quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aprender dois idiomas ao mesmo tempo: é possível?

Confira dicas práticas para estudar duas línguas simultaneamente



Aprender dois idiomas ao mesmo tempo: é possível?
Abro a porta do quarto e a primeira pessoa que vejo hoje é a simpática colombiana responsável por fazer a limpeza da casa. Hora de treinar o espanhol. Martha vive aqui nos EUA há 18 anos e não consegue responder nem ao “How are you?”. Impossível, eu diria. Mas o pior que é verdade. E ela não é a única por aqui. Tive a oportunidade de conhecer outras pessoas que moram aqui há mais de 20 anos e o idioma continua sendo uma barreira interminável. Da pra ficar triste só de imaginar quantas oportunidades são deixadas para trás.
Em uma das primeiras conversas que tive com Martha falei que tento alcançar a fluência no inglês e no espanhol ao mesmo tempo e fui chamada de doida. Ela tem a consciência de que só não está em condições melhores porque não fala inglês, mas mesmo assim desistiu de aprender. Na opinião dela não existe nada mais difícil do que o aprendizado de outro idioma. Mas disse que se eu conseguisse aprender duas línguas a mais eu provavelmente ficaria rica em pouco tempo. Que bom seria se o conhecimento de idiomas fosse passagem garantida para o sucesso. Porque para construir uma carreira bem sucedida é preciso outras aptidões que requerem planejamento e quem acompanha o ClickCarreira sabe bem disso.
Quando o assunto é idiomas é preciso força de vontade. E estudar duas línguas ao mesmo tempo, e por conta própria, é confusão certa. Chega uma hora que em uma só frase você mistura português, espanhol e inglês. Mas eu sabia que morar na Flórida, onde existe muita influência latina seria a oportunidade de pegar no tranco. Uma das vantagens que vejo em aprender espanhol aqui são os diversos canais de televisão no idioma que tenho a disposição. Uma das técnicas de aprendizado que tenho como prioritária é a tal do “input”, ou seja, ouvir muito. Por essa razão as novelas mexicanas passaram a fazer parte do meu dia-a-dia. Vira e mexe ando pela casa falando e repetindo as frases sozinha, isso quando elas não se misturam com alguma expressão nova que aprendi em algum seriado americano. Vira uma mistura danada, mas ouvir e repetir ajuda muito.
Além de ouvir com atenção o sotaque e a entonação tento seguir uma carga de estudo extra em gramática. Pelo menos é assim que eu traduzo fluência: falar e ouvir com facilidade, além de compreender bem a estrutura da escrita. Nas livrarias daqui é possível encontrar livros excelentes por um preço acessível. E quando não quiser gastar então é só encontrar uma mesa, abrir o livro e estudar lá mesmo. Eu faço muito isso por aqui. Afinal o primeiro passo é encontrar um lugar bom para se concentrar e já descobri que sentada na cama ou na cadeira da piscina não funciona.
Para ajudar na memorização anoto algumas das frases diferentes que escuto nos programas que assisto. Uma das primeiras tarefas do dia seguinte é relembrar essas frases repetindo e me imaginando em situações. Depois disso divido minhas horas entre ler, assistir e rever gramática. E se organizar no tempo é fundamental, se reservei 30 minutos para assistir a um seriado e pegar vocabulário, não vou me empolgar e passar a manhã inteira grudada na TV. Lembrando que cantar também vale muito e essa é minha parte preferida porque envolve vocabulário, pronúncia e ritmo de uma vez só.
Para me manter motivada e conseguir traçar metas li muitas teorias de autodidatas e poliglotas que atingiram fluência a curto prazo. Enviei um email para um deles, um professor que fala oito línguas, apenas com a seguinte pergunta: Aprender dois idiomas ao mesmo tempo, é possível? A resposta veio com um “Claro!”, mas com o alerta de que é preciso ter disciplina em dobro. Dividir as horas do dia de forma precisa e não deixar de cumprir as tarefas estabelecidas. Bom, se tenho tempo e oportunidade então porque não tentar? Afinal ter habilidade com línguas é uma competência que o mercado de trabalho para qualquer carreira exige e agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário