quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Amizade colorida pode dar certo?

Psicanalista explica o que se pode ou não fazer para esse tipo de relacionamento ter sucesso e você levar numa boa a história com o seu amigo.
10 dicas para você administrar uma "amizade colorida" / Créditos: Thinkstock 
A história começa mais ou menos assim: duas pessoas são amigas, conversam sobre tudo e, um belo dia, pinta uma atração. Elas se envolvem fisicamente, mas concordam em não cruzar a linha da amizade para um relacionamento sério. Pronto: eis a famosa "amizade colorida".
É importante diferenciar a "amizade colorida" do relacionamento aberto. No primeiro caso, não há vínculo e o par "fica" esporadicamente. Já no relacionamento aberto, o casal tem um compromisso mesmo com escapadas extraconjugais de comum acordo. "No relacionamento aberto, é proibido se envolver emocionalmente com outra pessoa, só fisicamente. Já na amizade colorida nada impede que ambos apaixonem-se por outras pessoas", explica a psicanalista Taty Ades, autora dos livros "Hades - Os homens que amavam demais" e "Escravas de Eros - Como reerguer sua autoestima" (Editora Isis).

É mito ou verdade dizer que não existe amizade entre homens e mulheres? Para a psicanalista, existe, sim. "Muitos homens e mulheres têm relações de amizade duradouras, verdadeiras, sem nenhum apelo sexual entre eles", ressalta Taty.
Há quem defenda ser impossível não haver atração física. Uma equipe de professores da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, nos Estados Unidos, resolveu ir atrás dessa resposta. Segundo o estudo conduzido por eles e divulgado no começo desse ano, os homens são os que mais demonstram atração pelas amigas. A pesquisa foi feita com 400 adultos, com idades entre 18 e 52 anos, que cultivavam uma amizade com pessoas do sexo oposto.
A maioria dos entrevistados afirmou sentir ao menos um nível de atração pelo amigo ou amiga. Os homens, além de sentirem maior atração do que elas, também revelaram mais disposição a ter um encontro amoroso com as amigas do que as mulheres com os amigos. Por isso, as regras para uma "amizade colorida" dar certo precisam ser claras para os parceiros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário