quarta-feira, 4 de maio de 2011

Museu de cabelos na Turquia

Considerado como um dos mais estranhos museus do mundo, o Museu de cabelo de Avanos, na Capadócia (Turquia), reúne aproximadamente 16 mil amostras de cabelo feminino, todas espalhadas pelo teto e pelas paredes.




Desde 3000 aC, Avanos ficou conhecida por sua cerâmica de alta qualidade, feita a partir da lama rica em minerais do Rio Vermelho, mas nos últimos anos, a cidade tem sido quase sempre mencionada em relação a um museu único de cabelos criado pelo oleiro turco Chez Galip. O estabelecimento incomum, localizada na loja de cerâmica de Galip, é preenchido com amostras de cabelo de mais de 16.000 mulheres. As paredes, teto e todas as outras superfícies, com exceção do piso, são cobertas com mechas de cabelo das diferentes mulheres que visitaram este lugar, e pedaços de papel com endereços sobre elas.

A história diz que o museu foi iniciada há 30 anos atrás, quando um dos amigos de Galip teve que deixar Avanos, e ele estava muito triste. Para deixar-lhe algo como lembrança, a mulher do amigo cortou um pedaço do cabelo dela e deu para o oleiro. Desde então, as mulheres que visitaram o local e ouviram a história deram-lhe um pedaço de seu cabelo e seu endereço completo. Ao longo dos anos, ele acumulou uma impressionante coleção de mais de 16.000 cabelos de cores diferentes, de mulheres de todo o mundo.

O Museu de cabelo não tem uma taxa de entrada, e as mulheres não têm de doar o seu cabelo, mas se quiserem fazer isso, tesoura, fita adesiva, canetas, papel e percevejos são fornecidos.








 

E quando a gente acha que já viu de tudo...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário