quarta-feira, 8 de junho de 2011

Drinques frozen: beba antes que derreta

Para combater o calor, coquetéis feitos com muito gelo. Confira quatro receitas



Em dias de muito sol, quase nada, além de água e gelo, parece ser o bastante para refrescar. Pensar em uma bebida feita com destilado forte em um calor de rachar pode não agradar, mesmo no caso de uma caipirinha com muito gelo. Para essas ocasiões, o melhor mesmo é um drinque “frozen”, uma espécie de intermediário entre o coquetel e a raspadinha. Não à toa esse modelo de drinque é notório em regiões de clima quente e de veraneio. O mais famoso deles, a frozen margarita, é campeã de pedidos em praias mexicanas e caribenhas. Ali, a combinação da bebida muito gelada e o suco de limão – além da tequila, claro – vem a calhar.

Mas nem só de limão se fazem as margaritas. Com gelo moído e uma tequila prata à mão, é possível usar a fruta que estiver disponível. Abacaxi, manga e frutas cítricas são bem-sucedidos ingredientes para a receita. Segundo o livro
O Guia do Barman, de Ben Reed (editora Estampa, de Portugal), o importante é saber dosar a quantidade da fruta para criar um coquetel equilibrado. “A mangorita [margarita de manga] é fácil de fazer, mas muito complicada para acertar. A manga é uma fruta com sabor forte, que pode sobrepor completamente ao da tequila, por isso tenha cuidado para não acrescentar manga demais, especialmente se estiver bem madura”, anota em um trecho de receita.

Quem vai fazer o preparo em casa sabe que a dificuldade maior não é acertar as doses, mas ter o gelo moído – contratempo que passa longe dos bares que têm maquinário disponível para fazer o serviço. A intuição óbvia, que é bater no liquidificador, pode ter resultados desastrosos (como pifar o aparelho) se não forem tomados os devidos cuidados. Para a empreitada, a dica do barman Leandro Martins (o Leandro “Rasta”) do bar paulistano Eu, Tu, Eles, o melhor é usar cubos menores de gelo ou quebrar os gelos maiores em um pano antes de batê-los. “Dá para obter a mesma textura”.

Se a festa é na piscina, o cardápio é mexicano ou mesmo o drinque frozen vai ser o grande destaque do evento, vale investir no maquinário. Algumas empresas alugam máquinas profissionais de drinques frozen – com capacidades e preços variados – que produzem grande quantidade da bebida. Elas moem o gelo e ficam misturando permanentemente todos os ingredientes da bebida, além de manter o gelo sem derreter. Para os mais empolgados e aficionados por “gadgets” de bar e cozinha, existem também aparelhos menores à venda. Domésticos, em geral importados, eles apenas misturam os ingredientes todos e são muito semelhantes a um liquidificador com a função de moer gelo.



Coquetéis abaixo de zero

Apostando na variação de sabor e tendo como bom incentivo o verão brasileiro, profissionais da coquetelaria criam novas receitas inspiradas no formato das margaritas. Leandro Martins adaptou o tradicional daiquiri frozen, um drinque oficial e reconhecido pela International Bartenders Association quando feito com sorvete. “Sempre crio drinques frozen. Neste caso, parti do daiquiri, que mistura rum, açúcar e limão, e acrescentei alguns ingredientes mais doces. Fez sucesso especialmente com o público feminino”.
Já no Kebab Salonu, também em São Paulo, o chef-proprietário Rodrigo Libbos deu roupagem tropical ao tradicional lassi, coquetel não-alcoólico feito com iogurte e típico da Índia e do Paquistão. Em versões de amora, manga, tangerina e maracujá, a bebida chega à mesa em copo de sundae para tomar de canudinho. Na mesma cidade, o restaurante Johnnie Pepper oferece na carta de drinques três receitas com gelo picado, além da margarita tradicional. A margarita chinesa é feita com lichia e tem um toque de cointreau e grenadine, enquanto a gold pepper rita é feita com triple sec. Para os paladares mais doces, o amarula frozen leva o licor de mesmo nome e leite condensado.

Se ficou inspirado e quiser fazer suas próprias criações, Martins dá algumas dicas. “Muitos drinques podem ser adaptados para o formato. O ideal é ter uma receita base do coquetel mais curta, com 100ml, e completar o resto com gelo picado e fruta”, explica. “O segredo é botar bastante gelo e já bater com os ingredientes no liquidificador”,

Frozen margarita

Ingredientes
30ml de tequila prata
30ml de cointreau
15ml de suco de limão
1 xícara de cubos de gelo
Sal para a borda do copo


Modo de fazer
Bata todos os ingredientes (exceto o sal) no liquidificador e sirva em taça grande com sal nas bordas.



Margarita chinesa
Ingredientes
4 colheres (sopa) de tequila
2 colheres (sopa) de cointreau
2 colheres (sopa) de grenadine
100g de lichia
3 pás (de bar) de gelo

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes, exceto o granadine, no liquidificador. Coloque em um copo de margarita, complete com o grenadine e decore com uma lichia e uma cereja.



Frozen lassi de tangerina
Ingredientes
1 copo de iogurte natural (consistência firme)
Suco de 3 tangerinas
3 colheres (sopa) de açúcar
12 pedras de gelo


Modo de fazer
Pegue metade do suco de tangerina e misture 2 colheres (sopa) de açúcar. Aqueça a mistura em uma panela pequena, até o ponto de calda. Deixe esfriar. Quebre as pedras de gelo com um martelo de carne dentro de saco plástico e reserve. Depois, bata no liquidificador o gelo, o restante de suco, o iogurte e o açúcar. Coloque a bebida em copo longo intercalando com a calda.









Daiquiri frozen

Ingredientes
40ml de rum
30ml de curacau blue
30ml de suco de cramberry
8 pedras de gelo
Suco de meio limão
Meia colher (sopa) de açúcar


Modo de fazer
Coloque no liquidificador as 8 pedras de gelo e o restante dos ingredientes. Bata até ganhar consistência frozen e sirva em taça já resfriada. Decore com uma cereja e um toque de xarope de cramberry se desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário