quinta-feira, 16 de junho de 2011

14º Festival do Lapão

Confira a lista de Gastronomia do 14º Festival do Japão!

Dias 15 16 e17 de julho

Sexta das 12 às 21hs

Sabado das 10 às 21hs

Domingo das 10 às 18hs

O concurso Miss Nikkey, no Festival do Japão de 2009 


thumb_mini-FY023

Tema 2011 - Alimentação e Longevidade



Arroz, peixe, legumes, algas e soja. Está comprovado pelas pesquisas que essa dieta saborosa e muito simples pode proporcionar uma vida longa e mais saudável. Alimentos ricos em nutrientes são a base da alimentação dos japoneses há centenas de anos, e por esse motivo, o Japão é atualmente um dos países recordistas em expectativa de vida.


thumb_mini-FJ10_Domingo_0545_Foto-Alinne_Rezende

Festival do Japão acontece em julho!

O maior festival de cultura japonesa do Brasil vai acontecer no mês de julho. Nos dias 15. 16 e 17 de julho de 2011, o Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, sedia a 14° edição do Festival do Japão, que apresenta shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças, reunindo público de 190 mil pessoas.

thumb_foto

WCS agita novamente o Festival do Japão


A brincadeira de se vestir para se transformar no seu super-herói preferido deixou de ser coisa de criança. O cosplay passa a ser mais que um hobby: hoje o cosplayer confecciona seu cosplay e incorpora o personagem, reproduzindo em público todas as suas ações. 

Crianças mandam cartas para vítimas do terremoto

No dia 14 de março, professoras e alunos do segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Americana de Belo Horizonte (EABH) vivenciaram um momento muito especial na classe, quando conversaram e refletiram sobre a tragédia natural que ocorreu no Japão. O sentimento de querer ajudar de alguma forma, mesmo estando longe, fez com que as crianças e as professoras se manifestassem através de cartas, desenhos, mensagens de apoio às pessoas do Japão.
.
mini-Cinara Piccolo_Domingo 080



 
A culinária típica japonesa é um dos principais destaques do Festival do Japão, que acontece de 15 a 17 de julho em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes.

As associações de províncias vão trazer pratos típicos de sua região, muitas vezes desconhecidos até pelos restaurantes japoneses. Não deixe de visitar!

Sexta parcial da Campanha de Arrecadação às Vítimas do Terremoto no Japão

Na semana passada, os coordenadores da Campanha de Arrecadação às Vítimas do Terremoto no Japão reuniram-se para informar a parcial atualizada das arrecadações da campanha, que é organizada pelo Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa e pela Aliança Cultural Brasil-Japão, com apoio das entidades da comunidade nipo-brasileira, como o Ikoi-no-Sono, Kibo-no-Iê e Kodomo-no-Sono, entre outras.

SOS JAPÃO - KENREN divulga conta para doações

A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN) divulga as contas correntes da campanha SOS Japão, para a reconstrução de Japão, oferecendo auxílio às vítimas dos terremotos que devastaram a região Nordeste do país. 

Inscrições para concurso Miss Nikkey estão abertas


thumb_miss-vencedora  







Desde 2009, o tradicional concurso Miss Festival do Japão premia também a Miss Nikkey, e conta com cerca de 30 candidatas de todo o Brasil que disputam o título e uma série de prêmios.  Neste ano, o concurso será apresentado novamente pelo ator Kendi Yamai no dia 16 de julho de 2011 que também é o coordenador do concurso.

  Para participar basta entrar no site www.missnikkey.com.br, colocar o Estado em que mora, preencher um formulário e anexar fotos digitais recentes, lembrando que a inscrição é gratuita. As candidatas devem ficar atentas nas datas de prazo, que variam em cada estado.
O objetivo do concurso é divulgar e preservar a cultura japonesa e promover a integração das comunidades nikkeis de várias cidades e estados, além de mostrar a beleza nipo-brasileira. Para Kendi Yamai,"é muito bacana realizar um evento como esse e servir de ponte para o intercâmbio de jovens nipo-brasileiros de várias cidades e estados do nosso país", explica.
O Miss Nikkey Brasil é uma das principais atrações do Festival do Japão e acontece no palco principal do evento. O concurso também abre portas para as candidatas que sonham em ingressar na carreira de modelo ou de artista: grande parte das finalistas tornaram-se modelos profissionais no Japão e no Brasil ou ingressaram na carreira artística.





Gastronomia

A Área da Gastronomia vai contar com os kenjinkais (associações de províncias) que trarão pratos específicos de sua região, desconhecidos até mesmo pelos restaurantes japoneses do Brasil. 

Cultura


Exposição de arranjos de arte floral (Ikebana), demonstração de Cerimônia do Chá, demonstração de jogos japoneses e caligrafia japonesa (shodô), workshops de dobraduras de papel (origami, kirigami), entre outras atrações. 

Shows

Apresentação de danças folclóricas japonesas e grupos de taikô (tambores japoneses). Show musicais, a 6ª edição do concurso Miss Festival do Japão (a vencedora ganha uma passagem de ida e volta para o Japão) e apresentação de Artes Marciais (kendô, karatê, aikidô, naguinata, entre outras). 

Confira a lista de Gastronomia do 14º Festival do Japão!


mini-Cinara Piccolo_Domingo 080A culinária típica japonesa é um dos principais destaques do Festival do Japão, que acontece de 15 a 17 de julho em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes.
As associações de províncias vão trazer pratos típicos de sua região, muitas vezes desconhecidos até pelos restaurantes japoneses. Não deixe de visitar!


Conheça abaixo a ordem dos estandes e os pratos que serão servidos no FJ 2011.
miniFJ10_Domingo_1250_Foto-Joo_Neto01 – MIE – Ichigo Daifuku 
(massa de arroz recheada com morango e feijão doce), merengue, brigadeiro de morango, café e chá

02 – YAMANASHI – Houtou 
 (sopa dos samurais), karê udon (macarrão com caldo quente e curry), tonkatsu karê (curry com porco à milanesa)

03 – SAGA - tempurá de sorvete, pastel, sanduiche de pernil

04 – HYOGO – takoyaki (bolinho com polvo), nori (importado – folhas de alga)

05 - GIFU - shimeji com bacon, yakitori (espetinho de frango), espetinho de camarão e lula, ayu shioyaki (peixe ayu grelhado), mitarashi dango ( espetinho de massa de arroz, típico da província)

06 –NAGANO – nozawana zuke (conserva), mochi (bolinho de arroz), natto (soja fermentada), miso (pasta de soja), shiso no mi (conserva)

07 - KAGOSHIMA – Karukan Manju (doce especial típico da província), satsuma age (massa de peixe prensada e frita), churrasco, onigiri (bolinho de arroz) e Amami no keihan (torimeshi – arroz temperado)

08 - CHIBA - yakisoba, gyoza, sushi, sashimi, hot roll (sushi frito), temaki, harumaki (rolinho primavera) e robata yaki (espetinho)

09 - NARA – kaki no ha zushi (prato típico da província), yakisoba, oshiruko (caldo doce de feijão), shoga yaki (carne com gengibre)

10 - HOKKAIDO - ika yaki (lula grelhada), makizushi (sushi), morango com chocolate e fondue de frutas

11 - FUKUSHIMA – yakitori (espetinho de frango), oniguiri (bolinho de arroz) e tempurá de sorvete

12 - SHIZUOKA – unagi (enguia grelhada), chá, oshiruko (caldo doce de feijão) e shiokara (pasta salgada de peixe)

13 - FUKUOKA-yaki sanma (peixe sanma grelhado), chidori manju (doce com feijão-doce típico da província), temaki e churrasquinho

14 - EHIME - Caipirinha de sake, amazake (bebida doce de sakê), churrasquinho, taruto, hijiki gohan (arroz temperado com alga hijiki) e batata frita

15 - IKOI NO SONO – Teishoku de sanma (peixe grelhado), yakizakana (anchova grelhada), yakiniku (carne grelhada) e yakitori (espetinho de frango), churrasquinho, kakigoori (raspadinha), algodão doce, ichigo daifuku (bolinho de arroz com recheio de morango e feijão)

16 - KODOMO NO SONO - yakisoba, tempurá, tempurá especial

17 - ENKYO PIPA – yakitori (espetinho de frango), oniguiri (bolinho de arroz), karê raisu (arroz com curry), koroke (croquete) e doces

18 - CARMO SAKURA - Yakisoba, sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), umeshu (sakê de ameixa), sakura temaki

19 - KIBO NO IE – pastel, sonho

20 - YASSURAGI HOME – tempurá, gyoza, cocada e okonomiyaki (panqueca japonesa)

21 - NAGASAKI – tempura udon (macarrão e tempura com caldo quente), kakiague tempura

22 - YAMAGATA – shiso maki (sushi com folhas de shiso), sushi, nori, gyoza e tsukemono (conserva)

23 – HIROSHIMA – okonomiyaki (panqueca japonesa)

24 – KUMAMOTO - karashi renkon (flor de lótus temperada com mostarda), kimpira renkon (flor de lótus temperada), ohagui (doce com pasta de feijão), manju, bento, kimpira takenoko (broto de bambu temperado)

25 - SHIMANE – Inari zushi (sushi com ague – tofu frito), norimaki (enrolado com folha de alga), tsukemono (conserva)

26 - MIYAGUI – gyutan (língua de boi assada), sossu yakisoba (macarrão com molho inglês), gyoza, harakomeshi (arroz temperado)

27 - ISHIKAWA - hijiki okowa (arroz temperado com alga hijiki), sakura mochi (doce de feijão com folhas de sakura), nikumanju (bolinho de carne com legumes cozido a vapor), sanshoku ohagi (doce com feijão)

28 - IBARAKI – kuri okowa (arroz com castanha), anko jiru (sopa especial), kuri shibukawani (doce de castanha)

29 - FUKUI – Soba (macarrão de trigo sarraceno), pastel, tempurá

30 - KOCHI – Tai no mushi (peixe cozido no vapor), Sugata zushi (peixe cru com arroz de sushi), katsuo tataki (sashimi levemente grelhado), yakisoba, tempurá, udon e yaki somen (macarrão de arroz)

31 – TEUCHI SOBA – soba especial diretamente do Japão. Atração internacional da Praça de Gastronomia do Festival do Japão!

32 - OSAKA - yakisoba, udon (macarrão com caldo quente), sushi, bento (refeição completa)

33 - OKINAWA- yagi jiru (sopa de cabrito típica da província), soba de okinawa (macarrão com caldo quente), sata andagui (bolinho de chuva típico da província)

34 – OKAYAMA - matsuri sushi (prato típico da província), kibi dango (arroz típico da província)

35 - KAGAWA - Sanuki Udon (comida típica da província)

36 - WAKAYAMA - Okonomiyaki(panqueca japonesa)

37 - NIIGATA – shiro moti (bolinho de arroz), sasadango (bolinho típico da província), oshiruko (caldo doce de feijão)

38 - SHIGA – niku udon (macarrão com carne e caldo quente), gyoza, karê especial (arroz com curry)

39 – AICHI – yaki lamen (macarrão), tori miso kushikatsu (espetinho de frango à milanesa temperado com misso - pasta de soja), tempurá

40 – TOKYO - yakisoba, gyudon (arroz com carne temperada)

41 - KYOTO - Mitarashi Dango (espetinho de bolinho de arroz - típico da província), sorvete de chá verde, ume zuke e hana ume (conservas de ameixa), rocambole

42 - OITA - dango jiru (caldo especial), tori meshi (risoto de frango), toriten, gyuu tataki (carne levemente grelhada), hoshi gaki (caqui seco)

43 - AKITA – kiritanpo (bolinho de arroz com caldo e verduras, típico da província), tori kushikatsu (espetinho de frango com tempero de misso), udon (macarrão com caldo quente), sakê importado do Japão e caipirinha de sakê

44 - TOCHIGUI - yakisoba, gyoza, kanpyo zushi (sushi), amazake (bebida doce à base de sakê), doces

45 - TOTTORI – Okowa (arroz temperado - prato típico da província), tempurá, gyudon (arroz com carne temperada) e hamburguer

46 - AOMORI - maçã, ringo juice (suco de maçã), produtos de maçã, miso (pasta de soja) e oden (caldo quente com legumes)

47 - SAITAMA - oshiruko (caldo doce de feijão), karê raisu (arroz com curry), karê pan (pão de curry), karê udon (macarrão com caldo quente e curry)

48 - GUNMA – kaki age tempura, takikomi gohan (arroz temperado típico da província) e frutas

49 - TOKUSHIMA – Takoyaki (bolinho de polvo), temaki, oniguiri (bolinho de arroz)

50 - IWATE – Udon (macarrão com caldo quente), gyoza

51 - YAMAGUCHI- ichigo daifuku (massa de arroz com recheio de morango e feijão doce), bari bari soba (yakisoba crocante), tempurá, buta manju (bolinho recheado com carne de porco)

52 - MIYAZAKI – gyudon (arroz com carne temperada), nikuman (bolinho recheado com carne), onigiri (bolinho de arroz), amazake (bebida doce à base de sakê), umeboshi (conserva de ameixa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário