sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cientistas descobrem quatro novas espécies de 'besouro-joia' na Ásia

Pesquisadores de universidade da República Tcheca descreveram insetos.
Encontro ocorreu na Tailândia e nas ilhas de Sumatra, Bornéu e Lombok.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tcheca de Ciências da Vida, de Praga, descobriram quatro novas espécies de "besouro-joia" (Philanthaxia) no sudeste asiático. O estudo que relata os insetos foi publicado nesta quinta-feira (7) na revista científica Zoo Keys.
Essa família de besouros é denominada "joia" devido à diversidade de cores espalhadas pelo corpo. “Antes do estudo, tínhamos conhecimento de 61 espécies do gênero Philanthaxia. Agora o número já é de 65 espécies”, afirmou Oto Nakládal, um dos responsáveis pela descoberta.

A imagem número 1 mostra um exemplar do gênero Philanthaxia. As outras fotos são as novas espécies de besouro-jóia encontradas no sudeste asiático (Foto: Reprodução/Revista ZooKeys) 
 
A imagem número 1 mostra exemplar do gênero Philanthaxia. As outras fotos são as novas espécies de besouro-joia encontradas no sudeste asiático (Foto: Reprodução/Revista ZooKeys)
Os novos insetos foram descobertos na Tailândia e nas ilhas indonésias de Sumatra, Bornéu e Lombok. A biologia dessas espécies ainda é desconhecida, assim como suas plantas hospedeiras. Os especialistas consideram importante realizar este tipo de inventário no sudeste asiático devido às rápidas mudanças que tem ocorrido nas florestas locais, além da crescente extinção de espécies.
“A humanidade não é capaz de avaliar as perdas reais associadas à extinção de espécies. Cada indíviduo da natureza é, em regra, um resultado de milhões de anos de evolução e adaptação, portanto, tem seu papel único no ecossistema”

Nenhum comentário:

Postar um comentário