segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mercados de pulgas, feiras e bazares

Viajante que é viajante gosta mesmo é de se sentir o hálito vital de um lugar. Gosta de explorar os becos, encontrar as pérolas locais, escutar as histórias, imaginar e procurar entender como vivem as pessoas. E, claro, voltar para casa com pelo menos uma lembrancinha material da experiência. Não é verdade? Para você, que adora experimentar um petisco diferente, entrar em cada portinha que se abre, encher a sua casa com badulaques típicos de uma ou outra região, listei 10 lugares no mundo que você simplesmente não pode deixar de visitar na sua viagem. São mercado de pulgas, feiras de artesanato, incríveis bazares ou praças onde o que mais se faz é trocar. Se explorar bem, pode até voltar para casa em um tapete voador! rs
A Feira El Rastro, em Madri, não é somente uma feira. A Feira El Rastro é um evento. 
Há mais de cinco séculos a feira existe, cativa, e se transforma para oferecer ao público uma infinidade de objetos e um programa legal quando tudo parece estar fechado.

O nome El Rastro vem de “rastro de sangue”, deixado pelo abate dos animais ali oferecidos no século 15. Hoje são cerca de 3.500 pontos de venda, com antiguidades, artigos de segunda mão, artesanatos, flores, roupas e muito mais.

As dicas para quem vai visitar o local são: tome cuidado com os seus pertences (sim, há batedores de carteira no meio da multidão) e termine o passeio como todos - comendo tapas em alguma das barraquinhas.
Onde: Plaza Cascorro e Ribera de Curtidores.
Horário: Funciona aos domingos e feriados, das 9 às 15h

Mercado das Pulgas de Clignancourt (Paris, França)



O Mercado das pulgas de Clignancourt, apesar do nome, mais uma feira de antiguidades, com móveis e artigos de moda. Pode se achar de tudo, desde que o visitante tenha fôlego para explorar cada pedacinho da feira (a maior da Europa).

O que você pode achar de interessante em uma andança por lá? Placas de trânsito, máquinas de café, peças decorativas, discos e até roupas de couro. Para recuperar o fôlego, a dica é sentar em algum café e esperar pacientemente um garçom trazer o seu café. Afinal, você está em Paris!

Onde: Avenue de la Porte de Clignancourt, 18º arrondissement.
Horário: funciona às segundas e domingos, das 9 às 18h30.

Feira de Santelmo (Buenos Aires, Argentina) 

Você quer uma lembrancinha de Buenos Aires, mas não está disposto a carregar vinho na mala e não pode levar dançarinos de tango? Vá à Feira de San Telmo e encontre tudo e mais alguma coisa.

Bijouterias, quadros, cristais, brinquedos, antiguidades, discos, livros, roupas, bordados... Todo o tipo de badulaque nas barraquinhas que tomam conta da praça ou nas inúmeras lojas e antiquários que fazem do lugar um dos pontos turísticos mais visitados da capital argentina.

Por ser também um bairro boêmio (um dos mais antigos da cidade), a Feira de San Telmo oferece boas opções para quem deseja fazer um almoço saboroso ou apenas curtir os ares portenhos assistindo às apresentações de artistas. Um charme europeu em terrinhas sul-americanas. Com uma pitada de tango, sim senhor!
Onde: Plaza Dorrego.
Horário: funciona aos domingos das 10 às 17h.


Cidade-mercado (Otavalo, Equador)
Por que Otavalo vale uma visita? Porque talvez em nenhum outro lugar do planeta você vai barganhar produtos com indígenas vestidos em suas roupas coloridamente tradicionais e testar o seu espanhol de uma forma muito divertida.

A melhor forma de começar o dia é sair bem cedo, de onde quer que esteja hospedado, e estar às 6h (sim, sim, o mundo começa com a primeira luz do sol) na feira de animais. Além de ver as incríveis paisagens sendo iluminadas pelos primeiros feixes de luz, você vai ficar impressionado com os porcos e as galinhas.

Depois, vá até Plaza de los Ponchos, onde acontece a – bem mais turística - feira de artesanato. Lá, você pode comprar diversas blusas coloridas (bem ao gosto andino), luvas, gorros, roupinhas para bebês, cerâmicas e outras pérolas tradicionais.

Aproveite para dar uma espiadinha na natureza. A região é desenhada por inúmeros lagos,
Onde: Otavalo, a menos de 200 quilômetros ao norte de Quito.
Quando: quartas-feiras

Mercados de Oaxaca (Oaxaca, México)
 
Aos sábados, representantes de diferentes povos mexicanos nativos se reúnem em Oaxaca para fazer qualquer turista feliz. Já na praça central da cidade o visitante começa a sentir a energia do lugar. Mas é mesmo no Central de Abastos (Central de Abastecimento), dedicado especialmente ao artesanato – embora ofereça também ervas, frutas tropicais e eletrônicos - , que é possível realizar um verdadeiro mergulho cultural no México. Os tapetes e tecidos impressionam.

Se você deseja sentir a fundo o gostinho mexicano, passe no Mercado Juárez (esta "divisão de mercados" só existe mesmo para os turistas: os mercados de Zócalo constituem um só lugar para os moradores) e prove o alimento preferido dos locais: os chapulines. São grilos fritos. Mas, se você é do tipo que prefere experimentar algo mais familiar, aposte nos queijos típicos.
Onde: Oaxaca fica 547 quilômetros ao sul da Cidade do México. A Central de Abastos está no sul da cidade.
Quando: sábado, das 10 às 20h.
 
Bazar KhanEl-Khalili (Cairo, Egito)
Andar neste caótico bazar é como mergulhar na História. Imagine que   durante a influência do Império Otoman já eram realizadas trocas entre egípcios! Hoje, explorar suas vielas é também voltar no tempo: é possível encontrar perfumes, especiarias, jóias, animais domésticos e muitos – muitos – trabalhos manuais. E se você explorar o lado certo, poderá inclusive voltar para casa com o delineador que marcou os olhos de Cleópatra.

Na verdade, esta cidade enclausurada dentro de outra cidade (Cairo) “nasceu”, oficialmente, em 1382, servido de estalagem pública para os comerciantes que atravessavam o deserto. A forma como as pessoas realizam as trocas ainda mostra os resquícios de um tempo muito remoto: enquanto você escolhe o que levar, os vendedores oferecem um copo de chá de menta. Mas, se você preferir, pode experimentar o narguilé.
Quer dar uma olhadinha no que você pode encontrar no mercado? Faça um tour pelo VirtualKhan.
Onde: Praça Hussein
Quando: de segunda a sábado.
 
Gold Souk, o mercado do ouro (Dubai, Emirados Árabes) 
Mesmo que você esteja em Dubai e – milagrosamente – não tenha um tostão no bolso para gastar, precisa ver o Mercado do Ouro para crer. Tudo reluz. Os corredores são iluminados com o dourado das vitrines, que exibem tudo quanto é coisa produzida ou revestida em ouro. De um colar pesado, gigante, soberbo (!), a um pequeno chaveiro que o turista mais sovina pode, sim, comprar a um preço muito justo.

Agora... Se você tem dinheiro para gastar, a festa é sua. Há brincos, colares, pulseiras, correntes, penduricalhos tradicionais, modernos, ou feitos para você. Isso mesmo: peças exclusivamente desenhadas para o cliente. A maioria dos produtos, ao contrário do que se pensa, é feita para o público masculino. Mais: o ouro, que para o pobre mortal parece ser sempre dourado, pode em Dubai mudar de tonalidade, e adquirir as cores branca, amarela, verde ou rosa.

Aproveite a ocasião e treine a sua lábia para a pechincha. Lá, tentar diminuir o preço do produto faz parte da negociação, e o vendedor pode até se ofender se você aceitar o primeiro valor que ele falar! São mais de 350 lojas para se exercitar...
Onde: Rua Sikkat Al-Khail (Próximo à Baladiya Street, Deira)
Horário: o local começa a encher à tarde.
 
Bazares Cobertos de Aleppo (Aleppo, Síria)

 


Imagine percorrer um labirinto coberto por arcos de pedra e sentir o cheiro da canela que exala das diferentes barracas que um dia encantaram “Lawrence das Arábias”. Em diferentes “zonas” deste imenso bazar, você pode encontrar ouro, roupas, temperos e muito mais. Mas é preciso ter fôlego: são 35 quilômetros de corredores.

O que levar dos bazares de Aleppo, e que talvez você não encontre em nenhum outro lugar? Sabonetes de azeite de louro. Mas se a sua fraqueza é mesmo a gula, opte pelos pistaches e tradicionais docinhos sírios.
Onde: Rua Baron.


Grande Bazar Coberto de Istambul (Istambul, Turquia)

 


Embora pareça um labirinto, o Grande Bazar de Istambul é bastante organizado. Foi construído entre 1455 e 1461 por ordem do sultão otomano Maomé II, o “Conquistador”. No século 16 foi ampliado. Passou por incêndios e foi ao longo dos anos transformado, mas os corredores e fontes azulejadas foram preservados.

Lá, você pode encontrar desde lojas e mesquitas, até saunas turcas! Souvenirs, jóias em ouro e prata, lamparinas, tapetes artesanais, tecidos, roupas, pedras, produtos de couro, temperos, chás, e cerâmicas. Mas, também, muita coisa da China. Os preços devem ser barganhados.
Onde: Yeniçeriler Caddesi.
Quando: de segunda a sábado (o melhor horário é de manhã)

Feira de Marrakesh (Marrakesh, Marrocos)
 
As feiras enchem as ruas. As mais importantes ficam na praça Djema el Fna. Andar neste labirinto de bazares, barracas abertas ou fechadas, é participar de um verdadeiro espetáculo de cores e aromas. Acredite: visitar Marrakesh pode transformar todos os seus sentidos.

Você vai encontrar diversas preciosidades para decorar a sua casa, apimentar a sua vida e dar um ritmo muito mais interessante ao seu dia-a-dia. O levar para casa? Aqueles sapatinhos coloridos árabes, tapetes ou essências - muitas essências marroquinas.

O seu diário de viagem ficará mais rico com as histórias que você ouvir dos locais, com as lembranças de encantadores de cobras, faquires e acrobatas que iluminam a praça à noite. E claro: você nunca mais vai esquecer das barracas com inúmeras e deliciosas opções para comer.
Onde: Djema El Fna.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário