quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brigadeiro de tudo quanto é jeito


Aprenda a fazer sobremesas com o docinho de festa mais amado do Brasil

Não há dúvida de que o docinho preferido do brasileiro é o brigadeiro. Receita cem por cento nacional, a bolinha de leite condensado com chocolate em pó é garantia de satisfação. Separe o avental, a colher de pau e pode se lambuzar à vontade.

Brigadeiro de colher





Ingredientes:

395g de leite condensado20g de cacau em pó 30g de manteiga20g de chocolate granulado (para decorar)

Modo de Preparo:

Leve todos os ingredientes ao fogo médio e, mexendo sempre, deixe chegar à consistência de "mingau ralo". Coloque em potinhos individuais e, quando estiver morno, coloque chocolate granulado e sirva Pode também ser guardado na geladeira por 5 dias, coberto com filme plástico. Nesse caso, retire da geladeira e, ainda com o filme plástico, leve ao microondas por 
um minuto, até ficar morno. Retire o filme, acrescente o chocolate granulado e sirva



BRigadeirão

Ingredientes:
200g de chocolate em pó6 ovos2 latas de leite condensado5g de amido de milho1 colher (sopa) de manteiga sem sal125ml de leite
Manteiga para untar quanto baste

Bata tudo no liquidificador e despeje em forma de pudim grande untada. Asse em banho-maria, em forno pré-aquecido a 130oC por cerca de 25 minutos. O ponto é semelhante ao do do pudim tradicional, não pode ficar muito duro.

Brigadeiro de caipirinha, de creme brûlé e de queijo com goiabada são opções da Puro Brigadeiria, em Brasília

Torta de brigadeiro e avelãs


po







Ingredientes:

25g de açúcar cristal10g de avelã sem casca21ml de creme de leite fresco15g de damasco seco Turco50g de laranja pêra (utilizar apenas o suco)33g leite condensado30g de limão siciliano40g de manteiga sem sal em tablete20g de phisalis (para decorar)17g de biscoito maisena

Modo de Preparo:

Para a massa 
Em um recipiente, triture o biscoito maisena e acrescente a metade da manteiga (derretida). Misture bem e monte em uma assadeira.
Para o recheio
Em uma panela, coloque o creme de leite, o chocolate em pó, o leite condensado e a metade da manteiga. Deixe cozinhar o brigadeiro.
Para a calda
Em uma panela coloque o damasco, o açúcar e água quanto necessário. Deixe formar uma calda
Para as avelãs crocantes
Em uma panela, coloque metade do açúcar e deixe em ponto de caramelo. Acrescente as avelãs e caramelize. Retire do fogo e espere esfriar. Pique grosseiramente e armazene.
Dueto de brigadeiros com calda de maracujá
Montagem
Asse a massa, retire do forno e espere esfriar. Acrescente o recheio. Finalize com a calda e polvilhe parte do chocolate em pó e as avelãs.

Ingredientes:

Para o brigadeiro de chocolate meio amargo1 lata de leite condensado90g de chocolate meio amargo picado100g de creme de leite (lata)Chocolate granulado a gosto

Para o brigadeiro de chocolate branco com amêndoas 
1 lata de leite condensado100g de chocolate branco picado1 colher (café) de essência de amêndoas80g de creme de leite (lata)Raspas de amêndoas a gosto

para a calda de maracujá
100g de geleia de maracujá20ml de licor de laranja4 colheres (sopa) de polpa de maracujá com os caroços100ml de água


Modo de Preparo:

Para o brigadeiro de choclate meio amargo
Leve o leite condensado ao fogo baixo juntamente com o chocolate mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo, misture o creme de leite e coloque em tacinhas ou xícaras de café. Cubra com o granulado.

Para o brigadeiro de chocolate branco com amêndoas
Leve o leite condensado ao fogo baixo juntamente com o chocolate mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo, misture o creme de leite e a essência de amêndoas. Coloque em tacinhas ou xícaras de café e cubra com as raspas de amêndoas.

Para a calda de maracujá

Dissolva a polpa na água e leve para ferver em fogo baixo. Junte a geléia e deixe ferver por mais alguns minutos. Desligue o fogo, junte o licor. Deixe esfriar.
Montagem 
Sirva em mini-tacinhas ou em xícaras de café juntamente com a calda.

Carpaccio de morango com brigadeiro

Ingredientes:

Para o carpaccioBrigadeiro de colherMorango em fatiasSorvete de Creme

Cobertura para sorvete, sabor chocolate

Para o brigadeiro4 latas de leite condensado2 latas da mesma medida de leite7 colheres (sopa) de chocolate em pó
200g de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Para o brigadeiro
Em uma panela coloque a manteiga, o leite condensado, o leite e o chocolate em pó. Mexa de 30 a 40 minutos em fogo alto, depois diminua o fogo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo, passe para uma travessa untada com manteiga.
Para o carpaccio
Pique os morangos em finas fatias e reserve. Coloque 1 e ½ colher de sopa de brigadeiro até cobrir a base do prato de sobremesa e distribua as lâminas de morango por cima. No centro, coloque uma bola de sorvete de creme e decore com calda de chocolate.

Brigabrownie


Ingredientes:

Para o brownie
6 colheres (sopa) bem cheias de margarina sem sal3/4 xícara (chá) achocolatado1/2 xícara (chá) chocolate em pó1 1/4 xícara (chá) farinha de trigo2 xícara (chá) açúcar4 ovos2 pitadas de sal1 colheres (chá) extrato ou essência de baunilha1 tablete de chocolate meioamargo picado em cubinhos½ xícara ( chá) de nozes picadas (ou castanhas de caju granulada)

Para o brigadeiro
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina sem sal
7 colheres de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó


Modo de Preparo:

Para o brownie
Misture os ovos e o açúcar e depois agregue todos os ingredientes até formar um creme uniforme. Despeje numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio por 40 minutos. O brownie está pronto quando a parte de cima está levemente corada e ao se espetar um palito o mesmo está levemente úmido (devido ao chocolate derretido) 

Para o brigadeiro

Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela


Tacinhas de brigadeiro com passas ao rum e colherinha de tuile




Ingredientes:

Para o brigadeiro1 lata de leite condensado1 colher (sopa) rasa de manteiga4 colheres (sopa) de cacau em pó100ml de creme de leite1 colher (sopa) bem cheia de passas pretas picadas2 colheres (sopa) de rumPapel filme

Para a colherinha
 100g de manteiga em ponto de pomada (mole, mas não derretida)100g de açúcar de confeiteiro100g de clara100g de farinhaMolde em formato de colher (ou uma colher de plástico) Silpat


Modo de Preparo:

Para o brigadeiro
Coloque as passas picadas de molho no rum e reserve. Misture o creme de leite com o cacau até diluir bem. Coloque o leite condensado, a manteiga e a mistura de cacau na panela, e leve ao fogo. Retire quando estiver em ponto de brigadeiro bem mole. Acrescente as passas e o restinho de rum e misture. Conserve na geladeira com papel filme grudado na superfície.

Para a colherinha de tuile
 
Bata a manteiga para que fique bem mole, junte o açúcar e a farinha peneirados e, por último, as claras em temperatura ambiente. Misture suavemente com batedor (fouet) e deixe a massa repousar na geladeira. Se não descansar a massa encolhe quando assa. Coloque o molde sobre um silpat e espalhe a massa com uma espátula, formando uma camada bem fina. Retire o molde. Leve ao forno a 180 graus até dourar. Retire com uma espátula e guarde em pote fechado.
Para servir

Coloque o brigadeiro em potinhos. Decore com chocolate ralado com o zester. Espete uma colher e serva com mais uma colher ao lado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário