terça-feira, 19 de março de 2013

Não consegue ter foco? Conheça o método Pomodoro!

Veja como dividir seu tempo em blocos para fazer as coisas saírem do lugar
Não consegue ter foco? Conheça o método Pomodoro!

Tem dia que não dá mesmo, parece ser impossível focar no que precisa ser feito e você sabe que chegou ao fundo do poço quando abriu aquele PPT de autoajuda que sua tia mandou, mas não fez nada de importante do que tinha pra fazer.

Calma, vai ficar tudo bem. Você precisa conhecer o Pomodoro, um método para gerenciar seu tempo de uma maneira divertida e dar um gás naqueles dias que nada parece sair do lugar. De ingredientes, você precisará de um timer de cozinha (aqueles de cozinheiro ou de tomate, se quiser ser mais fiel ao nome do método), um app para celular ou um site com timer mesmo. Como um bom geek, vou usar como exemplo um app para iPhone.

Faça uma lista de tudo que precisa ser tirado da frente no dia. Por exemplo:

- Responder e-mails atrasados;
- Enviar orçamento para cliente;
- Fazer apresentação para reunião de amanhã;
- Criar relatório de março.
O método divide seu tempo em blocos de 25 minutos, chamados de pomodoros. A cada pomodoro, você deverá fazer uma pausa de 5 minutos (sim, apenas 5 minutos, ok?), e a cada 4 pomodoros, você deverá fazer uma pausa mais longa (15 ou 20 minutinhos). A ideia é que você foque em uma tarefa por vez (responder os e-mails atrasados, por exemplo) e conte seu tempo em blocos, sem distrações, ou seja, é proibido fazer qualquer outra coisa durante um pomodoro que não seja a tarefa em si. Durante os intervalos, vale fazer qualquer coisa, como ir ao banheiro, tomar um espresso ou dar uma olhadinha nas suas redes sociais.

Se você é um ser de luz e conseguiu terminar a sua tarefa em menos de um pomodoro, pode aproveitar esse tempo para fazer outras coisas do trabalho, mais simples e leves.

Não consegue ter foco? Conheça o método Pomodoro!

Algumas dicas de apps e sites:

- Utilizei o app Pomodoro, para iOS, mas há diversas opções;
- Na internet, recomendo o Tomato Timer;
- Tá off-line? Relógio e bloco de anotações ajudam.

Espero que essa dica te ajude a ter mais foco. Esse é um método que não dá para usar todos os dias, claro, mas gosto de utilizá-lo quando está difícil me concentrar e preciso tirar algumas tarefas da frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário