terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Por que as pessoas desmaiam de emoção?

Neurologista explica o que acontece com o corpo sob forte medo, alegria, tristeza ou susto

 

Neste domingo (25), Faustão virou notícia nas redes sociais. Durante um quadro em que o apresentador reuniu mãe e filha afastadas durante 50 anos, uma das mulheres desmaiou .

A reação é comum em momentos de forte emoção, seja ela alegria, tristeza ou medo. Perder os sentidos, inclusive, faz parte do sistema de defesa do organismo.

“O fluxo sanguíneo não consegue atingir e irrigar o cérebro de forma eficiente e homogênea. Sem sangue suficiente, a pessoa desmaia”, explica a neurologista Valéria Santoro Bahia, do grupo de neurologia cognitiva e envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia.

Com a perda de consciência, a pessoa cai e fica na posição horizontal. “Assim, o sangue não precisa mais vencer a gravidade para circular, voltando ao normal mais facilmente”, diz Valéria. Por isso, é importante manter a pessoa nessa posição e não tentar levantá-la. A médica recomenda deixar a pessoa deitada até que ela se sinta melhor e recobre os sentidos totalmente. 

Além do estado emocional, as causas do desmaio são variadas e estão ligadas a fatores como a alimentação (baixo nível de açúcar no sangue e falta de comida no organismo) nervosismo, (situação de pânico), atividades diárias (cansaço, excesso de tempo em pé, ambientes sem ventilação), dor intensa e problemas de saúde como acidentes e distúrbios cardíacos.
Em geral, a pessoa recupera a consciência em 40 segundos. Se passar disso, ela deve ser imediatamente encaminhada a um hospital. “O desmaio sem motivo aparente é um evento atípico e deve ser encarado como tal. Portanto, é preciso procurar um médico ou um hospital”, alerta Valéria. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário