sábado, 8 de setembro de 2012

Agorafobia


 

Agorafobia é um transtorno que pode ser traduzido como o medo de sentir medo, pois se traduz como o medo de sentir medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão. É uma reação antecipatória. A pessoa sente-se mal por medo de sentir mal e não conseguir sair do meio da multidão e ter o socorro com facilidade. A antecipação a sensação de mal estar pode ser tão forte que o agorafóbico passa por um episódio de pânico, simplesmente por saber que vai estar em uma situação o qual seria difícil sair caso sinta-se mal, como frequentar festas, trens, cinemas, grandes avenidas, engarrafamentos.

Como consequência dos medos, pessoas com este distúrbio possui comportamentos de fuga em relação a locais ou situações “ameaçadoras”, e isso limita cada vez mais a sua qualidade de vida. Atividades simples, como ir ao supermercado, nunca acontecerão, pois o agorafóbico tenderá a pensar de forma obsessiva: “E se eu me sentir mal, quem é que vai estar lá para me ajudar? Como vou conseguir socorro no meio de pessoas desconhecidas?” O simples fato de saber que vai sair de casa pode desencadear sintomas como palpitações, taquicardia, ansiedade, pavor, tremedeira, sensação de desmaio, boca seca, entre outras.
Normalmente, a agorafobia é confundida com a fobia social, mas são perturbações diferentes. Uma pessoa com fobia social tem medo de entrar em um local público e ser reparada e julgada pelas pessoas que ali estão. O agorafóbico, ao contrário, não teme ser avaliado pelas pessoas que frequentam aquele espaço, e sim não ter a quem recorrer caso se sinta mal.

  O agorafóbico tem crises de ansiedade e pavor somente pelo simples fato de saber que vai sair de casa!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário