quarta-feira, 21 de novembro de 2012

5 passos para superar as fases do coração partido

Conheça os 5 passos para superar as fases do coração partido
 
Quem tomou um legítimo 'fora' passa por cinco fases para se recuperar: a fase da negação, da dor, da raiva, da depressão e da resiliência. A especialista em relacionamentos amorosos, Margareth Signorelli, ensina o 'caminho das pedras' para você superar cada uma dessas fases.


1ª fase: Negação
É fase do 'estar em choque'. É aquele momento em que você fala para si mesma: 'Não, isso não está acontecendo comigo'. Você acorda no meio da noite e começa a chorar. Seu cérebro se recusa a acreditar no rompimento. Muitas mulheres tentam uma reconexão com a pessoa amada de várias formas. É quando você está quietinha assistindo a um filme e, no segundo seguinte, está com o telefone na mão implorando para ele voltar. É a fase onde você começa a se humilhar.
  
Entenda como se ajudar
É preciso encarar a verdade e não se humilhar para não se arrepender depois. Os amigos devem ajudar você a perceber a verdade do que acontece ao seu redor. Cuidado com aquela amiga que fala 'não, ele te ama'. O ideal é ter por perto aquela que diz 'olha, ele realmente terminou com você e, se ele tentar voltar, será que é isso realmente que você quer?'. É aquela amiga que vai cuidar de você e 'segurar' seus impulsos.

 
 
2ª fase: Dor
É a fase que você diz: 'Ok, registrei, é verdade, terminou'. É a hora em que você chega à conclusão que o sentimento que você negava era verdade. É a fase do choro e da tristeza em demasia. Todo final de relacionamento, até mesmo de uma amizade, é um luto. Esta é a etapa em que você terá de encarar a sensação do luto, da perda. E a dor do luto é aquela dor no peito. Algumas pessoas, inclusive, chegam a desenvolver dores físicas.

 
Entenda como se ajudar
É a hora de cuidar de você como se estivesse doente. Você está frágil, tem uma ferida aberta no peito. É preciso tomar algumas atitudes porque vai surgir a tentação de saber como ele está. Pergunte para si mesma: o que eu quero de um relacionamento? Um marido, um companheiro?
Escreva o que deseja num papel e deixe claro o que você quer criar com esse relacionamento futuro. Uma intenção não é um desejo, mas algo que você vai criar. Dessa dor você tirará suaintenção. Muitas vezes não sabemos realmente o que queremos e nos acomodamos com o que temos. Você precisa ter consciência do que deseja criar.

 
3ª Fase: Raiva
As pessoas acham que a raiva é um sentimento negativo. Você começa a ver cada detalhe do que passou e sua autoestima começa a subir. É o momento em que você não está mais tão triste e entra numa euforia. Sempre a use e tire o melhor dela, mas tire a raiva do seu caminho para que ela não vire ódio.


 
Entenda como se ajudar
A raiva é ótima porque tem uma energia de ação que pode ajudar você a tomar decisões importantes na sua vida. Aproveite essa energia perguntando-se: 'Como essa pessoa me fez sentir raiva?'. Depois questione qual a sua responsabilidade nisso e como permitiu que isso acontecesse. Faça uma declaração de que nunca mais vai permitir que alguém faça isso com você. Esse será seu comprometimento de você para com você mesma.

4ª Fase – Depressão
A raiva era aquela energia que movimentou você. A fase depressiva é a hora em que você cai em queda livre. Você começa a lembrar, a saudade aparece, as memórias retornam. Parece que você fica com amnésia cerebral e só consegue recordar os bons momentos. É o momento em que precisa cuidar muito de você, em que os amigos são importantes para dar carinho.
 
 
Entenda como se ajudar
É hora de trabalhar com energia ao seu redor. Livre-se de tudo que lembra o ex. Livre-se de cartas, lembranças, objetos, fotos com ele, afaste-se de tudo que remete ao seu relacionamento com essa pessoa. Saia com as amigas, vá ao cinema, jante fora. Pratique também atividade física para liberar endorfina, que aumenta a sensação de bem-estar. São essas pequenas coisas que irão fazer você sair dessa fase.

 
5ª Fase- Resiliência
Essa é fase em que você fica sensível para se envolver com uma pessoa. Por isso, nada de se expor muito e não se relacione por carência com a primeira pessoa que aparecer. Você aprendeu lições e nunca mais será a mesma mulher. Aprendeu muito sobre você mesma e pode escolher melhor o que quer e saber como se colocar melhor na sua próxima relação com alguém.

 
 
Faça as coisas delicadamente
Cuide-se como se você tivesse saído de uma doença da qual demorou muito tempo para se recuperar. Vá a lugares onde se sinta bem e não onde suas amigas acham que você se sentiria bem. Procure fazer as coisas delicadamente e não tenha pressa de ser feliz no amor. Cresça e se conheça melhor para poder escolher melhor seu próximo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário