sábado, 19 de janeiro de 2013

Obras de 7 mestres

14 de março é Dia Nacional da Poesia. A comemoração foi criada em homenagem ao poeta baiano Castro Alves, no dia de seu aniversário. Para celebrar este gênero literário, a SUPER reuniu obras de 7 autores clássicos de diversas épocas, que você pode ler gratuitamente, pela internet. Todas elas estão sob o domínio público. Se não conseguir ler tudo hoje, não tem problema. O Dia Mundial da Poesia é na próxima quarta-feira, dia 21, e você terá outro bom motivo para conhecer ou relembrar os versos famosos dos mestres da poesia.

1. Homero – Odisseia

  
Se você nunca ouviu falar nesta obra, comece a se preocupar: a Odisseia é um dos poemas líricos mais importantes da história. A trama narra a volta de um navio grego, o Argos, à Grécia. Comandados por Odisseu – entendeu o título? -, os argonautas enfrentam várias divindades mitológicas, monstros e obstáculos. A obra já foi adaptada para a prosa, já virou filme e série de TV.

2. Dante Alighieri – A Divina Comédia

 
 
O italiano Dante Alighieri dividiu sua obra mais famosa em três partes: o Céu, o Inferno e o Purgatório. Isso explica a expressão “inferno de Dante”, que você provavelmente já ouviu. Aliás, as pessoas costumam achar esta parte, que narra a trajetória da alma no além, a mais interessante do livro.

3. Luís de Camões – Os Lusíadas
 
 
Escrito pelo lusitano Luís de Camões, este poema épico buscou sua inspiração na Odisseia para narrar as aventuras de uma frota portuguesa que segue em direção às Índias. No caminho, encontra entidades sobrenaturais, assim como na trama de Homero.

4. Gregório de Matos – Seleção de poemas
 


 
Gregório de Matos tem um apelido que define bem sua obra: Boca do Inferno. Isso porque o poeta brasileiro não poupava ninguém – nem a Igreja escapou -, e usava a poesia para desmascarar a sociedade de fachadas. Seus poemas tinham algum conteúdo erótico também, algo bem ousado na época. Aproveite essa seleção com algumas obras importantes do autor.

5. Castro Alves – O Navio Negreiro

 

Como já falamos no comecinho do post, esta obra é fundamental na poesia brasileira. Castro Alves a escreveu para demonstrar sua indignação com os maus tratos que sofriam os africanos capturados e vendidos como escravos no Brasil. O poeta abolicionista morreu cedo, aos 24 anos.

6. Fernando Pessoa – Poemas de Álvaro de Campos

Fernando Pessoa

Esse você já conhece. Pessoa é um dos poetas mais populares da língua portuguesa. Ele usava diversos heterônimos com histórias de vida e personalidades completamente diferentes da sua para escrever. Nesta seleção de poemas, você tem a oportunidade de conhecer uma delas: Álvaro de Campos, engenheiro português educado na Escócia. Destaque para o poema Tabacaria, de 1929.

7. Olavo Bilac – A Via Láctea

http://super.abril.com.br/blogs/cultura/files/2012/03/olavo-bilac.jpg
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, o poeta, jornalista e tradutor Olavo Bilac é um dos mais importantes autores do Parnasianismo brasileiro – movimento literário que valoriza a forma, o preciosismo das rimas e um vocabulário rebuscado.  A consagração de Bilac como poeta veio com o livro “Poesias”, de 1888, do qual “A Via Láctea” faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário