quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As igrejas mais incríveis do mundo

 

Conheça algumas das construções que melhor exploram os estilos arquitetônicos que estiveram em voga com o passar do tempo.

 

Catedral de Cristo Salvador (Moscou, Rússia). Igreja erguida em 1883 para celebrar recuo de tropas napoleônicas. Foi demolida durante o comunismo, depois restaurada. 

Basílica de Santa Maria Del Fiore (Florença, Itália). Símbolo do renascimento italiano, catedral foi projetada por Brunelleschi e ficou pronta em 1436.

 

Catedral de Milão (Milão, Itália). Catedral gótica levou quase seiscentos anos para ser concluída, de 1386 a 1965. É a quarta maior do mundo.

 

Catedral de São Basílio (Moscou, Rússia). A construção de 1561 marca o centro geométrico da cidade. Arquitetura singular não possui semelhantes em todo o país.

 

Basílica de São Pedro (Vaticano). Maior igreja católica tem, no interior, o teto da capela sistina pintado por Michelangelo, entre outras obras-primas. 


Basílica do Sagrado Coração (Paris, França). Concluída em 1914, a igreja se tornou um símbolo de Montmartre, bairro mais alto da capital francesa.

 

Hallgrímskirkja (Reykjavík, Islândia). Igreja luterana concluída em 1986 tem sua arquitetura inspirada nos movimentos da lava de um vulcão.
 
 
Catedral de Colônia (Colônia, Alemanha). Um dos pontos turísticos alemães mais visitados, a igreja gótica levou de 1248 a 1880 para ser concluída. 

Catedral de Alexandre Nevsky (Tallinn, Estônia). A catedral ortodoxa foi erguida em 1900. Abandonada durante ocupação comunista, foi restaurada a partir de 1991.

 

Catedral Metropolitana de Brasília (Brasília, Brasil). Projetada por Oscar Niemeyer, a catedral começou a ser construída em 1958 e levou 12 anos para ser inaugurada.

 

Catedral de São Patrício (Nova York, Estados Unidos). Construída em 1878, a igreja em estilo neogótico é cercada por arranha-céus Nova-iorquinos.   

 

 Igreja em estilo neobizantino foi erguida em homenagem aos russos que libertaram o país do domínio turco-otomano .

 


Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto, Brasil). Um dos principais exemplos do barroco mineiro, igreja teve partes esculpidas por Aleijadinho e pintura do Mestre Ataíde .  

 

Catedral de Notre-Dame (Paris, França). Um dos principais exemplos mundiais da arquitetura gótica, catedral erguida em 1345 esteve presente em filmes e livros.  

 

Basílica de São Marcos (Veneza, Itália). Igreja que fica na icônica Praça de São Marcos abriga as relíquias do santo que homenageia.

 

Templo Expiatória da Sagrada Família (Barcelona, Espanha). Igreja à qual o célebre arquiteto Antoni Gaudí dedicou 40 anos de vida deve ser concluída em 2026.  

 

Abadia de Westminster (Londres, Inglaterra). Igreja construída em 1050 é famosa por abrigar as cerimônias de coroação dos reis e rainhas do Reino Unido. 

 

Catedral de Santa Sofia (Kiev, Ucrânia). Primeiro monumento ucraniano a ser considerado patrimônio histórico pela UNESCO, catedral foi erguida em 1011.  


http://1.bp.blogspot.com/-vMld5KdATL4/UAP1z7SAohI/AAAAAAAAAGg/byXIba64znU/s1600/4Castelo%2Bde%2Bpraga.JPG

Catedral de São Vito (Praga, República Tcheca). Em um dos países menos religiosos do mundo, catedral gótica faz sucesso entre turistas.

 

Catedral de Chartres (Chartres, França). Catedral concluída em 1250 é considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.

 

Santuário das Lajas (Ipiales, Colômbia). Igreja erguida em 1949 foi erguida em local onde fiéis acreditam ter aparecido a Virgem Maria.  

 

Basílica de Santo Antônio de Pádua (Pádua, Itália). Igreja abriga as relíquias de Santo Antônio, que, em seu testamento, pedira a construção do templo.  




Um comentário:

  1. E as Basílicas de Nossa Senhora de Aparecida, no Brasil, e de Nossa Senhora de Guadalupe, no Mexico?

    ResponderExcluir