segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O charme dos trilhos europeus


É uma delícia viajar de trem pela Europa. Agora, na França, tem até concierge que fala português


Desde que a primeira locomotiva a vapor resfolegou a 8 km por hora na Inglaterra, em 1804, um imenso salto de qualidade ocorreu nos caminhos de ferro. Do barulho da maria-fumaça ao silêncio do trem-bala, a Europa sempre viveu uma fascinante história com esse meio de transporte essencialmente simpático.
A era moderna dos trens com algo a mais foi inaugurada em 1883, ano em que o Orient-Express tornou-se o marco divisor entre os vagões mal-ajambrados da época e as instalações de luxo, com serviço de primeira, para satisfazer os passageiros mais exigentes. Destinado a ligar Paris à ainda misteriosa Istambul, passando por Munique, Viena e Belgrado, o Orient-Express estava equipado com "wagons-lits", salões para jogos ou drinques e um restaurante de alta gastronomia. Eram necessários três dias para percorrer os 3.186 quilômetros da viagem, tempo de ócio e tramas que inspiraram escritores como Agatha Christie, Paul Morand e Paul Valéry.
O glamour daquela época foi substituído pela rapidez e praticidade nos dias de hoje. Imagine, por exemplo, viajar de trem pela França com direito a todas aquelas paisagens oníricas e ainda saber que um concierge estará cuidando de reservas em hotéis e restaurantes, agendando passeios, providenciando uma babá para os filhos, alugando uma limusine ou, se for só um casal, um evento particular e romântico. É o novo serviço da Rail Europe para os brasileiros, com um detalhe: o concierge fala português.
Esse profissional pode ser acionado por telefone, e.mail ou fax todos os dias da semana, das 9h às 20h. O serviço é adquirido no Brasil e válido durante a vigência do passe de trem para aqueles que adquirirem o France Rail Pass Premium. Não deixa de ser um luxo digno dos mordomos de casaca que serviam nobres e milionários em busca de aventura, sem abrir mão do conforto.
As viagens são ilimitadas na rede de trens nacionais da França, com passes que valem entre 3 a 9 dias e um mês, apenas em primeira classe e obrigatórios nos trens de alta velocidade e panorâmicos. Os passes são flexíveis, permitindo que os dias de viagem sejam utilizados de forma consecutiva ou não, o que é interessante para quem, por exemplo, quiser ficar em uma cidade conhecida por suas atrações turísticas ou por ter vinícolas e bons restaurantes. Além do concierge que fala português, há o serviço de assessoria gratuito em seis outros idiomas e descontos para amigos e família que viajam juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário