segunda-feira, 4 de julho de 2011

Google e Facebook: imagina como é trabalhar nessas empresas?

O site Spectrum IEEE conseguiu infiltrar uma de suas repórteres nas duas maiores e mais populares empresas de tecnologia da atualidade: Google e Facebook. As impressões finais da jornalista Sheila Himmel foram ótimas. Para eles, enquanto o Facebook parece mais uma escola pública (americana, obviamente), o Google é como o campus de um colégio privado.

Segundo a publicação, o Facebook tem suas raízes em Harvard, mas a cultura da empresa está mais para um colégio público (de qualidade, claro). Os prédios ficam em uma área demográfica ligeiramente desgastada. O Google, por outro lado, é a escola privada localizada em uma zona suburbana bem cuidada, que mais parece um mundo paralelo construído especialmente pela companhia. No entanto, tanto o Facebook como o Google oferecem salário e benefícios bem generosos, o que inclui comida de graça sendo oferecida aos funcionário o tempo todo.

Entrada

O site afirma que logo de cara, ao entrar nos escritórios das empresas, é possível perceber diferenças. No saguão do Facebook há centenas de pingos de chocolate Hersheys e um frigobar abastecido com Coca-Cola, além de água com ou sem gás. Os sofás e tapetes estão um pouco desgastados, mas o Spectrum IEEE acredita que eles devem ser substituídos em breve, quando a empresa se mudar para um ambiente maior.  Já na entrada do Google há uma jarra cheia de doces e uma geladeira com sucos e bebidas energéticas. As amplas janelas reduzem a necessidade de luz artificial, o que é motivo de orgulho para a empresa que preza pela sustentabilidade. As cadeiras e sofá são modernos e super atualizados.
 

Área externa


Em torno do campus do Google, que fica em Mountain View (Califórnia), as bicicletas de cores vivas, pequenas rodas e guidão alto dão um ar alegre ao local. A Google testou vários estilos de bikes e estas moderninhas foram as que mais agradaram os funcionários. Por ali, de acordo com o site, os colaboradores pegam suas bicicletas coloridas, jogam seus notebooks na cestinha e andam rumo ao seu destino. Então, eles param a bicicleta perto do local e podem até se esquecer dela. Uma van é que faz o trabalho de pegar as bikes dos mais diversos locais do campus e distribui-las novamente pelos lugares certos.


O Facebook também tem bikes pela sede, mas apenas 20 delas são oferecidas pela companhia para uso dos funcionários. A maioria é levada pelos próprios colaboradores. Mas, segundo o site, a configuração dos edifícios é estranha. Existe um prédio no alto de uma colina que não incentiva muito a utilização das bikes pelos "pilotos" casuais. Já no interior dos escritórios, o piso de cimento é perfeito para deslizar patins, skates e patinetes.


O Facebook teve que disputar espaço para construir escritórios. Em 2009, mudou sua sede - um complexo de prédios espalhados por 14 mil metros quadrados, que pertencia à HP - e então, passou a funcionar no Stanford Research Park. Como as coisas estão indo muito bem para a rede social, a empresa deve mudar novamente de lugar, desta vez para uma área abandonada pela Sun Microsystems, de 23 hectares. Mas, segundo o site, o ritmo frenético de contratações fará com que a companhia compre o terreno vizinho, de 9 hectares, para complementar o espaço. Um tunel deve ligar os dois locais.
De acordo com o site, o próximo campus do Facebook não fica em um local muito atraente. Ele é tão isolado que, durante o período em que a Sun esteve por lá, o espaço ganhou o apelido de "Sun Quentin", uma referência à famosa prisão da Califórnia. Mas, com as reformas, a sede da rede social pode ganhar um ar mais agradável. O Google mudou sua sede para a localização atual em 2003. A empresa, inicialmente, tinha quatro edifícios alugados, que já tinham sido ocupados pela Silicon Graphics, e mais alguns prédios vizinhos que complementavam o campus. Agora o local, conhecido como Googleplex (Complexo do Google), abrange 65 edifícios e 390 mil metros quadrados de escritórios, além de um parque público com ligações para trilhas que ficam lado a lado para a Baía de São Francisco.

Para incentivar ainda mais os funcionários, a empresa assinou um contrato de arrendamento de 17 hectares nas proximidades do parque de pesquisas da NASA para construir casas ao lado da nova sede. Ou seja, eles querem que os colaboradores façam do campus do Google não só um local de trabalho, mas um lar. São tantas as formas de manter os funcionários mais tempo por ali que a empresa também permitiu a entrada de cachorros no escritório, tanto na parte interna como na externa. E, para manter o ambiente limpo, por toda sede há lixos especiais para depositar o cocô dos animais. Fora tudo isso, mesmo no inverno, as duas hortas do campus estão cheinhas de legumes e as árvores carregadas de frutas, que podem ser colhidas do pé a qualquer hora.

Limpeza

A Purple Tie, uma lavanderia do Vale do Silício, presta serviço para as duas empresas. No Facebook existe apenas um lugar para deixar as roupas, mas no Google existe até uma lavanderia grátis com 10 robustas máquinas de lavar e secar. Além disso, toda quarta-feira, uma empresa que lava carros passa no campus para manter os veículos dos funcionários limpos.
 

Moda

Tanto no Google como no Facebook a moda que impera é tipicamente de adolescentes. Diferente dos funcionários da IBM, que usam camisa branca e terno escuro, os colaboradores das duas maiores empresas de tecnologia da atualidade vivem de tênis e calças jeans.

Alguns "Facebookers" vestem a camisa da empresa com orgulho e mesmo quando saem pro Happy Hour mantêm o look da rede social. Já no Google, os funcionários são mais antenados com a moda e abusam de calça skinny e tênis coloridos. Algumas mulheres usam botas de cano alto, sapatilhas e pouquíssimas se arriscam em um salto alto.

Saúde e bem-estar

Quatro centros de fitness, abertos 24 horas por dia e sete dias por semana, são espalhados pelo campus do Google. Além dos equipamentos tradicionais como esteiras, elíptico e pesos, há torneios e competições de outros esportes. O Tênis de mesa e o Badminton são populares, o que reflete a quantidade de funcionários asiáticos que trabalham ali. Há ainda uma quadra de Vôlei de praia e uma piscina de ondas. Massagens também fazem parte do pacote de bem-estar, fora os dois centros de saúde que oferecem acesso gratuito a quiropráticos, alergistas e clínicos gerais.

O Facebook também deve se atualizar no quesito saúde, pois não possui nenhuma academia no local. Mas, segundo o site, a rede social deve incluir um espaço no novo campus. No momento, os funcionários têm descontos em suas próprias academias e eles podem se unir no campus, a qualquer hora do dia, para jogar frisbee ou outros esportes com bola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário