sexta-feira, 19 de abril de 2013

A LEI DE AÇÃO E REAÇÃO OU LEI DE CAUSA E EFEITO OU AINDA LEI DO "CARMA”.



Nas filosofias Hinduísta, o termo “Carma” define o conjunto das ações dos homens e suas consequências tão usados entre os espiritualistas e que tem relação particularmente com as vidas passadas. Liga-se o CARMA às diversas teorias de transmigração, e por meio dele se definem as noções de destino, do desejo como força geradora do destino, e do encadeamento necessário, por força desses dois fatores, entre os diversos momentos da vida dos homens. 
O Criador lança as almas na corrente da evolução dos mundos físicos. Essas almas apreciam as lições da vida humana, sofrem as injunções da própria morada terrena e consolidam as linhas demarcatórias da sua existência real no seio da consciência cósmica.
O "Carma", em seu sentido mais específico, registra as ações da alma desde o momento em que ela é criada e principia a sentir-se dentro do seio do Criador e, embora sem poder desprender-se da Divindade Criadora, já se distingue como uma consciência individual existente à parte. Os Hindus são os que mais empregam o vocábulo Carma, como mais apropriado para designar a ação e o seu efeito correspondente nas vidas sucessivas na Terra. Para eles, toda ação é Carma; qualquer trabalho ou pensamento que produzir algum efeito posterior à uma ação, também é Carma.
O "determinismo" do mundo material interfere com a liberdade dos atos. Ninguém pode impedir as ações da Natureza — as Forças Ativas estabelecidas pelo Criador, conservam a ordem natural de tudo quanto existe — Mas em que sentido é livre o espírito humano? A liberdade de decidir e agir conforme a própria vontade existe antes da ação ser executada; iniciado o movimento, o agente, a pessoa que pratica a ação, prende-se aos efeitos da causa que gerou; entra em cena a Lei de Causa e Efeito. Os atos praticados em vidas anteriores trazem prosperidade, boa sorte, fortuna e felicidade ou então trazem desgraças,doenças, miséria, tragédias, em forma proporcional, considerando o bem e o mal que exerceram. Embora pareçam anular o "livre arbítrio", são forças inibidoras originárias sempre dos atos individuais do passado. A lei de Causa e Efeito registra as ações boas ou más. A lei do Carma procede ao balanço das ações registradas e dá ao indivíduo o "saldo" que lhe cabe bom ou mau. O Carma refere-se ao determinismo que interfere em concomitância com o efeito das causas.

Convém lembrar que Jesus muitas vezes advertiu sobre a existência de uma lei disciplinadora do mecanismo de relações entre os seres, e que liga as causas aos seus efeitos correspondentes. Quando afirmou: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”, ou “Cada um há de colher conforme a semeadura” enunciou máximas, conceitos, que não deixam dúvidas de que o espírito há de sofrer sempre os efeitos na esteira das vidas físicas sucessivas, submetido implacavelmente ao determinismo das causas que gerou. Tais conceitos vêm a ser os mesmo da Lei de Causa e Efeito, ou Lei de ação e Reação, enunciadas por estudiosos da Ciência: "Todas as causas geram efeitos futuros de igual intensidade e responsabilidade". Nenhum acaso rege o destino das coisas; é a Lei do Carma que tudo coordena, ajusta e opera. intervém tanto nos fenômenos sutis do mundo microcósmico como na vastidão imensurável do Universo. Ela tem por único objetivo dirigir o aperfeiçoamento incessante de todas as coisas e seres, já previsto nos grandes planos que fundamentam a harmonia da Criação. 


Ezelio Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário