sábado, 19 de janeiro de 2013

As 10 bibliotecas mais incríveis do mundo


 
"Uma simples visita a biblioteca pode se transformar em uma verdadeira viagem no tempo e espaço. As mais antigas, datadas no século XVI, estão em universidades tradicionais da Europa e contêm, entre outros materiais, coleções reunidas durante séculos por famílias de intelectuais e o Livro de Kells, o mais antigo do mundo."

A biblioteca está localizada na capital da Irlanda, Dublin. É a maior do país, composta por vários edifícios diferentes que abrigam mais de cinco milhões de volumes. O prédio mais antigo, construído em 1592, possui a Early Printed Books Reading Room, que acolhe livros raros e de edição limitada, e a Manuscripts Reading Room, com manuscritos. A obra mais famosa da biblioteca é o Livro de Kells, um manuscrito datado do século VI.

A Biblioteca Geral pertence à Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi fundada em 1537 com o estabelecimento da universidade, e reconstruída em 1725. A menor e mais distinta área da biblioteca é a Biblioteca Joanina, um ícone de arquitetura e beleza. A biblioteca abriga cerca de 250 mil volumes, que abrangem áreas da medicina a filosofia. Por ter sido construída e decorada completamente por artistas portugueses, é um dos monumentos nacionais mais valorizados pelo país ibérico.

Localizada na Johns Hopkins University, em Baltimore, nos Estados Unidos, a biblioteca foi fundada em 1852 e hoje possui mais de 300 mil volumes em seu acervo. Os livros datam desde o século XIX e tratam de assuntos como religião, arte britânica, arquitetura, história, literatura, viagem e linguagens de romance. Já foi descrita como a “catedral dos livros” e é referência da arquitetura neoclássica.

Esta não é, necessariamente, a biblioteca mais linda do mundo, mas com certeza é uma das mais incríveis. A Harvard Library é o conjunto de bibliotecas mais antigo dos Estados Unidos, com seu início marcado no ano de 1638, antes mesmo que os EUA fossem considerados uma nação independente. Contém a maior coleção privada de livros do mundo e a quarta maior coleção de livros no geral, com mais de 15 milhões de obras armazenadas. O maior e mais famoso edifício dessa biblioteca é o Widener Library, que abriga mais de três milhões de volumes, incluindo cópias do primeiro livro impresso, a Bíblia de Gutenberg.

A Biblioteca Nacional do Brasil, também conhecida como Fundação Biblioteca Nacional, foi fundada em 1810 como Real Biblioteca. Passou mais tarde a se chamar Biblioteca Imperial e Pública da Corte e, desde 1876, chama-se Biblioteca Nacional. Ela abriga o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil e é considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca do mundo, sendo atualmente a maior da América Latina. Fica localizada na cidade de Rio de Janeiro e possui mais de nove milhões de itens em seu acervo.

A maior biblioteca do mundo fica localizada Washington, nos Estados Unidos, e possui em seu acervo a incrível marca de mais de 144 milhões de itens, em mais de 470 idiomas. É a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos e a biblioteca de pesquisa do Congresso norte-americano. A Library of Congress foi fundada em 1800. Em 2009 seu acervo foi contado e os resultados indicam a grandiosidade dos números: mais de 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, três milhões de gravações de áudio, mais de cinco milhões de mapas, 16 milhões de microformas e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino.

Antiga Biblioteca de Alexandria
Mesmo não existindo mais, a Biblioteca de Alexandria vale ser citada por seu valor histórico e cultural. Acredita-se que sua fundação aconteceu no início do século III a.C. durante o reinado do faraó Ptolemeu I Sóter. A biblioteca funcionava como um centro de estudos e abrigava jardins, salas de jantar, salas de leitura, anfiteatros de aula com capacidade para cinco mil pessoas e salas de reuniões. Seu modelo arquitetônico ainda serve de exemplo para universidades atuais. As razões para sua destruição são motivos de controvérsias entre os historiadores desde o século XVIII, mas as principais teorias atribuem seu arrasamento ao governador provincial do Egito, Amr ibn al-As, depois da conquista do país em 642 a.C ou a um incêndio causado por Júlio César.

Presenteada pela família Beinecke à Universidade de Yale, nos Estados Unidos, em 1963, a biblioteca é o maior centro de livros e manuscritos raros do mundo. Seu grande destaque é a arquitetura, que se destaca de outras bibliotecas mais tradicionais por ter um forte design moderno com linhas limpas e aparência altamente funcional. A biblioteca é iluminada pela luz artificial e exterior por meio de janelas feitas de mármore translúcido, que protegem as obras dos danos causados pela luz solar sem deixar o ambiente muito escuro ou fechado.

Faz parte da renomada Bodleian Library, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e é a segunda maior do país. Sua construção foi completada em 1749. Em1927, o edifício foi transformado em ambiente de leitura para obras da língua inglesa, história e teologia.

Localizada em Roma, na Itália, a biblioteca pertence à Pontifícia Universidade Lateranense, conhecida como a "Universidade do Papa", já que é conduzida diretamente pela autoridade do papa católico. O edifício principal foi fundado em 1854 reunindo diversas outras bibliotecas menores espalhadas pela cidade. Essas coleções foram transferidas para um novo e moderno edifício em 2007, e incluem diversas coleções papais privadas e mais de 400 mil volumes raros e antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário