quinta-feira, 1 de novembro de 2012

15 erros que podem arrasar o início de uma relação


Fisgar o cara certo, ao contrário do que muitas mulheres acreditam, pode ser fácil. O Brasil possui quase sete milhões de domicílios com pessoas morando sozinhas, a maioria deles ocupada por homens solteiros, revelou os novos dados do Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE esta semana. Ou seja, tem homem na praça e disponível sim!
O que você não pode é cometer erros que naufragam o início de uma relação. Criar muita expectativa para dar certo é um deles. 'Não cobre demais. Vocês estão começando agora, é um período normalmente de difícil de adaptação', explica a sexóloga Regina Racco, autora dos livros 'O livro de ouro do pompoarismo' e 'Pirulito e outras delícias' (Racco Editora).
Outro erro típico de início de um relacionamento é tentar 'agregá-lo' para a família. O ideal, explica Regina, é deixar a família, tanto a sua como a dele, de fora da relação nesse começo. Ser grudenta, exagerada, enviar a toda hora mensagens pelo celular ou redes sociais, o caminho para o fim da relação também pode partir dessas atitudes.


 
Não cobre demais
'Não cobre demais. Vocês estão começando agora, é um período normalmente de difícil de adaptação. Afinal, são duas pessoas com vidas, objetivos e desejos diferentes tentando viver um relacionamento a dois', explica a sexóloga Regina Racco.

 Erros e mancadas do início
Em todo relacionamento, pisa-se em ovos no início. Você não conhece a pessoa, ela não conhece você. É um tal de testar limites aqui, acolá. E pequenas desavenças (ou opiniões divergentes) podem ocorrer. É saudável, é normal. Acima de tudo, é preciso deixar claro que os erros irão acontecer e devem ser relevados em prol do êxito do que vocês buscam construir juntos. Tenha isso em 
mente.

Declarar ciúme
Ciúme? Não! Assim como a cobrança excessiva no início do relacionamento, declarar ciúme, principalmente da vida anterior do companheiro, (ex-relacionamentos etc), só irá demonstrar insegurança e 'complicações a caminho'. Todo espaço é conquistado aos poucos. Mantenha o autocontrole e confie que, se a pessoa está saindo com você, é porque está curtindo. O passado pertence a cada um. E não dá pra mudar. Foque no hoje.
 
 
Mentir sobre você
A apresentação do que nós somos é importante. Mentir ao mostrar a ele uma pessoa que você não é detona o início da relação. Vender seu peixe é super válido, mas cuidado como você “embrulha” isso. Opte pelo simples e apresente a ele seu lado amigo, companheiro e de bem com a vida. Quem não deseja uma companheira alto astral? Mas, claro, desde que seja um sentimento verdadeiro. Fingir ou mentir sobre você não leva nenhuma relação muito longe.
 
 Tentar agregá-lo à família
Deixe a família, tanto a sua como a dele, fora da relação. Conversas longas sobre familiares são maçantes. Tentar marcar alguma atividade juntos como almoços ou jantares apenas serão válidos se a relação engrenar, ou seja, dê tempo ao tempo. Curtam esse momento de descobertas a dois, afinal, vocês terão depois muito tempo para se dedicar aos 'agregados'.
 
Falar muito e ouvir pouco
Ouça mais do que fale, embora solicitamente responda a tudo que ele perguntar. Quanto mais você ouvir, mais saberá sobre ele e poderá avaliar se, de fato, ambos terão um futuro juntos.
 
 Assuntos longos e repetitivos
O homem fica entediado quando os assuntos se tornam longos, repetitivos e que tratam sempre sobre seus problemas. Não que isso signifique que você não tenha nada a dizer e ele nada a escutar. Mostre que você pode falar sobre qualquer coisa e diversifique os assuntos. Lembre-se que você precisa ser o 'novo' para ele, não o 'velho'.

 
 Ser grudenta
Dê a ele espaço. Uma ou outra mensagem carinhosa é normal e bem-vinda, mas, lotá-lo de e-mails apaixonados, torpedos e telefonemas vão afugentá-lo mais rápido do que possa imaginar. Deixe que ele saiba que você está gostando de tê-lo por perto, mas não exagere.
Ir ao futuro tão depressa
Evite falar sobre projetos de longa duração. Como e onde passarão as férias de 2013, 2014 etc... Viva mais o presente. Para muitos homens, a alusão ao futuro soa como amarras e a tendência natural é que fujam correndo.
 
Fazer comparações
Pode parar! Jamais compare o seu atual com o ex! Eles podem até ser gêmeos idênticos, mas guarde isso para você. Se você deseja que este relacionamento dê certo, demonstre que ele é original, único, fantástico etc, etc, ou você será limada rapidinho.
 
Implicar com os amigos
Pode ser difícil, mas evite implicar com os amigos dele. São dele e somente ele pode decidir continuar ou não com aquela amizade que a incomoda tanto. Pense se fosse ao contrário, você não gostaria de interferências nas suas amizades, não faça o mesmo.
 
Assuntos financeiros
É inevitável, um dia terão que falar sobre isso (talvez na época em que forem efetivamente viver juntos), mas nesse início, para quê se estressar ou estressá-lo com isso?
 
Implicar com o futebol
A regra vale o mesmo que para os amigos: se ele gosta de praticar o futebol de sábado (ou assistir na TV) ou outro esporte, incentive. Tudo bem que você não goste, mas isso faz parte das concessões que fazemos para que o relacionamento dê certo. Se ele gosta, que mal faz em dar uma forcinha?
 
 Ser o guarda-roupa dele
Evite neste começo impor sua vontade sobre o guarda roupa dele. Está certo que em alguns casos, misericórdia! Se o caso for esse, pense que terá tempo para, com jeitinho e carinho, fazê-lo entender
que aquela camiseta já passou do tempo de ir para o lixo.
 
Discutir religião
Esse é um assunto sério: se a dele não puder ser aceita por você temos aí um problemão. Evitar discussão sobre o tema no início do relacionamento é bom, uma vez que diferenças neste tema são normalmente difíceis de lidar. O respeito à crença alheia deve prevalecer sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário