionista. Sempre lembrando que, para incrementar os efeitos positivos dos alimentos, praticar exercícios físicos, aliviar o estresse e reduzir o hábito – ou parar completamente de fumar – são outras atitudes muito importantes.  
Salada de agrião com grãos de soja ao vinagrete e cenoura ralada: além de ser rico em vitamina A e C, o agrião ajuda no combate ao câncer e previne a perda de memória. Segundo Camila, a soja é rica em isoflavonas, um antioxidante que atua na redução da perda óssea que ocorre de maneira natural, com o tempo, sobretudo nas mulheres. “A cenoura, por sua vez, é rica em carotenoides, que auxiliam na manutenção da saúde dos olhos”, ressalta.

Salada de rúcula com tomate e nozes: as folhas de rúcula fortalecem a gengiva e são ricas em vitamina C e minerais, como o cálcio e o ferro. Nessa salada, seu gosto levemente amargo é quebrado pelo tomate, que contém boa quantidade de licopeno “É uma substância que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e previne o desenvolvimento do câncer de próstata”, afirma a nutricionista.

Espalhar algumas nozes no prato enriquece a mistura também com vitamina E, substância que retarda o envelhecimento das células, auxilia na formação do sangue e no fortalecimento do sistema imunológico, que vai se tornando mais frágil com  a idade.

Filé de atum ao molho de gengibre e couve de bruxelas: o atum é uma das principais fontes de ômega-3, uma gordura que nas proporções recomendadas faz bem ao organismo, evitando o depósito de gordura ruim nas artérias, diminuindo os níveis de colesterol e melhorando o desempenho em atividades que exijam concentração e boa memória. A couve de Bruxelas, por sua vez, é rica em vitaminas A e C, além de ser uma das hortaliças que mais contêm ferro e cálcio.


 

O gengibre, além de ser ótimo digestivo, contém substâncias antiinflamatórias e antioxidantes.  

Frango assado ao alho, aspargos frescos e batata corada ao alecrim: de acordo com Camila, o alho possui compostos organosulfurados. O nome é difícil de pronunciar, mas os benefícios grandes. “É que o alimento previne diversos tipos de câncer e protege os vasos sanguíneos”, explica.

A batata é rica em vitamina B1, que ajuda no funcionamento saudável do coração, assim como algumas substâncias presentes no alecrim. Os aspargos têm vitamina A e um elemento chamado glutationa, que é antioxidante e previne o surgimento de tumores.

Vitamina Antienvelhecimento: no café da manhã ou no lanche da tarde, você pode usar seu liquidificador como uma ferramenta importante para prolongar a juventude. Camila recomenda uma vitamina com suco de uva integral orgânico, maçã, banana nanica, farinha de linhaça dourada e flocos de aveia. “O suco de uva contém o antioxidante resveratrol, que previne doenças cardiovasculares”, exemplifica.

A nutricionista acrescenta ainda que a aveia contribui na redução do colesterol e a farinha de linhaça, além de conter ômega-3, ajuda no declínio do nível de triglicerídeos do sangue, prevenindo futuras doenças também.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário