quarta-feira, 8 de junho de 2011

Um brinde à moda italiana

Coquetéis como americano, cardinale e god father ganham espaço em bares e restaurantes. Veja receitas




God father, cardinale, gin and it e americano: drinques potentes de inspiração italiana

Não importa sua idade, cidade onde mora ou tipo de lugar que costuma frequentar. Com certeza você já ouviu – várias vezes – o hit We No Speak Americano. A música, de batida frenética, é um remix da dupla de DJs Yolanda Be Cool & DCUP para o clássico do italian jazz, Tu vuò fa l'americano, de Nicola Salerno's – famoso também pela interpretação dos protagonistas no filme O Talentoso Ripley, de 1999. O que isso tudo tem a ver com bebida? Muito.
Qualquer consumidor mais atento percebe que os modismos nunca vêm sozinhos. Coincidência ou não, enquanto We No Speak Americano é tocada  exaustão, empresas que especulam tendências em gastronomia, como a Baum + Whiteman, de Nova York, apontam um forte revival da gastronomia italiana tradicional, inclusive dos drinques como o icônico negroni.
Os italianos tiveram importante papel nos anos de ouro da coquetelaria, entre 1860 e 1920. Com bartenders fugidos dos Estados Unidos, por causa da lei-seca vigente entre 1920 e 1933, muitos foram parar em bares europeus. Quando na Bota, perceberam um paladar peculiar que deveria ser atendido: sabores fortes, pouca fruta, bitters, nuances amendoadas, pomposas guarnições. Gim, Campari, amaretto, leques de laranja e cereja entraram em cena em muitos drinques, alguns com certa notoriedade fora da Europa, outros reconhecidos pela International Bartenders Association como coquetéis clássicos.



Negroni: ícone da coquetelaria italiana
Considerado um aperitivo forte, o negroni esta no hall dos gostos adquiridos. Exceto para quem já é fã das bebidas amargas, não é no primeiro gole que se passa a apreciar a mistura de partes iguais de Campari, vermoute doce e gim.
Por isso não é de se estranhar que o negroni tenha um coquetel “irmão”, o americano, amenizado pela troca do gim por club soda. Este teria sido servido pela primeira vez em 1860 com o nome de Milano-Torino (pela mistura do Campari, de Milão, e do vermoute Cinzano, de Turim), no Gaspare Campari's Bar. Mas não muito depois foi apelidado de... “americano”. Como na música de Salerno's, a coquetelaria brinca com o gosto do italiano que prefere ser como os americanos – e beber tudo com soda. “Tu vuoi vivere alla moda/ ma se bevi whisky and soda/ po' te sente 'e disturbà. / (...) Whisky, soda and rock’n roll”.
Ainda que o gosto do brasileiro por coquetéis seja, de maneira generalista, muito mais inclinado para os drinques refrescantes feitos com frutas, mais adocicados e leves, aos poucos a coquetelaria italiana aporta por aqui. Negroni e americano sempre se fizeram presentes em cartas de estabelecimentos tradicionais – e, é preciso reconhecer, frequentados por um público mais maduro. Um deles é o paulistano Freddy, há 76 anos na cidade servindo gastronomia francesa clássica. Ali, além dos dois coquetéis à base de Campari, são servidos também o cardinale (feito com gim, vermute e, de novo, Campari), o god father (amaretto e uísque) e o potente gin and it, à base de vermute e gim.
Com uma proposta descontraída, o bar, rotisseria e restaurante Manuali, que abre suas portas ao público paulistano neste domingo (30), traz os clássicos italianos para um ambiente mais informal. Segundo a sommelière e chefe de bar, a jovem italiana Vanessa Scassellati, a ideia é mesmo apresentar esses drinques italianos – ao lado de outros standards da coquetelaria europeia. “São clássicos e muita gente nunca experimentou”, diz. O proprietário Bruno Manuali acredita no sucesso dos coquetéis, potencializado pela companhia do bufê de petiscos. “O cliente pede a bebida e ganha o direito de petiscar minipizzas e focaccias”, explica. Entre os italianos, a carta do bar contempla o gin and it, o americano e o negroni, todos com características ideais para abrir o apetite.
O bar BottaGallo, que também tem a Itália como inspiração e serve massas para compartilhar à mesa, oferece apenas o negroni dos drinques mais tradicionais. Mas sua carta tem uma vasta lista de coquetéis modernos com ingredientes italianos, como o vendetta martini (que leva suco de grapefruit, Apperol, vodca e folhas de manjericão), o toscana martini (limoncello, pera, vodca e xarope de gengibre) e o amaretto sour. Executados pelo barman Edmilson José Nogueira, que também fez os clássicos italianos fotografados para esta reportagem, eles chegam às mesas com apresentação mais moderna e pensados para agradar o conviva brasileiro.
No site da Billboard, conhecido termômetro para a música pop, o remix We No Speak Americano segue firme e forta na lista dos Top 100 e é considerado pelos editores do site como “um grande impulso para a carreira dos DJs”. Resta ver se o clássico negroni e seus pares reinventados nas mãos de mixologistas terão o mesmo êxito em mesas e balcões fora da Europa.




Americano

Ingredientes:

30ml de Campari
30ml de vermute doce
Club soda
Casca ou rodelas de laranja para decorar


Modo de fazer: em um copo old fashioned com bastante gelo coloque as doses de campari e o vermute. Complete com club soda e mexa. Guarneça com uma casca ou fatia de laranja. 




Amaretto sour

Ingredientes
60ml de amaretto
1 clara de ovo
25ml de limão siciliano


Modo de fazer: bata todos os ingredientes em uma coqueteleira sem gelo até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente gelo em cubos na coqueteleira e bata novamente até que a mistura esfrie. Coe em copo tipo collins com gelo. Guarneça com dois gomos de limão siciliano.




Vendetta martini
Ingredientes
30ml de suco de grapefruit
folhas de manjericão roxo
20ml de Apperol
50ml de vodca
casca de limão siciliano


Modo de fazer: macere cinco folhas de manjericão roxo na coqueteleira, acrescente todos os ingredientes e bata vigorosamente com gelo em cubos. Coe duas vezes e despeje em uma taça martini previamente resfriada. Decore com limão siciliano e folhas de manjericão roxo.


God father
Ingredientes
1 dose de uísque
1 dose e meia de amaretto
5 pedras de gelo
1 fatia de abacaxi
1 cereja


Modo de fazer: misture as doses de uísque e amaretto em uma coqueteleira com gelo. Bata e, em seguida, coloque o drinque em uma taça de martini. Decore com uma fatia de abacaxi e espete uma cereja.





Cardinale
Ingredientes
25ml de gim
50ml de Campari
25ml de vermoute
6 pedras de gelo
1 fatia de maçã
2 fatias de laranja
1 cereja


Modo de fazer: coloque as doses de gim, campari e vermoute em um copo old fashioned e misture. Para o drinque ficar bem refrescante, coloque seis pedras de gelo. Após a mistura, enfeite-o com uma fatia de maçã e duas fatias de laranja, espetando ao lado das frutas uma cereja.


 Bebidas alcoólicas são proibidas para menores. Se beber, não dirija.

Nenhum comentário:

Postar um comentário