sexta-feira, 18 de maio de 2012

As cidades que se destacam pela sustentabilidade

Programe suas férias em um dos destinos mais verdes do Planeta
Mais um bom motivo para viajar: conhecer cidades que se destacam com ideias sustentáveis enquanto o resto do mundo vive como se não houvesse amanhã.

Vancouver, Canadá, tem planos para se tornar a cidade mais verde do Planeta. Além do fato de 90% da cidade já viver de energia renovável, o município tem esquemas inovadores para melhorar a redução de resíduos, qualidade do ar e emissão de CO2 bastante adiantados. Terceira maior cidade do Canadá, seu ritmo está bem distante da correria metropolitana de Toronto, do outro lado do país. Os habitantes da cidade têm mais semelhança com as pessoas de Seattle, Portland e São Francisco do que com seus colegas do leste. Combinação de oportunidade, ativismo cívico e planejamento urbano inteligente, o centro de Vancouver é um exemplo internacional pelo seu impressionante mix de torres de escritórios, bairros comerciais e prédios residenciais de alta densidade.

Copenhague, Dinamarca – A cidade tem uma avançada rede de ciclovias. Cerca de 1,1 milhões de pessoas em Copenhague têm na bicicleta o meio mais óbvio de locomoção. Além disso, sustenta um forte compromisso com a energia renovável - mais de 20% da cidade é coberta por parques eólicos. Essa deve ser também a capital que mais facilita a vida do turista na Europa. Características como centro compacto da cidade bom para caminhar; ausência de trânsito; inglês fluente da população e o transporte público super eficiente fazem diferença. Mas, não pense que Copenhague é sem graça porque não tem confusão. Seus moradores têm apetite voraz pelas artes, alta aptidão para o design, fina apreciação pela boa culinária e uma vida noturna modesta, mas muito bacana. Mais sobre Copenhague: http://www.guiatimeout.com.br/viagem/copenhague.

Sydney, Austrália - A cidade que começou a ‘Hora do Planeta’ é líder em mundial reciclagem. Além disso, dispõe do mais eficiente sistema de transporte público da Austrália. A maioria das atividades da cidade acontece ao ar livre – seja comer, beber, ficar de papo para o ar na praia, velejar, nadar ou surfar. O lado à vontade dos moradores de Sydney faz parte de todo esse charme. Como maior cidade da Austrália, Sydney é também a primeira em bancos, negócios e cinema. Mais sobre Sydney: http://www.guiatimeout.com.br/viagem/sydney.

Reykjavík, Islândia – Esta é uma pequena cidade de grande personalidade. Os 120 mil habitantes da capital da Islândia fazem a sua parte. A cidade tem uma agenda de eventos públicos que promovem iniciativas ecológicas regulares com grande envolvimento da população. Os ônibus municipais são movidos a hidrogênio e o transporte público é de muito boa qualidade. O turista, por sua vez, se apaixona pela cidade ao sul do Ártico por causa dos extremos – é remota, seus dias são escuros no inverno e as noites ensolaradas no verão. Seus habitantes trabalham muito, e assim, temos uma cidade agitada, internacional e cheia de eventos em quase todas as temporadas. Mais sobre Reykjavík : http://www.guiatimeout.com.br/viagem/reykjavik.

Londres, Inglaterra – Nos planos de combate ao aquecimento global da capital da Inglaterra está a redução em 60% das emissões de CO2, em 20 anos. A cidade já têm ônibus abastecidos com hidrogênio – marcados com o logo de uma folha verde. Há também uma ampla e bem sucedida campanha para incentivar o ciclismo com o projeto batizado de “Revolução das bicicletas” - a cidade tem 40 km quilômetros de ciclovias implantadas com toda a infraestrutura necessária, desde vagas em estacionamento, segurança, educação e treinamento. O sistema público de aluguel de bicicletas, lançado em 2010, tem cerca de 600 estações e mais de 8 mil bikes. Mais sobre Londres: http://www.guiatimeout.com.br/viagem/londres.

São Francisco, EUA – A cidade precursora do movimento contra as sacolas plásticas – desde 2007 o uso é proibido em supermercados e farmácias – sempre foi um oásis de pensamentos liberais e modernos no velho oeste americano. A cidade tem mais de 100 prédios ecológicos. Transporte público e bicicleta são as primeiras opções de locomoção de seus habitantes. A cidade faz uso também, desde 2001, de paineis solares e turbinas eólicas para gerar sua energia. Sofisticação, beleza atemporal e culinária de primeira linha são outros atrativos da cidade. Não perca o pôr-do-sol. Felizmente, é impossível deixar de notá-lo. Mais sobre São Francisco: http://www.guiatimeout.com.br/viagem/sao-francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário