quarta-feira, 8 de junho de 2011

No embalo do drinque

Coquetéis de outros tempos para brindar em qualquer época. Confira receitas 

Meia de Seda: famoso entre jovens na década de 80, ainda está nos cardápios

Nos auge dos anos 80, a conversa nas festas era animada por Cuba Libre e Gin Tônica. Durante o happy hour pós-faculdade, Meia de Seda e Lagoa Azul flanavam pelas mãos dos estudantes. "Bons tempos", dirão os saudosistas. Os atuais não ficam atrás. Essas bebidas estão em muitos cardápios, e acompanham a noite com sabor de lembrança (e de novidade, para alguns) com o charme extra de ser demodé.

“Os jovens de hoje recorrerem muito ao energético misturado à vodca ou com uísque. Tudo bem, são opções práticas. Mas, por outro lado, é sinal de que há muito drinque mal feito por aí.", afirma Rui Serradas, consultor de alimentos e bebidas, no ramo há mais de vinte anos. Nesse caso, os antiguinhos podem ser a salvação. “Coquetéis como o Alexander têm receitas catalogadas internacionalmente", diz. Assim, mesmo que ganhem versões modernas, a base do sucesso está garantida.

Enquanto alguns clássicos são presença garantida em qualquer carta, dividindo espaço com novidades e invenções exóticas, certas receitas resistem ao tempo – mas nunca por períodos muito longos . “O Meia de Seda é um exemplo de drinque revitalizado, que voltou a ser procurado por jovens”, diz Márcio Silva, mixologista dos bares Astor e Pirajá. “Os drinques são como pratos: precisam de renovação, as pessoas se cansam deles. O Cuba Libre é um que recuperou sua popularidade”, diz Júlio Formiga, barman do paulistano Jordão, casa que ainda oferece o super retrô Lagoa Azul. “Mulheres entre 25 e 30 anos adoram.”

Atemporais, o Bloody Mary e o Coquetel de Frutas são sucessos oitentistas festejados até hoje, e que permitem variações na receita. “O Bloody Mary tradicional é temperado somente com suco de limão siciliano, pitadas de sal, pimenta do reino, molho inglês e molho de pimenta. Mas pode ser personalizado com flor de sal e vinho Jerez, para equilibrar a acidez”, explica Márcio.


Há quem seja fã de carteirinha e quem torça o nariz para os drinques, mas como bem resume Serradas: “de um coquetel benfeito todo mundo gosta”. Confira as receitas selecionadas pelo
iG Comida para os embalos de sexta, de sábado e de todas as noites. 




O Lagoa Azul: tonalidade inconfundível
Lagoa Azul


Ingredientes
50ml de vodca
50ml de licor Curaçao Blue
300ml de soda
50ml de suco de limão
Gelo


Modo de preparo
Coloque o gelo em uma taça para drinques. Adicione a vodca, o licor Curaçao Blue, o suco de limão e a soda.


Bloody Mary

Ingredientes
5 ml de vinho Jerez
10 ml de suco de limão Siciliano
Uma pitada de molho de raiz forte
Flor de sal a gosto
Uma pitada de pimenta tabasco
Pitadas de flor de sal com aipo




Uma pitada de pimenta do reino
120 ml de suco de tomate
50 ml de vodca


Modo de preparo
Bata todos os ingredientes, exceto o gelo, em uma coqueteleira até que o molho fique uniforme. Acrescente o suco de tomate, a vodca e o gelo em cubos e passe a mistura de uma coqueteleira para outra até que o coquetel se resfrie e que todos os ingredientes estejam completamente mesclados. Em um copo longo, bata gelo em cubo com sal de aipo e verta a mistura.
Guarnição: Um talo de aipo, um gomo de limão siciliano e um gomo de limão tahiti.


Alexander



Ingredientes:

60 ml Brandy (conhaque)
60 ml Licor de chocolate
60 ml Creme de leite
Canela em pó

Modo de Preparo:

Misture o Brandy, o licor de chocolate, o creme de leite e oito pedras de gelo em uma coqueteleira. Bata bem, coe e sirva em uma Taça Dry. Finalize com a canela.

Piña Colada








Ingredientes:

1 dose rum prata
1 dose e meia de suco de abacaxi
1/2 dose leite de coco
1 dose leite condensado
1/2 dose creme de leite

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira com aproximadamente seis pedras de gelo. Sirva em um copo para Long Drink, com uma fatia de abacaxi e uma cereja para decorar o copo.
Para acompanhar drinques retrô:

Nostalgia à mesa

 Receitas retrô como estrogonofe, coquetel de camarão e musse salgada ainda fazem sucesso em restaurantes bacanas





A lógica para comidinhas saírem de moda é a mesma de roupas, bandas, acessórios. Caem no gosto popular, são repetidas à exaustão e imediatamente perdem o apelo -- viram bregas. Passado um tempo, elas voltam à cena e, mais uma vez, mudam de status. São chamadas, então, de divertidas, vintage, retrô. No meio do cardápio de restaurantes bacanas, entre um clássico e uma novidade, encontramos algumas dessas delícias. De tão gostosas, trazem saudade até para os mais jovens. Saudade de um tempo que eles nem viveram.

No carioca Gula Gula, a salada de batata frita faz sucesso desde a inauguração da casa, em 1984. O nome charmoso esconde a receita que pode ter saído de moda, mas nunca do gosto popular: salpicão de frango. "Esses pratos nos lembram a infância, por isso são atemporais", diz Nanda de Lamare, chef do restaurante. Outra coisa que faz sucesso ali são as musses salgadas, que estouraram nos anos 80 e continuam agradando. "Anos atrás, a de aipo era mais pedida. Mas as que melhor atravessaram gerações são as de alho-poró e gorgonzola."
No Beth Cozinha de Estar, em São Paulo, receitas retrô traduzem o conceito da casa: comfort food. Os estrogonofes de filé-mignon e frango de Beth Branco provam que o prato pode até ter perdido o status, mas ainda remetem comensais de qualquer idade à juventude. "Os mais novos se lembram da comida de casa, de mãe. E os mais velhos, voltam à adolescência, época em que este prato era considerado chique e estava no cardápio de todas as festas", diz a chef. "Os olhos de todos brilham, é comida que faz bem à alma."
Outro clássico, o camarão na moranga, entra ocasionalmente no menu do paulistano Bananeira. Maurício Ganzarolli, que comanda a casa, serve o prato da maneira tradicional, nos meses de inverno. O chef credita o sucesso a dois fatores: apresentação --- a enorme moranga servida à mesa sempre impressiona -- e nostalgia. "Os sabores de infância são sempre os melhores. Até hoje não resisto àquelas gelatinas coloridas, cheias de açúcar", diz. Já na capital fluminense, o Aconchego Carioca mantém a receita no cardápio durante todo o ano. "Na verdade, o restaurante começou a ficar famoso por causa do camarão da moranga", conta a chef Kátia Barbosa. No menu há cerca de seis anos, o prato continua fazendo sucesso. "É uma receita simples, mas as pessoas acham bonito e adoram." 

No também carioca Garden, o super vintage coquetel de camarão é servido da maneira tradicional -- com os crustáceos transbordando do recipiente. O prato, com apresentação moderna, foi a opção retrô de Benny Novak para o Ici Bistrô, restaurante francês, em São Paulo. "É uma receita simples e saborosa. Não servimos os camarões pendurados em uma taça, mas cortados e dispostos sobre o molho rosê", conta o chef. "Quem viveu o boom do coquetel, nos anos 60 e 70, se lembra desta época. Os jovens às vezes pedem pelo interesse em conhecer a receita."
Quem quiser brincar de novela de época, pode tirar a calça semi-bag do armário e preparar as receitas antiguinhas e sempre deliciosas 

Musse salgada de gorgonzola




Musse de gorgonzola

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 15 minutos
Ingredientes
180ml de creme de leite fresco
½ copo de iogurte natural
2 colheres (sopa) de maionese
150g de queijo gorgonzola
150g de ricota fresca
10g de gelatina sem sabor
180g de água morna
3 gotinhas de molho inglês
1 galho de salsa crespa para decorar
Pimenta-do-reino preta e sal a gosto

Modo de preparo
Diluir a gelatina em água morna, e reservar. Colocar no liquidificador o queijo gorgonzola, o iogurte, o creme de leite, a maionese, a pimenta, o molho inglês, o sal e a ricota. Juntar a gelatina diluída. Bater tudo no liquidificador e coar. Untar as forminhas com azeite, colocar a mousse e deixar na geladeira para endurecer.


Dica da chef
Para adaptar sabores, mantenha a base da receita da musse (que leva gelatina, ricota, iogurte, pimenta, sal...) e altere apenas o ingrediente principal. Pode se usar, por exemplo, aipo (150g do talo com as folhas) ou alho-poró (150g).

Salada de frango com batata frita

Ingredientes
Para o molho rosé:
200ml de maionese  (1copo)
30ml de ketchup
2ml de azeite extra-virgem
2ml de mostarda

Para a salada:
2 cenouras
Frango desfiado
100g de ervilha
100g de milho-verde
100g de uvas-passas pretas sem semente
100g de batata palha
Modo de preparo
Para o molho rosé:
Misture todos os ingredientes com um batedor de arame. Reserve na geladeira.

Para a salada:
Rale a cenoura no ralador grosso. Junte o frango, a ervilha, o milho-verde, as uvas-passas e a cenoura em uma saladeira. Adicione o molho rosé, sempre misturando. Sirva a batata palha à parte.


 Camarão na moranga


Ingredientes
1 moranga com cerca de 3kg
2 tomates médios picados e sem sementes
1 pimentão verde picado
1 cebola media picada
1 maço de coentro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1kg de camarão limpo (1kg de camarão limpo corresponde a aproximadamente 1,5kg de camarão com cabeça)
300g de requeijão cremoso
3 dentes de alhos grandes amassados


Modo de preparo
Em uma panela de pressão sem a tampa, coloque 500ml de água e coloque a moranga sobre ela. Aproveite a "bainha" da panela para apoiar a moranga. Cozinhae a abóbora por aproximadamente 15 minutos após levantar fervura, sempre em fogo médio.

Enquanto a moranga cozinha no vapor da panela, doure o alho no azeite, adicione o camarão temperado com sal e pimenta-do-reino. Quando os crustáceos ficarem rosados, adicione os tomates, a cebola e o pimentão. Dê algumas salteadas até a cebola ficar levemente cozida. Retire do fogo e adicione o coentro fresco e picado.
Com a abóbora devidamente cozida e sem sementes, coloque uma grossa camada de requeijão cremoso em seu interior. Em seguida, adicione os camarões e cubra novamente com outra grossa camada de requeijão. Leve ao forno preaquecido por no mínimo cinco minutos. A moranga deve assar por 15 minutos em temperatura alta.


Doce passado

Profiteroles, crepes, creme de abacate e de papaia com cassis. Confira a receita desses antigos conhecidos e viaje no tempo:




Massa fininha, calda quente de chocolate, crocante de amendoim e sorvete

Mesmo com jeitinho sofisticado e de origem francesa, profiteroles e crepes são sobremesas das mais conhecidas. Mas nem sempre foi assim. Elas apareceram nas mesas brasileiras no comecinho dos anos 80 com status de iguaria e logo viraram febre. Hoje, ganharam charme extra na condição de vintage, retrô. E continuam fazendo sucesso.
Veja aqui receitas de pratos salgados em estilo retrô
Enquanto profiteroles podem ser encontrados em cardápios de inúmeros restaurantes, os crepes ganharam casas específicas e uma infinidade de versões.. Tanto que criamos versões doces, com farinha integral, frutas, amendoim. Os jovens adoram”.
Outra sobremesa supertradicional que a moçada gosta é o creme de papaia com licor de cassis. No também carioca Garden, o sorvete batido com fruta está no cardápio há quase trinta anos. “Tanto a receita quanto a apresentação do doce, em taças de vidro, é a mesma, há décadas”, conta Jorge Renato Thomaz, chef da casa. “Incluímos também uma versão moderna no menu: de manga. Mas não há como deixar de lado o familiar creme de mamão, como era chamado antigamente.”
Menos popular entre os mais jovens, o creme de abacate ainda faz sucesso com os mais velhos. No Bar Astor, com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, agrada o pessoal que já passou dos 30. “Os pais e avós pedem e as crianças experimentam”, afirma André Lima, responsável pelo cardápio da casa. “Embora não seja campeão de pedidos, é um divertido ‘déjà vu’.”
Aproveite a onda retrô e prepare as receitas docinhas que  selecionou. Vale ainda caprichar na trilha sonora e chamar os amigos de infância para o jantar.



Profiteroles: tentação francesa


Rendimento: 10 porções
Ingredientes
Para a massa:
100ml de leite
100ml de água
4g de sal
4g de açúcar
110g de farinha de trigo
90g de manteiga
4 ovos

Para a calda de chocolate:
500g de chocolate
200 ml de leite
150ml de creme de leite
100g de manteiga sem sal

Modo de preparo
Para a massa
:
Em uma panela, coloque a manteiga, o leite, o sal, o açúcar e ferva. Em seguida, adicione farinha de trigo. Sove a massa e tirar do fogo. Acrescente a mistura com os ovos e bata por 10 minutos. Cubra o tabuleiro com papel manteiga e acrescente a massa dentro de um saco de confeiteiro, para tirar bolinhas pequenas. Leve ao forno médio por aproximadamente 10 minutos, sem deixar a massa escurecer.

Para a calda:
Misture o chocolate, o leite e o creme de leite em banho maria. Coloque sobre os profiteroles, salpique chocolate em pó e sirva com sorvete.





Receita tradicional de creme de abacate

Rendimento: 1 porção
Ingredientes
Meio abacate maduro
1 colher (sopa) de mel
1 bola grande de sorvete de creme
½ copo americano de leite

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até chegar à consistência de creme. Caso fique consistente demais, acrescente um pouco de leite e bata mais um pouco. Sirva em taças. Sugestão de decoração: cubinhos de abacate e um florete de hortelã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário