segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

As praias mais badaladas das capitais

Se você gosta da combinação agito, sol e mar, confira as praias mais badaladas do País
Nem todo mundo consegue - ou deseja - aproveitar a estação mais quente do ano em uma praia tranquila e paradisíaca, afastada dos grandes centros urbanos. As praias mais frequentadas das capitais brasileiras são cheias – sim, você não pode se irritar com a dificuldade em encontrar um lugar para estacionar o carro – mas, em compensação, oferecem estrutura aos banhistas: bares, restaurantes, hotéis e banheiros. Listamos diversas opções para aqueles que gostam de combinar agito, diversão, sol e mar.

NORDESTE
PERNAMBUCO
Praia de Boa Viagem, em Recife
A praia mais famosa do Recife tem cerca de sete quilômetros de extensão e fica entre a Praia do Pina e as praias de Piedade. Cartão-postal da capital pernambucana, Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, de onde vem o nome da cidade. Eles aparecem na maré baixa e formam piscinas naturais. Na maré cheia, ficam cobertos pela água. Por causa da grande incidência de tubarões, o surfe está proibido e os mergulhos só devem ser feitos nas áreas protegidas pelos recifes naturais.
A área mais movimentada da Praia de Boa Viagem é a central, entre as ruas Félix de Brito e Melo e Antônio Falcão, ponto mais frequentado pelos turistas hospedados nos hotéis da região. No calçadão, há quiosques padronizados, pista de Cooper, chuveiros, quadras de vôlei, além de equipamentos para a prática de exercícios físicos.

CEARÁ
Praia do Futuro, em Fortaleza
Com cerca de oito quilômetros de extensão (dos 25 da orla de Fortaleza), a Praia do Futuro é a mais badalada da capital cearense. Cheia de barracas que vendem frutos do mar, delícias da gastronomia local e bebidas, a praia está repleta de dunas e coqueiros. Entre as barracas, destaque para a estrutura da Itapariká, com 10 mil metros quadrados de área, com playground infantil, e para a Cabumba, point GLS.
A 11 quilômetros do centro de Fortaleza, a Praia do Futuro também é point de baladas noturnas. Nas noites de quinta-feira, acontecem shows de humor e de forró, assim como algumas festas com DJs. Uma das barracas que tem programação noturna é a Marulho, que durante o dia faz a alegria das crianças por oferecer um miniparque aquático.

SERGIPE
Refúgio, em Aracaju
A praia mais badalada de Aracaju é a do Refúgio, um pouco mais afastada do centro. E o melhor: é característica da capital sergipana ter praias tão coladas que fica difícil saber quando termina uma e começa a outra. Por isso, pertinho do agito do Refúgio, o turista tem ao seu dispor outras praias, como Robalo, Aruana, Mosqueiro e Atalaia. Quem visita uma pode conhecer todas.
Na Praia do Refúgio, o grande destaque é o Bar Parati, bar e restaurante com uma estrutura incrível muito procurado por moradores e turistas. Equipado com banheiros limpos, parque infantil e sistema de campainha para chamar os garçons, ele é o mais disputado. O lazer nessa área é garantido não por quiosques de praia, mas por bares e restaurantes com uma grande estrutura.

PARAÍBA
Tambaú, em João Pessoa
Nos 35 quilômetros da avenida beira-mar de João Pessoa, cheia de belas praias, a mais badalada é a de Tambaú. O movimento constante pode ser justificado pela proximidade da praia com muitos hotéis. Prepare os ouvidos, porque, para atrair turistas, praticamente todas as barracas têm trilha sonora. No começo da manhã e no final da tarde, o calçadão de Tambaú também é o mais disputado para caminhadas e corridas. Entre os bares que também tem programação noturna está a Cervejaria do Índio (Tel.: 83 3227-0070).
Apesar de todo o agito, Tambaú é o ponto de partida para um passeio maravilhoso e calmo, até as piscinas naturais do conjunto de corais de Picãozinho, localizados a cerca de 700 metros da costa. O passeio dura cerca de quatro horas e é feito em barcos-restaurantes.

RIO GRANDE DO NORTE
Ponta Negra, em Natal
Com quatro quilômetros de extensão, Ponta Negra atrai banhistas, surfistas e muita gente bonita. Belíssima, a praia tem como maior cartão-postal o Morro do Careca, duna de 120 metros de altura e com acesso fechado.
Desde os anos 90, a fama da praia, que antes era apenas local de trabalho de pescadores nativos, começou a crescer, transformando-a em point na capital do Rio Grande do Norte. Hotéis e pousadas invadiram a região de Ponta Negra. Atualmente o bairro, que leva o mesmo nome da praia, também oferece muitas opções de bares, restaurantes, boates, shoppings e lojas.

ALAGOAS
Pajuçara, em Maceió
Movimentada e muito procurada por turistas e moradores, Pajuçara também é point de mergulhadores. Protegida por um conjunto de corais, a praia oferece um cenário belíssimo de piscina natural, quando a maré está baixa. Os coqueiros também completam a bela paisagem. Pajuçara é ponto de partida do famoso passeio de jangada pelas lindas águas azuis do mar de Maceió. As jangadas levam os turistas até as piscinas naturais, situadas a cerca de dois quilômetros da costa.
Quem ficar na praia conta com uma estrutura de bares, chuveiros, pista de cooper e ciclovia. Outra opção de passeio em Pajuçara é a tradicional feirinha de artesanato. Ela acontece diariamente, das 9 às 23h, à beira-mar e com a presença de cerca de 200 expositores.

BAHIA
Ipitanga, em Salvador
As praias de Salvador sofreram uma mudança radical em 2010, com a derrubada das barracas, determinada pela Justiça Federal. Mesmo com o abalo, a praia de Ipitanga continua muito badalada. A praia fica na divisa com o município de Lauro de Freitas e as barracas cadastradas na cidade vizinha conseguiram se “salvar”.
O pedaço de Ipitanga conhecido como Aleluia é o mais animado. O mar tem muitas ondas, mas também há trechos calmos, onde se formam piscinas naturais. Elas fazem a alegria de crianças e adultos.

MARANHÃO
Praia de São Marcos, em São Luís
A aproximadamente quatro quilômetros do centro de São Luís, a Praia de São Marcos é a preferida dos jovens da capital maranhense. Durante a semana fica vazia, mas é disputadíssima aos sábados e domingos. Os surfistas também frequentam bastante a praia, pois lá estão as melhores ondas da cidade.
Apesar de ficar em uma avenida, as dunas cobertas por vegetação ainda compõe a maior parte da paisagem. Não há hotéis ou outro tipo de estabelecimento comercial neste pedaço de praia, somente na vizinha Calhau. Os bares ficam no calçadão, padronizados, e abrem também à noite, alguns com programação musical. Destaque para o L’Apero e para o Oásis, além do Marlene, point GLS.

SUDESTE
RIO DE JANEIRO
Copacabana, no Rio de Janeiro
A princesinha do mar é a praia mais famosa do Brasil e apontada por muitos como a mais famosa do mundo. É em suas areias lotadas que o verão do Rio de Janeiro vira cartão-postal e também serve de palco ao réveillon mais famoso do país. Copacabana oferece barracas padronizadas, assim como banheiros subterrâneos bem equipados, onde é possível até tomar banho (com cobrança de taxa).
O famoso calçadão na avenida Atlântica, famoso e estampado em paredes, souvenires e cangas que desfilam pelo bairro, é cenário de um passeio delicioso seja de manhã, de tarde ou a noite. Vale também conhecer o Forte de Copacabana, no final da praia. Um pouco antes, na altura do posto 6, perto da esquina das avenidas Atlântica e Rainha Elizabeth, fica a famosa estátua de Carlos Drummond de Andrade, instalada ali em 2001.

ESPÍRITO SANTO
Praia de Camburi, em Vitória
Única praia que fica na área continental de Vitória, a Praia de Camburi fica no norte da cidade. Com seis quilômetros de extensão, a praia é totalmente urbanizada e arborizada. Muito procurada para caminhadas, a orla é bem iluminada. No começo, há um monumento em homenagem a Iemanjá.
Além das caminhadas, o calçadão é muito usado também para corridas (há pista específica), passeios de bicicleta, skate e patins. Já que o assunto é praia, o mar de Camburi é considerado ideal para velejar, atraindo adeptos de windsurfe, kitesurfe e passeios de veleiro.

SUL
SANTA CATARINA
Joaquina, em Florianópolis
Chamada carinhosamente de “Joaca” pelos seus frequentadores, a Joaquina começou a ganhar fama nos anos 70, quando surfistas começaram a aparecer por lá para pegar ondas. Hoje em dia, é reduto de gente bonita, inclusive durante a noite, graças à iluminação noturna.
Localizada no leste da ilha de Florianópolis, a Joaquina oferece uma ótima estrutura para os banhistas, com chuveiros públicos, banheiros, salva-vidas, loja de artesanato, estacionamento (inclusive, para ônibus de excursão), bares, restaurantes e hotéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário