quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Casa das Rosas

Casa das Rosas. Foto: Rafael Serradura
 
 
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura 
é um espaço público destinado à divulgação literária por meio de cursos, palestras, recitais, lançamentos de livros e outras atividades. Instalada numa mansão tradicional da Avenida Paulista, construída na década de 1930, a Casa das Rosas abriga o acervo de 20 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003), que podem ser consultados pelo público, além de uma biblioteca circulante de 2,5 mil títulos. A Casa das Rosas realiza ainda exposições, shows de música popular, mostras de filmes e apresentações teatrais.

O calendário cultural da Cidade de São Paulo já incorporou alguns dos

principais eventos promovidos pela Casa das Rosas, como o Hora H, em que celebra-se a vida e a obra de Haroldo de Campos, realizada sempre em agosto, mês de nascimento e falecimento do poeta. O Halloween, celebrado em outubro, apresenta filmes de terror, recitais de poesia macabra, contação de histórias fantásticas e outras intervenções culturais que unem o folclore tradicional europeu aos mitos da cultura brasileira, como o Saci e o Curupira. A Rave Cultural, realizada no início de dezembro, para comemorar o aniversário da Casa das Rosas, é outra atividade de destaque, que oferece uma intensa programação de poesia, música e performances.

A gestão da Casa das Rosas está a cargo da Poiesis – Organização Social de Cultura, responsável também pelo Museu da Língua Portuguesa e pela Casa Guilherme de Almeida.

A Casa das Rosas

Localizada no número 37 da Avenida Paulista, a Casa das Rosas foi projetada no final da década de 20 pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser a residência da sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. Ramos de Azevedo não chegou a ver o projeto concluído, pois faleceu em 12 de junho de 1928 e a construção só ficou pronta sete anos mais tarde, sendo assinada por Felisberto Ranzini. Durante 51 anos, residiram sua filha, Lucia Ramos de Azevedo e seu marido, Ernesto Dias de Castro e, mais tarde, Ernesto Dias de Castro Filho e sua esposa, Anna Rosa.

Acervo de Haroldo de Campos
Acondicionado em ambiente especialmente adaptado para recebê-lo e
conservá-lo, com desumidificadores, arquivos móveis e equipamentos de
segurança, o acervo constituído pelo poeta Haroldo de Campos ao longo de sua vida conta com mais de 20 mil volumes em diversos idiomas. As obras estão à disposição de estudantes, professores, pesquisadores e outros interessados para consulta mediante autorização prévia do Conselho da Poiesis. Consultas sobre o acervo também podem ser feitas pelo catálogo virtual.

Livraria especializada em poesia
A Casa das Rosas abriga a única livraria especializada em poesia em São
Paulo. Estão disponíveis centenas de títulos, desde edições de poetas novos
até os clássicos da literatura brasileira e universal, como Carlos Drummond
de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Augusto de Campos, Charles Baudelaire, Luis de Camões, Fernando Pessoa, Goethe, Shakespeare, entre outros. Também são vendidos títulos da Imprensa Oficial e outros publicados pelas editoras associadas à ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Biblioteca Circulante
A Casa das Rosas ainda oferece ao público sua biblioteca circulante, com
acervo de cerca de três mil livros em que predominam literatura e poesia
brasileiras. Basta aos interessados solicitarem a carteirinha, apresentando
cópia do RG, do comprovante de endereço e foto 3x4, para emprestarem as obras de seu interesse.


Diretor: Frederico Barbosa
Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo-SP
Fone: (11) 3285-6986/3288-9447
Funcionamento: Terça à sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h.
http://www.casadasrosas-sp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário