quinta-feira, 14 de julho de 2011

Atividades Complementares РComo eu (ṇo) gosto delas!


Atividades Complementares na Faculdade…complementa o quê?
Existe na UNIP (onde faço facul) uma matéria obrigatória pelo Conselho Nacional de Educação, a famigerada “Atividades Complementares”.
O intuito do Conselho com é certeza sem contestação: “Compreende-se de atividades enriquecedoras e implementadoras do próprio perfil do aluno, visando seu crescimento intelectual, especialmente, nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de pesquisa e nas ações de extensão junto à comunidade.” (certíssimo).
Basicamente você vai a eventos, workshop, cinema, teatros, faz um relatório e entrega para a professora que ministra esta matéria, tudo isso, visando as relações com o mundo de trabalho, integralizando essa cultura com o seu cotidiano, revelando até aptidões ou paixões que nunca pensou (Ópera, Estudos de Caso, Pesquisas Exploratórias, etc)
Então tá… Agora me responde quem, hoje em dia, tem tempo pra gastar, ou melhor, quem cumpre as Atividades Complementares pensando no “crescimento intelecual”?
Essa matéria acaba tornando-se um estorvo na vida dos acadêmicos, tanto na hora de buscar pontuação para o cumprimento da matéria (sim, tem pontuação mínima pra passar), quanto no tempo que se perde fazendo os relatórios cheios de regras e obrigações para entregar ao professor, em meio a provas, TCC e trabalhos.
Sem contar que, você não pode simplesmente fazer algo que gosta e pegar comprovante; alguém se lembra de comprovante entregue em Shows?? Teatros??? Eu não!
Então o jeito é literalmente “sair correndo” na caça de comprovantes, ligar para os amigos, parentes, certa vez tive que fazer relatório de um filme croata…(nem lembro do nome, sequer do que tratava-se o mesmo). Pelos relatórios eu já devo ter ido à Pinacoteca umas 15 vezes, daqui a pouco até os quadros irão me cumprimentar!
Aliás nessa corrida, não é difícil escutar no dia de entrega, no meio da classe, alguns gritando:
“Quem quer um comprovante de cinema???”… “ Olha se alguém tiver alguma palestra eu troco por um cinema!!!”
Resumindo, um verdadeiro mercado negro entre alunos e comprovantes.
Este post é única e exclusivamente para expressar meu desânimo e irritação a respeito desta matéria, e que o conselho podia pelo menos pensar em algo, pra não transformar essa nobre matéria em uma Cultura Obrigatória, burocrata e burra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário