quinta-feira, 19 de maio de 2011

Empresas lançam o primeiro supercomputador pessoal no Brasil


divulgação Supercomputador Nvidia

Conheça o supercomputador brasileiro que faz o trabalho de 10 mil deskops reunidos
Surgida da parceria entre a UNESP e a Intel, essa máquina pode processar trilhões de cálculos por segundo, feitos por 736 processadores quad-core


A Nvidia anunciou nesta segunda-feira (16/5) o lançamento do primeiro supercomputador pessoal do Brasil, voltado para áreas de pesquisas físicas e biológicas que demandam máquinas com alto poder de processamento. Chamado de HPCBox, o equipamento pode ter até quatro processadores e chegará ao país com um preço estimado entre R$ 35 mil e R$ 65 mil.

O aparelho estava até agora restrito a supercomputadores de grande porte e possui processadores da linha Tesla C2050 e C2070, disponíveis em computadores como o chinês Tianhe-1A, o primeiro no ranking dos Top 500 super computadores.

Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla da NVIDIA é capaz de gerar um poder de processamento de 1 Teraflop, o que equivale a 1 trilhão de cálculos por segundo. É possível disponibilizar até 4 teraflops no modelo de supercomputador pessoal.

O HPCBox será comercializado sob encomenda em todo o país e possui, em média, 100 vezes mais poder de processamento quando comparado a PCs comuns em sua configuração máxima. Entre as áreas que podem beneficiar seus trabalhos com a máquina, estão sequenciamento genético, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica (perfil do uso do solo, exploração de petróleo e gás).


De acordo com o diretor de tecnologia da SMB-Sunset, Edouard Kutchukian, a empresa deseja colocar pelo menos 50 desses aparelhos em circulação no país até o final de 2011 e 150 até o fim de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário