sábado, 31 de dezembro de 2011

Seis atitudes para conquistar um amor

Mostrar confiança dá mais resultado que reclamar. Descubra o que você pode estar fazendo de errado

como seduzir um homem 300x200 photo
As mulheres solteiras reclamam: “falta homem no mercado”, “eles não querem nada sério”, “todo mundo já está comprometido”. Quem nunca ouviu alguma dessas frases? Apesar das dificuldades reais e até da falta de sorte para encontrar um namorado, posturas individuais também influenciam no sucesso da conquista.
Colecionar queixas, ser ansiosa ou ter uma rotina muito rígida atrapalha a vida das solteiras. “O amor combina muito mais com atitudes corajosas do que com as intermináveis repetições”, aponta Sérgio Savian, psicólogo e expert em relacionamentos. Segundo ele, tudo fica mais fácil quando o amor acontece sem pressa. “Forçar a barra, ficar desesperada, reclamar dos homens, reclamar da vida, cobrar amor, tudo isso não funciona”, adverte.
O escritor Fabricio Carpinejar, autor de livros como "Canalha!" (Bertrand Brasil) e "Diário de um Apaixonado" (Mercuryo Jovem), é ainda mais crítico. Segundo ele, o “coitadismo” esconde uma preguiça de se relacionar. Já a busca eterna pelo cara perfeito acaba boicotando a vida amorosa de muitas mulheres, que adotam atitudes que sabotam qualquer possibilidade de envolvimento.

Com a ajuda de Carpinejar e Savian listei seis mudanças que podem redirecionar a sua vida sentimental:

 Fuja da rotina
Fica difícil encontrar um cara legal se você está restrita ao mesmo grupinho de amigos ou vai sempre aos mesmos lugares. Para fugir dessa rotina é recomendável conhecer novos ambientes e pessoas. Que tal entrar em um curso ou até trocar de academia? “Você fica em sintonia com o amor quando se dispõe a experimentar novas formas de viver”, aponta Savian.


Segure a onda
Mesmo que você esteja animada ao conhecer um homem lindo e incrível, contenha um pouco a empolgação e evite declarações de amor logo no terceiro encontro. “Com os pés no chão você espera um tempo para verificar até que ponto estava certa ou não em suas percepções, em seus sentimentos”, aconselha Savian. “Uma coisa é você se apaixonar, projetando no outro a sua carência, o seu desejo. Outra é você desenvolver uma relação amorosa”, completa.

Cheiro de desespero
Mulheres que estão focadas demais em encontrar um parceiro podem afugentar qualquer pretendente. Olhar de caçadora na balada ou insinuações constantes para chamar a atenção não garantem nada. “No geral, os homens se assustam com mulheres muito afoitas”, aponta Savian. Alguém vai te convidar para sair porque quer, e não porque recebeu várias mensagens suas.

Ninguém é perfeito
O homem ideal é bonito, bem sucedido, gosta de rock e tem casa própria? Cuidado ao estabelecer logo de cara padrões altos e inatingíveis. Para Savian, quem acredita em perfeição vive em um mundo de ilusões. “Todo mundo está muito exigente consigo mesmo e com os outros. Só é possível amar se você entrar em contato com seu lado vulnerável e ao mesmo tempo aceitar que os outros e o próprio relacionamento são imperfeitos”, esclarece Savian.

A importância da autoanálise
Muito é esperado de um parceiro em potencial, mas o que será que podemos oferecer em um relacionamento? Lembrar das próprias qualidades e ser uma companhia agradável é fundamental. Savian propõe uma autoanálise: “Se você quer um cara legal pergunte-se se você está sendo legal com ele. Por que um homem assim iria se apaixonar por você? O que você tem de especial?”, diz.

Tenha menos medo
Amar também significa correr o risco de se machucar. Para Carpinejar, as reclamações e desilusões podem esconder um medo que muitas mulheres têm de encarar que não há garantia de êxito em uma relação. “Quem fica escolhendo muito não quer ter o trabalho de amar. Porque é cansativo gostar de alguém, aproximar-se, depois sair algumas vezes e talvez se decepcionar. Aí algumas pessoas preferem dizer que ninguém as quer”, analisa ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário