sábado, 20 de abril de 2013

Brinquedos só de meninos e brinquedos só de meninas - um retrocesso


Ao serem "proibidos" de brincar de cuidar de bichinhos e bonecas, os meninos podem virar homens que não lavam louça, não trocam fralda...

O diálogo que reproduzo abaixo aconteceu há umas duas semanas, em uma loja de brinquedos. Eu tinha acabado de deixar o Theo comprar um kit de montar, que vinha com um gato e um pratinho com um peixe. Estávamos no caixa pagando quando...

Atendente: - "É pra ele?"
Eu: É...
Atendente: "É que esse é de menina".  
Theo: "Ah, por que é de menina, mãe?" 
Eu: "Exato. Não sei, filho. Por quê?"
Atendente: "Ah... É porque tem esse gato... Olha, ele não gosta de samurai. Você não gosta? Olha esse de samurai"
Theo: "Gosto... Mas é que eu querio (sic) o do gato e do peixe"
Eu: "Filho, é claro que você pode levar esse. Moça, não entendi qual o problema do gato. Menino não pode gostar de gato, só de espada e de luta?
Atendente: "Pode, claro. É que eles falam pra gente explicar isso para os cliente. E não sei se a sra. está vendo, mas ele tem esse lacinho..."

Sério?!
- Meninos não podem brincar com gatas fêmeas, somente com gatos machos.
- Meninos não podem nunca brincar com gatinhos, só com caubóis, carrinhos e soldados.
- Meninos não podem encostar em nenhum brinquedo rosa.
- Meninos não podem gostar de brinquedos fofos, só de luta, sangue e corrida.
- Meninos que gostam de brincar com gatinhos e gatinhas fofas, inclusive as de laço rosa da cabeça, têm maior potencial de virarem gays. 

Com todas essas barbaridades na cabeça, resolvi dar mais uma arriscada. 
Eu: Filho, você quer o do gato ou o do samurai?
Theo:  O do gato, mãe.
Eu: Yes! (pensei)

Dias depois, fui pagar meu pão na chapa no caixa da padaria. E vi que o famoso chocolate com brinde agora é dividido entre, advinhe: caixa azul para meninos e caixa rosa para meninas.  

Saí de lá pensando no gato com laço na cabeça, no samurai, nos brindes do chocolate.

Como é difícil educar nossos filhos para promoverem uma sociedade igualitária e sem preconceito num país como esse, em que meninos "só podem" brincar com espadas e meninas, com animais fofinhos e coisas rosas.
Sem poderem brincar de cuidar de gatinhos, de bonecas e de cozinhar, o que vai acontecer com esses meninos? Acho, de verdade, que eles vão se transformar em homens machistas, que não cuidam de casa, nem dos filhos... que só trocam a fralda do bebê se for de xixi... que acham que é papel só da mulher ficar com a barriga encostada na pia e no fogão.

Me desculpem, mas não é esse mundo que quero para o Theo e pra Liz. Por isso, ela vai continuar a brincar de carrinho e outros "brinquedos de menino". E ele vai seguir cuidando do gatinho de laço cor-de-rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário