sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Para Reciclagem

Quando o namoro chega ao fim, é difícil se livrar das sobras da relação. A lembrança dos momentos e da companhia que um dia foram bons provoca muita tristeza. A "dor da perda" não é apenas força de expressão, segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA. O amor "ou a falta dele" doí de verdade. As mesmas áreas do cérebro que reagem ao sofrimento físico são ativadas em casos de rejeição e perda. O alivio só vem depois que conseguimos organizar a pilha de cacos emocionais deixados pelo relacionamento falido. Por isso, é preciso ter calma para revirar os entulhos e fazer a coleta seletiva.

Relacionamento de Papel
Vocês terminam e voltam mil vezes.
De tanto se desdobrar, o namoro ficou cheio de marcas. Até rasgar de vez. A designer gráfica Mariana Siqueira, 25 anos, teve uma experiência assim: "Eu não entendia que ele não queria se envolver". Entre idas e vindas, ficaram 3 anos juntos. Tanta instabilidade desgastava. nem sempre conseguimos perceber, mais alguns sinais deixam claro que uma relação não tem ais futuro: "falta de respeito e admiração são sinais evidentes", diz a psicoterapeuta Lucia Rosemberg, de São Paulo. "Quando há mais frustração do que prazer, significa que o amor acabou", completa Mariana. Mariana aprendeu com a situação: "Agora sei identificar quando um relacionamento não tem futuro, não vou mais perder meu tempo".

Relacionamento de Metal
Foi apenas superficial.
O namoro acabou com a mesma facilidade com que se amassa uma latinha de refrigerante. O namorado da médica Bianca Dias, 25 anos, era uma incógnita: "As vezes ele queria ficar comigo, outras preferia estar sozinho (ou com a ex). Percebi que eu não queria alguém tão indeciso ao meu lado". E ela estava certíssima. "Agora tentarei me envolver somente se sentir que ele também não tem dúvidas de que quer manter algo sério comigo", diz Bianca. "Nesse caso, o melhor a fazer é não deixar a ferrugem de outra pessoa tirar o seu brilho", afirma a psicologa Lisette Weissmann, de São Paulo.

Relacionamento de Plástico
Sucumbiu à pressão de fatores externos.
Assim como o plástico não resiste ao calor, seu namoro não suportou a interferência "dos outros". A estudante de direito Camila Dias, 21 anos, conta que se incomodava com o fato de o ex-namorado nunca querer sair com os amigos dela. "E, quando topava, ele ficava bêbado e começava a brigar. Depois de um tempo, fui deixando de lado. Ele via mais os amigos do que a mim". A relação durou 2 anos e 7 meses. "Foi bom para aprender que não posso me anular em função do outro". Manter um relacionamento dá trabalho. "Administrar o tempo e fazer concessões é fundamental", diz Lucia. Mas, para isso, os dois têm de estar dispostos. Amor só não basta. É preciso haver admiração e dedicação.

Relacionamento de Vidro
Foi duradouro, gostoso e com ótimas lembranças
A relação era solida e transparente. Porque acabou? No caso do namoro de 5 anos da relações-públicas Ana Luiza Rijo, 24 anos, os objetivos e interesses em comum foram desaparecendo. "Com o passar do tempo, parecíamos mais dois amigos. O que a gente viveu foi muito intenso e bonito. Mas teve seu momento", diz Ana. Porém, o fato de terminarem não impediu que eles mantivessem contato. Nem diminuiu o carinho mútuo. Desses namoros que só fazem a gente pensar nas boas lembranças, vale a pena guardar alguns caquinhos. "Aprendemos com qualquer relacionamento. Mas, quando os sentimentos se transformam e o amor vira amizade, a lição que fica é se tornar capaz de reconhecer esse fim", diz Lisette.

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
Seja ecologicamente correta na hora de dar um basta ao seu relacionamento. Aplique as três regrinhas básicas e separe o que é reciclável daquilo que deve virar adubo:

1. Reduza o drama.
O que faz a dor ir embora é o tempo. Enquanto ele demooora a passar, pode chorar. Mas não precisa usar sete caixas de lenço por semana. Procure outras atividades para ocupar a cabeça: saia com as amigas, faça um curso, etc. E acredite: seu ex não é o ultimo homem da face da Terra.
2. Reutilize as experiências boas.
Use o tempo pós-término para avaliar o que a extinta relação trouxe de aprendizado útil para a sua vida. Não só para o próximo namoro: uma banda, um lugar ou uma comida que ele tenha lhe apresentado por exemplo.
3. Recicle seu comportamento.
Separe tudo que você não vai mais usar mas que pode ser transformado (ciúme, insegurança, intolerância). Veja qual é a melhor lixeira para depositar as sobras.

O QUE DEVE IR DIRETO PARA O ATERRO
1. Ofensas.
Principalmente aquilo que foi dito em momentos de raiva. No calor das brigas, as pessoas falam coisas que não deviam. Depois não conseguem voltar atrás.
2. Nostalgia.
Não fique presa às recordações. Acreditar que a felicidade está no futuro ou no passado é uma ilusão. Portanto, foco no agora!
3. Decepção.
Especialmente quando o motivo da separação envolve uma desilusão muito grande, como uma traição ou violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário