segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os mercados mais incríveis do mundo

Os mercados centrais de alguns países têm muito mais do que produtos típicos.  Nestes lugares, os estoques estão repletos de história, tradição e curiosidades
Mercado de Antiguidades PanjiayuanChaoyang – Pequim (China)
Dreamstime/Viajar pelo Mundo
Mercado de Antiguidade de Pequim vende "relíquias" falsificadas de todos os tipos

O ditado popular “nada se cria tudo se copia” é o lema aos turistas que chegam à China para fazer compras. Em Pequim, o tradicional Mercado de Antiguidades de Panjiayuan é considerado o mais importante da cidade, pela venda de antiguidades típicas – eles garantem que são de dinastias passadas – mas na verdade a maioria não passa de falsificações. Mas as primeiras vendas eram autênticas.
Tudo começou na década de 80, no distrito de Chaoyang, quando familiares chineses que precisavam de dinheiro colocaram à venda as obras de arte que pertenciam à família. Isso acontecia num antigo mercado de pulgas, que abria aos fins de semana e se transformou no  Panjiayuan.
Por lá há tudo o que se pode imaginar – joias em pérolas e jade, bonés e mochilas do Exército de Libertação, pôsteres da Revolução Cultural, moedas e mapas antigos da região, tapetes, tecidos bordados, marionetes de couro, vasos e lanternas chinesas. Uma rica variedade de peças de porcelana, pedra, bronze, madeira, cobre, prata, seda e algodão também está disponível na forma de objetos para uso doméstico. O mercado é o ponto da pechincha local, difícil ali é só se comunicar para pedir um desconto.
Panjiayuan Qiao, Chaoyang, tel. 10/6775 2405. O mercado funciona até o pôr do sol, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30; sábados e domingos das 4h30 às 18h30. Não aceita cartão de crédito.

Mercado de Peixes TsukijiMercado Atacadista Central - Tóquio (Japão)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Atum é a principal mercadoria consumida no Mercado de Peixes de Tóquio

Os turistas que chegam a Tóquio não deixam de conhecer o Mercado de Peixes Tsukiji, o maior centro de frutos do mar do mundo, localizado às margens do Rio Sumidagawa. Dividido em lado aberto (onde ocorre o manuseio de peixes) e lado fechado (restaurantes e barracas), o mercado abre para visitação bem cedo, por volta das 5h da manhã.
Durante o passeio que dura uma hora, os visitantes acompanham a chegada dos peixes e aprendem dicas sobre o manuseio da carne, diversificada em 400 espécies de variados tamanhos. É esse mercado que abastece os restaurantes de Tóquio – o atum é a principal mercadoria consumida.
No horário do almoço, os visitantes que apreciam a culinária japonesa podem se fartar com os sushis (bolinhos de arroz com algas e peixe cru); sashimis (peixe cru), além de tempuras (legumes empanados) e sobás (sopa de macarrão), servidos no mercado de produtos típicos. Na saída, é possível comprar utensílios de cozinha e condimentos japoneses para praticar receitas em casa.
Tokyo-to, Chuo-ku, Tsukiji 4-10-16, tel. 03/3541-9466. O acesso ao mercado é pela saída da estação de metrô Tsukiji. A visita funciona de segunda a sexta, apenas no período da manhã, das 5h às 6h15 – na parte aberta do mercado. Já nas áreas de restaurantes, o funcionamento é durante o almoço, a partir das 13h.

Old Gold SoukDeira (Dubai)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Pechinche bastante antes de levar para casa a sua compra
Nem a crise mundial e a situação econômica de Dubai foram suficientes para apagar o brilho do seu grande mercado de joias, o Old Gold Souk. Ele se divide em dezenas de lojinhas, 600 ao total, que vendem ouro de todas as cores, pérolas e outras preciosidades.
No Oriente, é frustrante para o mercador vender pelo primeiro preço, então aproveite para barganhar. O diálogo da pechincha – geralmente acompanhado por uma calculadora para quem não fala nenhum dos idiomas locais (árabe ou inglês) – faz parte da compra.
Um detalhe importante: o comércio de ouro é bastante controlado e fiscalizado na cidade, o que torna praticamente impossível levar gato por lebre. Vale visitar, mesmo que não queira comprar.
Deira, perto do Baniyas Square, Sikkat al-Khali Street, Dubai, EAU, tel. 04/2265461. Funciona de quinta a sábado, das 7h às 12h e reabre das 17h às 19h.

Mercado Khan El Khalili Cairo (Egito)
Getty Images
De narguilés a camelos, uma enorme variedade de produtos são vendidos no Mercado do Cairo
Pensar no Egito é viajar à época de faraós ou, até mesmo, resgatar a vaidade de Cleópatra quando se pensa em compras na região. Entre múmias, pirâmides e monumentos históricos, o milenar Mercado de Khan El Khalili é o maior da África a vender bugigangas e objetos de arte egípcios. A tradição reúne mercadorias em ouro, prata, madeira, marfim, cobre, e latão.
O movimento do lugar é semelhante ao clima da Rua 25 de março – região popular para compras em São Paulo – pela agitação dos comerciantes e o grande número de pessoas. Na hora de comprar, a variedade de opções típicas surpreende. São vendidos de narguilés a camelos.
Bairro de Khan El Khalili, no centro da cidade do Cairo. Funciona ao ar livre até o sol se pôr.

Mercado de EspeciariasIstambul (Turquia)
Getty Images
Cores, cheiros e sabores fazem do Mercado de Especiarias um lugar único
O mundo das essências mais exóticas e raras existe e tem endereço certo: Turquia. Apesar de os turcos abrigarem o Grande Bazar, maior comércio fechado do mundo, o Mercado de Especiarias (também conhecido como mercado egípcio) carrega sua própria tradição, guardando segredos aromáticos de ervas disponíveis no Oriente.
O efeito de cores proporcionado pelos temperos, em cada pedacinho do lugar, transforma o clima numa atmosfera única. Ele não é apenas de especiarias; doces turcos também são muito apreciados por seus visitantes. O curioso é que em qualquer loja por onde se passa é servido um chá típico como aperitivo. Esse é cortesia do mercado!
Situado na área portuária de Istambul, aberto de segunda a sábado, das 9h até o pôr-do-sol. Fechado aos domingos e feriados nacionais e religiosos.

Mercato de San LorenzoFlorença (Itália)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Mercado de Florença é bom para comprar roupas e acessórios em couro
O Mercato de San Lorenzo é o mais importante de Florença quando os temas são as melhores roupas e acessórios de couro da moda italiana. Como se está berço da alta-costura, os produtos por ali se tornam objetos de desejo para o turista estrangeiro.
As últimas tendências, cores e novidades da estação enchem os olhos na hora de optar por jaquetas, casacos, calças, sapatos, bolsas ou carteiras de grifes importantes. Os preços são um pouco mais baixos do que os da capital italiana.
O Mercato de San Lorenzo está localizado ao redor da Igreja de San Lorenzo, na Via del Canto de Nelli, Via dell Ariento e Via Sant Antonino. Funciona de terça a sábado das 9h às 19h.

Mercado Central da GuatemalaRepública da Guatemala (América Central)
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Tecidos e roupas típicos podem ser comprados na Guatemala
A Guatemala é o templo da civilização maia e sua cultura é representada em diversas formas por todo o país, principalmente no Mercado Central da Guatemala, na capital. Lá, o entra e sai de turistas que desejam levar para casa uma parte dessa história em forma de presentes e objetos é constante.
O segredo está na comercialização do típico tecido da Guatemala com pinturas e tramas diferenciadas que remetem à arte maia, além de bijuterias, artefatos de madeira, obras de arte, artigos de couro e joias. Em estilo bem rústico, com lojas desordenadas e muito barulho.
O mercado está localizado na 9ª Avenida, s/nº, Centro, Cidade da Guatemala. Funciona de segunda a sábado das 9h às 18h e domingos das 9h às 12h.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário