quarta-feira, 13 de março de 2013

Significado das vestimentas do Papa


Infográfico explica a simbologia das roupas e das cores que o pontífice usa em diferentes celebrações do calendário católico

Nos últimos dias, o jogo de adivinhação favorito em Roma é tentar acertar quem será o próximo papa. Casas de apostas vêm somando palpites, enquanto analistas tentam decifrar qual caminho os 115 cardeais trancafiados na Capela Sistina durante o conclave escolherão para a Igreja Católica. Mas alguns símbolos e rituais permanecerão inalteráveis, independentemente do nome que for anunciado na Basílica de São Pedro após as rodadas de votação.
Um desses símbolos é a vestimenta do pontífice. Toda peça usada pelo papa tem um significado diferente, cujas cores se modificam dependendo do período do calendário litúrgico. Mesmo a roupa que ele usa em seu primeiro contato com os fiéis, no momento em que é anunciado, tem história: é feita pela família Gammarelli , alfaiates do Vaticano, há mais de 200 anos.
Nos últimos sete conclaves, a família preparou três roupas idênticas em tamanho pequeno, médio e grande para a primeira aparição do novo pontífice na varanda da Praça São Pedro.
Renuncia do Papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário