terça-feira, 19 de março de 2013

Buenos Aires


Tango, vinho, carne e arte. O charme da Europa a poucas horas do Brasil.

A apenas poucas horas de avião do Brasil, Buenos Aires tem atraído cada vez mais turistas brasileiros em busca do charme das cidades européias somado ao agito – e simpatia – dos argentinos. A capital da Argentina, famosa pelo vinho e pelo tango, renovou-se na última década e traz mil e uma opções de bares, restaurantes, baladas, hotéis e programas culturais. Outro fator que contribui – especialmente para o bolso – é o valor do peso, a moeda argentina, inferior ao do real brasileiro. Buenos Aires é o tipo de cidade que causa vontade de voltar a cada seis meses para descobrir mais um pouco – e por quê não?
Feria de Plaza Francia
Bairro tradicionalmente rico da cidade, a Recoleta tem um agito que atravessa dia e noite. Suas lojinhas, cafés e brechós, que dividem espaço com charmosas mansões do fim do século 17, explicam o ditado que diz que Buenos Aires é a “Paris da América”. À noite, restaurantes, bares e baladas atraem públicos – e opções – para todas as idades. Uma boa dica é fazer o passeio aos fins de semana, quando acontece a feira de artesanato da Recoleta, mais conhecida como Feria de Plaza Francia. Por lá, além de toda sorte de suvenires, se encontra trabalhos de artistas  e artesões locais e barraquinhas de antiguidades. Os mais curiosos podem estender o passeio até o cemitério da Recoleta, que atrai visitantes com seus túmulos de famosos como Eva Perón.
Museu Malba
Seja você amante ou não de arte, o Malba é parada obrigatória em Buenos Aires. O Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires conta com acervo impecável: dá para ver de perto o “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, além de obras de artistas como Diego Rivera e Frida Kahlo.,o espaço conta com constantes exposições que viajam pelo mundo. Outro destaque é arquitetura do prédio, que colabora, com seus espaços amplos e iluminação natural, para uma visita dinâmica e agradável. Se bater uma fome, sem problema: O Café Des Arts, instalado dentro do museu, tem cardápio variado e espaço externo delicioso na varanda à sombra de um jardim. Outro ponto positivo do Malba é a sua localização: o bairro de Palermo tem ampla variedade de opções de restaurantes, lojas e galerias de arte. Que tal montar o roteiro de uma tarde inteira dedicada à arte?
Restaurante Milion
Para uma noite romântica ou de badalação, o Milion é a pedida certa. A dica preciosa  é chegar cedo ou reservar uma mesa. Instalado em uma impressionante mansão, o restaurante tem cardápio contemporâneo – aposte nas carnes, especialidade dos hermanos – e boa carta de vinhos. Nestes, dá direto aos malbecs, uva queridinha dos argentinos. Para uma noite com amigos, o andar superior conta com um bar e aconchegantes lounges para reunir a turma ou paquerar. Os coqueteis, todos excelentes, saem por volta de R$ 13 – experimente o frozen mojito.
Livraria Ateneu
Com exatamente 100 anos de história, carrega um título de impressionar: é considerada a segunda livraria mais bonita do mundo. Não à toa, ocupa um antigo teatro, com sua cúpula pintada e varandas originais em estilo rococó. São mais de 120 mil títulos espalhados por infinitas estantes. É tão impressionante que nem é preciso ser amante de livros para gostar do passeio, apenas se perder por seus corredores e admirar sua arquitetura. A loja também oferece poltronas confortáveis para sentar-se e folhear – ou até mesmo ler – qualquer livro, além de um café e espaços dedicados inteiramente para crianças e para música. 
Tango Milonga
Ir a Buenos Aires sem ouvir tango é como ir ao Rio de Janeiro sem ouvir samba. Uma opção que tem feito sucesso entre turistas e locais são as Milongas, festas e casas nas quais experts e amadores se reúnem para dançar ou apenas admirar o ritmo latino. Dois bons locais para se familizarizar com o tango são o La Viruta e o Centro Cultural Torcuato Tasso, este último conhecido por ser inesquecível. Tente ir a uma das noites de tango com orquestra e prepare-se para dançar.
Café Tortoni
Para se sentir com um verdadeiro argentino, reserve um tempinho para ir até o Café Tortoni, um ícone da cidade e o mais antigo da cidade, inaugurado em 1858. Cheio de história, ele costuma abrigar escritores e boêmios argentinos. Não é difícil encontrar por lá alguém disposto a contar alguma das várias histórias que o café acumula, ou mesmo um dos garçons. Em vários dias há também apresentações musicais ou de tango no local – confira a programação e, se puder, não deixe de ir!
Feira de San Telmo
Outro programa obrigatório de Buenos Aires é a feira de domingo de San Telmo. Se estiver com vontade de redecorar a casa, este é o lugar certo: muitas lojas de antiguidades e objetos de decoração diversos, além de galerias de arte para todos os gostos e bolsos. Também é um bom lugar para comer e beber muito bem e por preços atraentes, enquanto se assiste a dançarinos de tango e outros artistas locais.
SERVIÇO
Feira da Recoleta
Endereço: Av. Pueyrredon e Av. Del Libertador, Recoleta.
Milion
Endereço: Calle Paraná, 104 – Recoleta
Telefone: +54 (11) 4815-9925
Livraria Ateneo
Endereço:  Avenida Santa Fe, 1860 – Recoleta
Telefone: +54 (11) 4813-6052
Museu Malba
Endereço: Avenida Pres. Figueroa Alcorta 3415  C1425CLA
Telefone: +54 11 4808-6500
Centro Cultural Torcuato Tasso
Endereço: Rua Defensa, 1575 – San Telmo
La Viruta
Endereço: Rua Armenia, 1331 – Palermo
Café Tortoni
Endereço: Avenida de Maio, 825
Telefone: 11 4342 4328
Feira de San Telmo
Endereço: Defensa, 1454
Telefone: 54 11 4361-2502
+ BUENOS AIRES NO IG VIAGENS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário