sexta-feira, 17 de junho de 2011

10 livros obrigatórios para executivos

A pedido do site Exame, professores de administração e consultores indicam obras indispensáveis para sua biblioteca

Muito além da hierarquia

Autonomia é a palavra de ordem neste livro sugerido pelo professor Luis Lobão, da Fundação Dom Cabral. O autor Pedro Mandelli mostra que ferramentas tradicionais, como metas arrojadas, bônus, execução de curto prazo e indicadores de desempenho podem ser úteis, mas não garantem a melhor performance.
Os melhores resultados e a sustentabilidade do negócio, para ele, são alcançados quando as pessoas se sentem livres para desempenhar suas metas. É com base nessa ideia que Muito Além da Hierarquia lança a proposta de um gestor que valoriza as pessoas e os processos sem se prender estritamente à hierarquia e ao poder que o cargo lhe oferece.

Título: Muito além da hierarquia
Autor: Pedro Mandelli
Editora: Gente

Muito além da hierarquia

Delivering Happiness

Ainda sem tradução para o português, este livro está fazendo grande sucesso no exterior e já conquistou o primeiro lugar da lista de melhores livros de negócios segundo o jornal The New York Times. Em Delivering Hapiness, o leitor encontra lições motivadoras que Tony Hsieh, presidente-executivo da loja de vestuário online Zappos, tirou de suas experiências como empreendedor ao longo da vida.
Oferecer 2.000 dólares para novos empregados pedirem demissão e fazer com que toda a empresa seja responsável por atender o consumidor - sem ter um departamento específico para isso - são algumas das práticas adotadas pelo executivo para garantir a lucratividade da empresa. E, talvez mais importante ainda, manter a alegria e a satisfação dos integrantes do negócio.

Título: Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose
Autor: Tony Hsieh
Editora: Grand Central

Delivering Happiness 

A Estratégia do Oceano Azul

Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo, esta obra é referência em estratégia. Sugerido pelo professor Luis Lobão, da Fundação Dom Cabral e pela consultora sênior da DBM Brasil, Irene Azevedo, o livro trata da necessidade de procurar novas alternativas de mercado, desde produtos até clientes diferenciados, para se manter em um "mar" tranquilo e azul.
Por meio de princípios essenciais e casos de sucesso, os autores mostram como sair do ambiente vermelho, pouco sustentável e cheio de concorrentes ferozes, para um oceano azul, tranquilo, com um mercado exclusivo e sólido. "A grande contribuição é como oferecer um pacote de valor singular, que torne a concorrência irrelevante", afirma o professor Luis Lobão.
Título: A Estratégia do Oceano Azul
Título original: Blue Ocean Strategy
Autor: Chan Kim e Renée Mauborngne
Editora: Campus

A Estratégia do Oceano Azul

Empresas Feitas para Vencer

Escrito pelo guru da gestão Jim Collins, o livro busca responder o que todo gestor quer saber: como transformar uma empresa boa em uma excelente. A resposta está nos cases de várias companhias de capital aberto que tiveram desempenhos bem acima da média ao longo de 15 anos de pesquisa.
O resultado desse trabalho foi a elaboração de seis princípios do sucesso, chamados pelo autor de "volante do crescimento". Os princípios, por sua vez, são separados em três segmentos: pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada. Empresas Feitas para Vencer está na lista de leituras essenciais do diretor da consultoria executiva 2GET, Paulo Mendes.
Título: Empresas feitas para vencer
Título original: Good to Great
Autor: Jim Collins

Editora: Campus

Empresas Feitas para Vencer 


Paixão por Vencer

Neste livro, o ex-presidente-executivo da General Electric, Jack Whelch, traz ensinamentos para leitores de todos os níveis de hierarquia, desde recém-formados até executivos do alto escalão. Para atingir todos esses públicos, a linguagem da obra é acessível e sincera.
Com base em suas experiências como homem de negócios, o autor dá dicas, descreve seus princípios básicos em negócios e ensina ao leitor lições sobre liderança, contratações e progresso na profissão. Paixão por Vencer está entre os livros recomendados pelo diretor da consultoria executiva 2GET, Paulo Mendes. "Uma leitura imprescindível para quem deseja aprimorar sua estratégia de gestão dentro de uma empresa", afirma.
Título: Paixão por vencer
Título original: Winning
Autor: Jack Welch
Editora: Elsevier

Paixão por Vencer 

O Verdadeiro Poder

O livro do guru brasileiro Vicente Falconi está entre os mais vendidos da categoria "administração" e, se depender de Paulo Mendes, diretor da consultoria executiva 2GET, vai permanecer assim. O Verdadeiro Poder traz exemplos tirados da vivência do autor entre 1997 e 2009, quando foi conselheiro em empresas como AmBev e Sadia.
Ele também dá lições extraídas de sua participação em projetos de gestão de governos municipais, estaduais e federal, junto com os consultores do Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG. De uma maneira didática, Falconi fala em seu livro sobre os pontos de sucesso que se escondem por trás do crescimento sustentável e saudável nas empresas e instituições em geral.
Título: O Verdadeiro Poder
Autor: Vicente Falconi
Editora: INDG

O Verdadeiro Poder 

O líder autêntico

Recomendado pela consultora sênior da DBM Brasil Irene Azevedo, este livro dá exemplos de como criar uma verdadeira liderança seguindo seus instintos e seu ritmo interno. A obra foi feita a partir de entrevistas com 125 líderes, que ajudaram os autores a entender a essência do que é ser um líder exemplar e quais as melhores práticas para se tornar um.
"Além disso, O Líder Autêntico apresenta um programa de liderança que mostra ao leitor como desenvolver seu próprio plano de liderança baseado em cinco áreas-chave", afirma Irene Azevedo. A obra serve como guia para que o público descubra sua liderança e o "norte" a ser seguido.
Título: O líder autêntico
Título original: The True North
Autor: Bill George e Peter Sims
Editora: Campus
O líder autêntico 

A Galáxia da Internet

Mesmo tendo sido publicado em 2003, a obra do renomado teórico Manuel Castells é uma referência para quem quer entender o contexto da sociedade permeada pela internet. O consultor e professor de marketing Everton Lopes Bonifácio recomenda esta leitura tanto para explicar como o mundo está atualmente, quanto para ajudar a compreender para onde irá.
No livro A Galáxia da Internet, o autor reconta a trajetória de ascensão da internet, discute o comércio eletrônico, a nova economia e os conceitos de comunidade virtual e sociedade em rede. "É uma interpretação social e humana das consequências do surgimento e popularização das redes de comunicação digital, em particular da internet, na sociedade em geral e nos negócios em particular", afirma Bonifácio.
Título: A Galáxia da Internet
Autor: Manuel Castells
Editora: Jorge Zahar
A Galáxia da Internet

O efeito momento

Como crescer e continuar lucrando. Esta é a questão que o livro O Efeito Momento busca solucionar. Indicada pelo professor da Fundação Dom Cabral Luis Lobão, a obra é fruto de uma pesquisa que durou 12 anos envolvendo 350 empresas integrantes da lista das 1.000 principais companhias segundo a revista americana Fortune.
O Efeito Momento mostra que o crescimento e o lucro dependem da exploração de percepções dos clientes, de seu engajamento e da elaboração de ofertas fortes. Usando provocações, o autor mostra, por exemplo, que gastar mais em marketing para compensar algum outro problema, como a má qualidade, é uma estratégia já ultrapassada.
Título: O efeito momento - Como Promover o Crescimento Excepcional do seu Negócio
Autor: Jean-Claude Larréché
Editora: Bookman
O efeito momento

O Ponto da Virada

Há dois meses na lista dos mais lidos do jornal The New York Times, este título já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo. Em O Ponto da Virada, o autor analisa como é o processo de popularização de produtos, antes desconhecidos, que viraram verdadeiras febres entre o público. Malcolm Gladwell entende os fenômenos de vendas e da moda como epidemias que se espalham como vírus.
O chamado "ponto da virada" é justamente o momento crítico da mudança, em que a novidade se alastra ou, simplesmente, acaba. Com base na ideia do efeito "viral", Gladwell também busca explicar as razões pelas quais algumas "epidemias" boas não ganham força e dá os passos para emplacar novas ideias, produtos ou comportamentos.
Título: O Ponto da Virada
Título original: The Tipping Point
Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Sextante / Gmt
O Ponto da Virada

Nenhum comentário:

Postar um comentário