quinta-feira, 7 de março de 2013

Estudo diz que perseguir a felicidade deixa as pessoas mais solitárias

Pessoas que supervalorizam o sentimento afetam seus relacionamentos e bem estar
Estudo diz que perseguir a felicidade deixa as pessoas mais solitárias
Buscar a felicidade é prioridade da maior parte das pessoas, mas e se a tarefa trouxer mais danos do que, de fato, os bons sentimentos? De acordo com os pesquisadores da University of Denver e da University of California, ambas nos EUA, aqueles que se preocupam demais com a questão estão mais propensos a se sentirem solitários e muito focados em si mesmos, esquecendo da conexão com os outros. 
Os estudos sugerem que supervalorizar essa busca pode acabar trazendo mais surpresas e consequências negativas do que positivas no decorrer da vida. No primeiro experimento, 206 homens e mulheres, com idades entre 20 e 60 anos, responderam pesquisas online sobre quanto eles valorizavam a felicidade. Após uma semana, foi pedido aos participantes que preenchessem um diário por 14 noites, contando os eventos mais estressantes do dia, como eles se sentiram e sobre solidão. 
O resultado mostrou que aqueles que mais se importavam com a felicidade se sentiram mais sozinhos e infelizes durante os eventos desagradáveis. Os psicólogos confirmaram que o resultado era válido depois de controlar fatores como idade, gênero e status socioeconômicos. 
O segundo estudo envolveu 43 estudantes do sexo feminino, que assistiram a um filme curto emocionalmente neutro, e em seguida avaliaram quão solitárias elas se sentiram. Algumas mulheres leram um artigo de jornal em que a felicidade nos relacionamentos e carreira era enfatizada. As outras, leram o mesmo artigo, com a palavra felicidade substituída por “julgamento apurado”. Os dois grupos sentiram-se igualmente solitários no começo do clipe, mas o grupo que leu o artigo sobre felicidade se sentiu significativamente pior
Fonte: DaquiDali

Nenhum comentário:

Postar um comentário