quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As novas estrelas da joalheria


Gemas até então pouco usadas conquistam os designers e aliam modernidade e requinte em peças sofisticadas


Diamantes são os melhores amigos de qualquer mulher. Rubis, safiras e esmeraldas, também. Mas, atualmente, outras pedras igualmente brilhantes, mas pouco conhecidas, estão ganhando espaço nas vitrines da alta joalheria – e conquistando os corações femininos.
Caso da alexandrita, da rubelita, da rodonita, da dumortierita e da amazonita, sem falar do citrino, da turmalina e do topázio, apenas para citar algumas. Além de cores novas, essas gemas oferecem uma grande variação de transparência e tonalidades, podendo de combinadas entre si ou com as tradicionais pedras preciosas.

Cada vez mais importantes, essas gemas coradas (como são chamadas) estão se tornando estrelas na alta joalheria. “As pessoas estão investindo em joias que sigam tendências de moda”, opina Jane Gama, gemóloga do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). “Apesar de as pedras tradicionais ainda serem muito procuradas, elas deixam o visual muito clássico, com poucas opções de visual”.
Conhecida por suas coleções com cores vivas, a joalheria The Graces faz uso pesado dessas pedras diferenciadas. Para se ter uma ideia, é comum buscarem mais de 30 tonalidades diferentes a cada coleção lançada. “Na linha Candy, por exemplo, nos inspiramos nas cores dos pirulitos infantis e usamos o amarelo do citrino, o verde do quartzo limão e o rosa da rodocrozita”, afirma Susi Jong, diretora de marketing da grife.

Outras coleções com pedras diferenciadas foram a Queensland (com ametistas, apatitas, diamantes e amazonita, em tom verde-água) e a Attitude (que leva quartzo murion, diamantes e rubelita, no tom vermelho rosado).
Adepta do uso desse tipo de matéria-prima, a designer Elisabete Gaspar não deixa faltar em seu ateliê gemas como a dumortierita (azul), iolita (violeta), rodonita (vermelho leitoso), nefrita (verde vivo) e andaluzita (dourada). “O uso dessas novas’ pedras ampliou muito o espaço para criar”, afirma ela, que busca inspiração em feiras internacionais e nas grandes semanas da moda mundial.




 

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