sábado, 22 de janeiro de 2011

Praias Exóticas para Férias Fora do Comum

Se para você a praia dos sonhos tem areia branca de doer a vista, palmeiras e o mar muito azul, está na hora de conhecer outros, digamos, exóticos paraísos.
Em diferentes partes do mundo, a graça não está na cor de farinha. Mas nas praias de areia rosa, vermelha, verde e preta ou ainda com o chão coberto inteiramente por conchinhas.
É possível também aproveitar a praia para tomar um banho de cachoeira ou em uma fonte de água termal à beira do mar. Ficou interessado? Então, esqueça as praias de comercias de televisão e conheça paraísos fora do comum.

Pink Sands BeachEm Harbour Island – Bahamas
Getty Images
As areias rosadas atraem famílias e casais em lua-de-mel

Uma das praias mais bonitas das Bahamas não atrai milhares de turistas por causa de areia branca e fofa. A Pink Sands Beach, como o nome indica, exibe uma belíssima areia rosada. A coloração deve-se a pedacinhos de conchas vermelhas e rosa que foram esmagadas pelas ondas e misturadas à areia e a estilhaços de coral. São 4,8 quilômetros de praia, com mar azul-turquesa que convida à prática do mergulho ou snorkel. Além das atividades aquáticas, pode-se também fazer cavalgadas à beira-mar. (Veja outras ilhas no Caribe)

Kaihalulu Beach (Red Sand Beach)Maui – Havaí
Flickr/Courtney Nash
O acesso a Red Sand Beach, na ilha de Maui, é difícil e compensador

Um dos cinco condados do estado norte-americano do Havaí, Maui tem mais de 80 belas praias. Entre elas, destaca-se a Red Sand Beach, com suas areias vermelho-escuro.  A praia em formato de lua crescente é envolta por uma colina de origem vulcânica, coberta de pinheiros. No meio do mar, um paredão de lava negra protege a costa das ondas mais fortes. O azul do mar, o verde das árvores, o vermelho da areia e o preto do arrecife formam uma paisagem única. O acesso a este paraíso, no entanto, é bem difícil. Ao final da Uakea Road, é preciso atravessar por uma propriedade particular até o início da trilha. De lá, há um caminho íngreme de 10 minutos até a areia. (Conheça as principais ilhas do Havaí)

Papakolea Beach (Green Sand Beach)Ilha de Havaí
Getty Images
A coloração verde desta praia deve-se a cristais de olivina de origem vulcânica
A cor verde oliva das areias de Papakolea Beach, localizada ao sul da Ilha de Havaí, tornam o lugar de difícil acesso tão especial. Esta coloração esverdeada deve-se aos cristais de olivina, pedras consideradas preciosas trazidas à superfície por erupções vulcânicas. A praia é bastante isolada. Para chegar ao local, deve-se fazer uma trilha de dois quilômetros a pé ou de 4x4 pela costa. Depois, é preciso descer colina abaixo até chegar à areia. Com uma forte correnteza, turistas precisam ter cuidado para mergulhar ali. (Havaí: Guias levam turistas para a ilha de Lost)

Punalu’u Beach (Black Sand Beach)Ilha de Havaí
Flickr/stevecadman
A coloração escura deve-se aos pequenos fragmentos de lava dos vulcões dos arredores
Se há quem torça o nariz ao ouvir falar de praias de areia negra, é só porque ainda não conheceram as belas enseadas de costa escura do Havaí. A mais famosa delas é a Black Sand Beach, localizada entre o Parque Nacional dos Vulcões e a pequena cidade de Naalehu. A praia tem areia fofa, formada por pequenos fragmentos de lava, e é toda enfeitada por palmeiras. Além dos banhistas, a praia é frequentada pelas honus, espécie de tartaruga marinha que aparece para tomar sol por ali. (Veja imagens do Havaí)

Hot Water BeachPenínsula de Coromandel, Nova Zelândia
Divulgação/Tourism Coromandel
Nas marés baixas, basta cavar um buraco para ter uma piscininha particular
Antes de dar um pulo em Hot Water Beach, localizada na península de Coromandel, é preciso dar uma olhada nos horários das marés e ir munido de uma . Estranho? Pode até ser, mas uma experiência única. Isto por que, na maré baixa, basta cavar um buraco na areia para começar a jorrar águas termais e, assim, está criada sua própria piscininha particular. Por cerca de duas horas, pode-se ver crianças, casais, jovens e adultos curtindo um banho quentinho. Quem quiser pegar um bom espaço, deve chegar cedo, pois a praia fica lotada. (Conheça outros destinos de águas termais no Brasil e no mundo)

Shell BeachShark Bay, Austrália
Flickr/robertpaulyoung
A praia de Shell Beach não tem areia, mas bilhões de conchinhas

Imagine uma praia longínea de cor tão branca que parece um tapete de neve, banhada por um mar azul-turquesa muito vivo. Agora substituta a areia por bilhões de conchinhas. Assim é Shell Beach, localizada na região de Shark Bay, na costa oeste da Austrália. Esta praia se estende por mais de 100 quilômetros e é formada inteiramente por conchas do berbigão, uma espécie de molusco. Com isso, andar descalço ou deitar sobre estas casquinhas pode ser uma tarefa difícil. Seu cenário pitoresco, no entanto, já vale a visita. (Conheça a cidade australiana de Melbourne)

Sandcut BeachIlha de Vancouver (Canadá)
Flickr/Bryn Tassell
Sandcut Beach é um paraíso desconhecido até por muitos moradores da Ilha de Vancouver
Esta bela praia da Ilha de Vancouver passa despercebida para os turistas que viajam de carro pela West Coast Road. Mas depois da ponte, localizada antes do Rio Jordan, após uma trilha pela mata, chega-se a este lugar quase deserto. É possível ficar horas lá sem encontrar uma única alma. O chão é todo de pedrinhas arredondadas e lisas. Na ponta da praia, a água do Sandcut Creek cai pelas rochas formando duas belas cachoeiras. (Guia de viagem de Vancouver)

Um comentário: