domingo, 4 de setembro de 2011

É possível demonstrar interesse e ser natural?

 
Dúvidas  giram em torno da seguinte questão: Como agir no início dos encontros? Devemos ser mais incisivos? Devemos mostrar quando desejamos mais? É melhor esperar e ter mais calma? Que atitude elas esperam que tomemos?

O início de qualquer vínculo é sempre muito delicado, por ser apenas o início não se configura como uma relação e sim primeiros encontros, quando ainda se conhece pouco sobre o outro, sobre sua personalidade, valores, características.

Não existe uma regra comum a todos sobre até que ponto a dupla deve ir em um primeiro encontro ou nos primeiros encontros, o ideal é que seja uma decisão construída a dois e dentro de um ritmo confortável e seguro.
Tenho percebido por parte, em especial, das mulheres um certo incômodo quando o assunto é esse. Temem não serem aceitas ou receiam não despertar o interesse pleno do companheiro pelo fato de não terem aceito logo de início uma proposta de intimidade maior. Vejo pelo lado de alguns homens uma certa urgência em apressar os passos e dessa forma também revelam algum nível de insegurança como se precisassem mostrar do que são capazes ou já terem o terreno demarcado. Percebo também duplas onde essa dúvida não surge e fluem bem sem maiores conflitos.

E é exatamente pelo fato de não existir regra nessa seara que muitos ficam sem saber como agir ou reagir às investidas. Uma relação tende a ter maior possibilidade de sucesso quando há desde o início (fora a "química" e a empatia) um clima de entrosamento, fluidez, percepção do outro, cuidado. Todos, tanto homens quanto mulheres, gostam de se sentir interessantes e desejados por seu companheiro. O que, entretanto, vejo acontecer por meio das queixas de muitas mulheres é que alguns homens nos primeiros encontros se tornam pouco cuidadosos quando, apesar de mostrarem seu desejo, não respeitam ou se mostram decepcionados quando é imposto um limite aos seus impulsos.

É importante compreender que para muitas mulheres, não necessariamente todas, o entrosamento emocional é de início muito mais valorizado e é ele quem abrirá caminho para uma maior intimidade entre a dupla. Vejo, através de inúmeros testemunhos, que muitas se sentem inseguras quando agem contra o que esperavam de si inicialmente e no dia seguinte se tornam duvidosas, inseguras e temerosas se agiram corretamente ou se houve uma precipitação que levará ao desinteresse do homem por elas.

Talvez a única regra que caiba nesse momento quando os homens tiverem dúvidas de como agir seja considerar o que elas mostram e se estão confortáveis ou não. Algumas serão claras e objetivas e não se sentirão abaladas ou inseguras por colocarem limites num determinado momento. Outras, por insegurança e receio em não serem interessantes darão sinais menos claros, mas que devem ser considerados.

Uma relação para ser boa não precisa ser definida no primeiro encontro, todo vínculo é uma construção e o que mais importa é que os dois se sintam interessantes, desejados e confiantes. Portanto, minha sugestão quando estiverem em dúvida do que fazer é que mostrem seu interesse não apenas físico, mas priorizando também e acima de tudo a conversa, o toque, o olhar, a alegria que naturalmente aparece quando se está feliz ao lado de alguém, enfim, pelas infinitas trocas que acontecem quando estão juntos. Avançar o sinal, como muitos dizem, não é sinônimo de um homem seguro e confiante, ao contrário, algumas vezes a insistência pode ser vista como insegurança, imaturidade e desrespeito.

Para uma mulher, um homem será mais interessante sempre que se apresentar firme e seguro de seu potencial por meio da sua autoconfiança, do seu cuidado e da sua capacidade em usufruir de momentos prazerosos junto de seu par, compreendendo que para uma mulher os primeiros encontros são melhores sempre que vivenciados em sintonia entre o que elas sentem, esperam e recebem de seu companheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário