terça-feira, 21 de junho de 2011

Guia de parques aquáticos no Brasil

Se você não gosta da combinação sol, mar e areia, aproveite a estação mais quente do ano para se refrescar em parques aquáticos Brasil afora

Beach Park, no Ceará: um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil
Verão é sinônimo de praias lotadas. Mas quem aprecia muito a combinação sol, mar e areia, tem outra opção igualmente refrescante: os parques aquáticos. Eles conquistaram até o Nordeste, região famosa pelas praias paradisíacas e que atraem milhares de turistas na estação mais quente do ano.

Em vários cantos do país, há opções de parques cada dia mais equipados e prontos para divertir toda a família com água, muita água. Listamos os mais conhecidos, os maiores, os mais badalados, com suas programações de verão e seus maiores atrativos. Escolha o seu e bons mergulhos!

BEACH PARK 
Onde: Fortaleza (CE)


O Beach Park atrai anualmente cerca de 800 mil turistas
O Ceará é famoso pelas belas praias. Mas muitos turistas acabam se rendendo ao famoso Beach Park. E isso não é difícil, afinal, são mais de 180 mil metros quadrados de diversão. A 15 minutos de Fortaleza, o complexo atrai anualmente cerca de 800 mil visitantes.
A estrutura do Beach Park é dividida em quatro áreas: o Aqua Park, o maior parque aquático da América Latina; o Beach Park Suites Resort, hotel com 182 apartamentos à beira-mar, ao lado do parque aquático; o Beach Park Acqua Resort, com 123 apartamentos; e o Beach Park Praia, localizado entre os dois resorts e com estrutura para receber os visitantes à beira-mar, mantendo o clima da praia.
As atrações mais famosas estão, claro, no Aqua Park. Entre elas, o Maremoto, a maior piscina de ondas da América Latina; o Insano, o mais alto toboágua do mundo, com uma queda de 41 metros de altura, equivalente a um prédio de 14 andares; o Ramubrinká, uma torre de 24 metros com sete toboáguas que deságuam em uma piscina com 500 mil litros de água; além da Arca de Noé, área exclusiva para crianças menores. 

RIO QUENTE RESORTS  
Onde: Rio Quente (GO)


O Rio Quente é o maior complexo de águas quentes do mundo

O que antes era apenas uma pousada, já famosa por suas águas termais, se transformou no maior complexo de águas quentes do mundo, com o maior parque aquático do Brasil. Cerca de um milhão de pessoas – mais da metade, famílias inteiras - visitam por ano o balneário de Goiás. Construído sobre uma estância termal, oferece programações variadas em todas as estações, para todos os gostos e idades.
O complexo gigantesco é formado por seis hotéis com 893 apartamentos, capazes de acomodar até quatro mil pessoas. São 490 mil metros quadrados de lazer, com dois parques aquáticos. Restaurantes, bares dentro da água (alguns com atendimento 24 horas), sorveteria, pizzaria, lanchonetes, discoteca e quiosques. Além disto, o local abriga um centro de convenções.
O Hot Park é o único parque do mundo com água quente natural não-sulfurosa. São 22 mil metros quadrados que abrigam, diariamente, tanto hóspedes do resort, como “day’s users” (os visitantes de “um dia só”). Além da calmaria do Lazy River, adorado por todas as idades, há destaques como o Giant Slide, escorregador com 22,2 metros de altura e boias que levam as pessoas até a piscina. A “menina dos olhos” é a Praia do Cerrado, a maior do mundo com águas quentes naturais. São três mil metros cúbicos de areia fina e branca, equivalente a 300 caminhões, e águas sem nenhum produto químico.


WET´N WILD
 Onde: Itupeva (SP)


O Wet´n Wild tem capacidade para receber 12 mil pessoas por dia
Inaugurado em 1988, o Wet´n Wild fica na Rodovia dos Bandeirantes, a apenas 30 minutos da capital paulista e a 15 minutos de Campinas. O parque ocupa uma área de 160 mil metros quadrados e capacidade para receber 12 mil pessoas por dia, o que faz dele um dos maiores parques aquáticos do Brasil.
O Wet´n Wild tem 22 atrações para todas as idades, sete milhões de litros de água, além de uma imensa área com lago natural e mata nativa. Entre as novidades do parque estão o Mega Water Play, com 610 metros quadrados, 17 plataformas, vários tobogãs, duchas, balanços, quedas d´água e um balde de dois mil litros de água. O sun deck é um espaço agradável, no qual pessoas de todas as idades curtem o sol com vista para o lago. Já o Water Bomb reúne três toboáguas fechados, que saem de uma torre de sete metros de altura.
Os que quiserem relaxar podem curtir o dia no Lazy River, um rio de 320 metros, que leva pessoas em boias para um passeio com a leve correnteza de suas águas. O parque também possui piscina com ondas de até 1,20m, além de espaços exclusivos para crianças pequenas.

RIO WATER PLANET 
Onde: Rio de Janeiro (RJ)


Rio Water Planet ocupa 455 mil metros quadrados em Vargem Grande
Destino certo para quem ficou em casa no feriado ou quer se divertir no fim de semana sem fazer as malas. Desde fevereiro de 2007, o Rio Water Planet é uma opção de lazer para a criançada carioca. O parque ocupa uma área de 455 mil metros quadrados, em Vargem Grande, contando com centro gastronômico, lojas de conveniências e 42 atrações na água, que vão de brinquedos infantis até esportes radicais.
Entre as estrelas do Rio Water Planet estão o Rio Lento, com mais de 700 metros de extensão; inúmeros toboáguas; o Rio Bravo, com 275 metros de extensão e 33 metros de altura; montanha russa; corredeiras; piscinas com 3.200 metros quadrados e 18 tipos diferentes de ondas, além de um complexo infantil destinado a crianças de 2 a 6 anos, com inúmeras atrações aquáticas.
Há, ainda, uma área exclusiva para associados – que podem transitar livremente por todo o complexo – com jardim botânico, mais de 80 churrasqueiras totalmente equipadas e independentes, uma piscina com dois mil metros quadrados integrada ao conjunto de saunas e bar “molhado”, cavalgadas e outras atrações.

VENEZA WATER PARK
Onde: Paulista (PE)



O Veneza Water Park fica na Praia de Maria Farinha, em Pernambuco
A 30 quilômetros do centro de Recife, o Veneza Water Park fica na cidade de Paulista, entre o rio e o mar, na Praia de Maria Farinha, um belíssimo cenário natural. São 90 mil metros quadrados de área e mais de dez milhões de litros de águas para se refrescar em pleno calorão do verão nordestino.
A área gastronômica também é muito badalada, com bares e restaurantes. Um deles, o Galeão, é uma atração à parte, pois fica dentro de uma réplica de uma nau holandesa do século 17.


ECO PARQUE ARRAIAL D´AJUDA 
Onde: Arraial d´Ajuda (BA)


O Arraial d´Ajuda Eco Parque tem brinquedos importados do Canadá
Aberto em janeiro de 1997, o Eco Parque Arraial d’Ajuda tem atrações para todas as idades e é uma ótima opção para o lazer em família. As belas paisagens de Arraial d´Ajuda formam o pano de fundo do parque.
Os brinquedos são importados da empresa canadense Proslyde, considerada a maior fornecedora mundial de equipamentos destinados a parque aquático e responsável pela fabricação dos brinquedos da Disney. Entre os destaques estão os imensos toboáguas, nos quais as crianças podem descer usando boias coloridas. Os adultos têm aulas de hidroginástica e muitas outras atividades recreativas.
O parque tem guloseimas para todos os gostos: sorvete, yakisoba, lanches naturais, crepes, churrasco, cachorro quente, coco, pipoca, milho, acarajé, tapioca. Quem preferir uma refeição mais completa, o Eco Parque dispõe de restaurante por quilo, além de pastelaria e lanchonete.


PARQUE AQUÁTICO CASCANEIA
Onde: Gaspar (SC)



O Parque Aquático Cascaneia é uma opção de lazer em Gaspar (SC)
Também com opção de hospedagem, o Parque Aquático Cascaneia tem atrações radicais para adultos e muitas brincadeiras na água para as crianças. Os toboáguas adultos podem levar os visitantes a uma velocidade de até 70 quilômetros por hora. Enquanto isso, os infantis oferecem seis pistas, quatro delas no complexo temático da Piscina Pirata. Lá, a garotada pode se divertir com o Barco do Pirata, a Caveira, a Caverna do Pirata, os toboáguas e o Capitão Splash. Já os adultos contam com três piscinas especiais para eles.
No Cascaneia, a diversão também extrapola a área das piscinas. Por lá tem campo de futebol, salão de jogos e o famoso Balanço Gigante, que vai deixar muito adulto com friozinho na barriga. O parque conta, ainda, com restaurante, lanchonete e uma lojinha, na qual o visitante encontra chapéus, boias, protetor solar, roupa de banho, entre outros artigos.

TROPICAL WATERPARK 
Onde: Maringá (PR)


Parque tem piscina de ondas com dois milhões de litros de água
Localizado no eixo do Trópico de Capricórnio, o Tropical Waterpark é parada obrigatória para quem se dirige aos estados do norte do Paraná. O parque possui 52 mil metros quadrados e sua principal “estrela” é a piscina de ondas com dois milhões de litros de água.
O Rio Lento, geralmente atração de parques aquáticos, tem 383 metros de extensão. Além dele, o Tropical Waterpark tem, ainda, três piscinas formando o conjunto tropical, duas piscinas para a prática de biribol e uma piscina coberta. Quem busca adrenalina deve se esbaldar nos cinco toboáguas com mais de mil metros de pista. Há também dois “kamikazes” com queda livre, reservados aos mais corajosos.
Mas há lazer de sobra também para as crianças menores e para os adultos que quiserem calmaria. Uma área com três playgrounds aquáticos é a pedida, com escorregadores em forma de animais, como baleia, pelicano, polvo e sapo. Outro point é a Ilha da Fantasia, dentro do rio de correnteza, assim como a piscina com hidromassagem terapêutica. Há, ainda, uma área ecológica com redes armadas pelo bosque.


THERMAS DOS LARANJAIS 
 Onde: Olímpia (SP)


Thermas dos Laranjais: opção de parque no norte do estado de SP
Um dos maiores complexos de águas quentes naturais do Brasil, o Thermas dos Laranjais fica no norte do estado de São Paulo, a 420 quilômetros da capital. Entre suas atrações, destaque para as piscinas de ondas, cercadas por areia branca e coqueiros.
Mas não é só isso. O Rio Lento, com corredeira de 360 metros de extensão, toboáguas gigantes com pista de 80 metros, hidrobalanço, tirolesa, guerra de canhões d’água, playground infantil, poços, ofuros e cascatas de águas quentes naturais fazem a alegria de adultos e crianças durante todo o verão.
O parque oferece também opções de lazer fora da água, como pista de caminhada, bosques, quadras poliesportivas, salão de jogos, loja de conveniência, restaurantes, bares e lanchonetes.


RAINBOW FALLS
Onde: Ouro Fino Paulista - Ribeirão Pires (SP)



Rainbow Falls fica a 35 minutos da capital paulista
Localizado na região do ABC paulista, o Rainbow Falls é um complexo de lazer ao ar livre instalado em um belo sítio em plena Mata Atlântica. Apesar de estar a apenas 35 minutos do centro da maior cidade do país, a tranquilidade e a diversão tomam conta do lugar.
A estrutura de lazer oferece paintball, parque aquático com toboáguas, piscinas, campo de futebol, quadra poliesportiva, salão de jogos, playground, trilhas ecológicas, entre outras atividades. Tudo é feito com o acompanhamento de monitores especializados em recreação de crianças e adultos.
Antes de visitar o Rainbow Falls, o ideal é ligar para checar se a data em que planeja fazer seu passeio está aberta à visitação. Algumas datas são reservadas para eventos fechados ou somente para sócios.

THERMAS INTERNACIONAL DE MINAS GERAIS
Onde: Esmeraldas (MG)
Inaugurado em 1992 na cidade de Esmeraldas, a apenas 59 quilômetros de Belo Horizonte, o Thermas Internacional está em fase de ampliação com o objetivo de estar entre os maiores parques aquáticos do Brasil.
Destaque para a área de piscinas, com um espelho d´água de mais de cinco mil metros quadrados. A piscina Robotc tem dois toboáguas aéreos, toboáguas terrestres interligados a três piscinas e, para a alegria dos adultos, um “bar molhado”. Quem quiser almoçar no “seco” tem como opção dois restaurantes com capacidade para servir quatro mil pessoas por dia, além de quatro lanchonetes.
A área de lazer vai além das piscinas e é composta por quadras poliesportivas e dois campos gramados, playground para os pequenos, sauna, gruta, salão de jogos, viveiro e jardins. Há ainda a opção de estender a estadia, já que o Thermas Internacional dispõe de 40 chalés para até cinco pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário