quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A planta certa para cada signo

Saiba qual a espécie ideal para cultivar ou presentear, de acordo com as características do seu signo do zodíaco

Se ver uma planta quase totalmente seca em um jardim , possivelmente ela estará sob os cuidados de um geminiano ou sagitariano. Já se o quintal estiver florido, provavelmente um nativo de touro, câncer ou virgem estará a cargo de seu cuidado.
Os signos do zodíaco têm características diferentes, uns têm nativos mais desligados, outros são mais zelosos, mas todos podem encontrar a planta ideal para cultivar em casa. Com a ajuda do psicoterapeuta Daniel Pires Rodrigues Nunes, que é também professor de astrologia e educador ambiental, listamos qual espécie melhor se encaixa no perfil de cada signo. Confira.
Planta certa para o seu signo

Áries - Acácia


Assim como os nativos do signo de áries, a acácia é uma planta que já nasce lutando pelo seu espaço. Para vencer os obstáculos e desafios, ela cresce rápido, com espinhos em seus galhos para não deixar que nenhum animal devore suas folhas. "É exatamente como os arianos, que precisam o quanto antes iniciar seus projetos, correr atrás de um objetivo, direcionando muita força para conseguir aquilo que deseja", afirma o psicoterapeuta Daniel Pires Rodrigues Nunes, que é também professor de astrologia e educador ambiental.
Para cultivar a acácia é preciso ter espaço. De folhagem sempre verde e flores amareladas, que parecem pequenos pompons, desenvolve-se rapidamente até atingir o porte de uma árvore, se plantada no chão. Ela também pode ser cultivada em vasos grandes, e fica muito bem na decoração da casa.

Touro - Rosa

O signo que representa a beleza e a sensualidade só poderia pedir a mais bela e apreciada das flores : a rosa. Os nativos deste signo valorizam e apreciam as coisas boas e bonitas da vida. Portanto, nada melhor do que cultivar rosas no jardim ou em pequenos vasos.
Os cuidados são relativamente fáceis. Dê preferência a locais ensolarados e bem arejados, mantenha o solo úmido e sempre com matéria orgânica. O único desafio para os taurinos que pretendem cultivar este tipo de flor são as podas . Apegados, será preciso abrir mão da ligação com as flores para fazer as podas necessárias. Lembrem-se, a planta só ficará bonita com estes cuidados.

Gêmeos - Gengibre

O curioso nativo de gêmeos está sempre tentando saber mais sobre as coisas. Com as plantas não é diferente. Mas logo que aprende um pouco mais a respeito de uma espécie, pode perder o interesse por ela ou mudar o foco rapidamente. A sua capacidade de adaptação é absolutamente fantástica. São capazes de mudar de vida como quem muda de roupa, e sem pestanejar, pois na verdade precisam de mudar como precisam de beber água.
 Por conta disso, o melhor mesmo é não arriscar e cultivar uma planta que possa ser “esquecida” eventualmente, como o gengibre.
A planta de folhas verdes escuras e flores amarelo claro, que pode atingir mais de um metro de altura, pode até ser deixada de lado por alguns dias sem morrer. É que a espécie vai sobrevivendo debaixo da terra com o acúmulo de líquidos. Além disso, do gengibre é possível fazer chá considerado bom para a garganta, ótimo para quando o geminiano resolver falar demais. 

Câncer - Violeta

 Os nativos de câncer se darão muito bem no cultivo de violetas. Como o signo mais dedicado na questão do cuidado, o canceriano não poupará esforços para procurar o melhor lugar da casa para que sua planta floresça de forma duradoura, assim como a planta, Câncer é chorão, 
se magoa com facilidade.Câncer é um signo da água, regido pela lua e é um signo feminino, Ligado a familia ,e a valores tradicionais. fica magoado com qualquer bobagem e fica remoendo esta bobagem e um dia, do nada, no meio de uma feijoada com amigos solta o verbo:

-Aquele dia você não me ofereceu pastel.Você é egoísta, não pensa nos outros, é o mestre em soltar aquela frase: "- Depois de tudo o que eu fiz por você..." E você ficará com o peso na consciência, se sentindo um personagem do filme "O Albergue".
E você fica ali pasmado,tentando entender aquilo.
A violeta necessita de cuidados intensos, como ser regada com mais frequência - mas sem encharcar o solo, para não apodrecer a raiz. A flor também gosta de ficar em lugares iluminados, sem incidência de luz solar direta, e pede adubação regularmente. Mas, apesar do trabalho, quando ela estiver carregada e colorida, o canceriano se sentirá recompensado.

Leão - Girassol


Assim como o leão, que gosta de brilhar e chamar a atenção, a flor mais indicada para esse signo não poderia ser outra senão o girassol. Assim como o nativo de leão, que gosta de atrair olhares de admiração, o girassol geralmente encanta por sua cor forte e seu tamanho exuberante.
A espécie tem alta capacidade de absorção de água e nutrientes, mas precisa de ambientes ensolarados, recebendo pelo menos três horas de sol por dia. Para cultivá-la também é necessário dispor de um certo espaço, porque é necessário que ela se enraize bem para dar flores bonitas. 


“Para o leonino se sentir mais estimulado e interessado pelos girassóis, a dica é colocar a planta em um lugar onde outras pessoas possam vê-los e elogiá-los. Desta forma, o nativo de leão se sentirá mais motivado a cuidar da flor”, afirma o psicoterapeuta Daniel Pires Rodrigues Nunes, que é também professor de astrologia e educador ambiental.

Virgem – Orquídea

Metódico e muito criterioso, o virginiano saberá cuidar muito bem de flores que exigem maior conhecimento do cultivo, como as orquídeas . Cada espécie determina um cuidado diferente, e o organizado nativo de virgem não se esquecerá de nenhum detalhe.
Muito delicada, a orquídea precisa de rega no ponto certo, local iluminado e ventilado e adubo fornecido de maneira correta para florir (e apenas uma ou duas vezes por ano, na maioria das espécies). Mas o trabalho combina muito com o nativo de virgem, que não poupará dedicação para cuidar bem, e diariamente, da bela espécie.

Árvore-da-Felicidade

Libra é um signo que gosta de equilíbrio e cultiva muito a harmonia nos relacionamentos. Deste ponto de vista, nada melhor do que escolher a árvore-da-felicidade, uma planta que pode ser cultivada em “casal”, com o “macho” e a “fêmea” em um único vaso.
Da mesma maneira que o libriano não gosta de ficar sozinho e precisa do outro para se conhecer melhor, os pés das espécies podem ser plantados separadamente, mas necessitam de outro para se reproduzir.
Assim como os librianos, a árvore-da-felicidade gosta de ambientes arejados e com boa luminosidade. Por isso, mantenha a planta à meia sombra.
Para cuidar bem dela, tem que aguar quase todo dia, mantendo a terra sempre úmida. 

Escorpião – Açafrão

O açafrão, planta bulbosa com folhas finas e estreitas, pode ser uma boa opção de cultivo para os nativos de escorpião.   A espécie tem raiz subterrânea e, num dado momento, nascem as folhas e, em outro, a planta desaparece para depois nascer novamente – uma característica bem própria dos escorpianos que, de repente, precisam se retrair para analisar seus sentimentos e, depois, voltam à vida revigorados. Não tente enganá-lo, porque ele percebe. Não apronte, porque ele se vinga...Fora isto, é um amor de pessoa!
açafrão é um tempero que dá uma cor forte aos alimentos, o que pode agradar em cheio os nativos de escorpião, que gostam de coisas e sentimentos intensos. Nos cuidados com a planta , recomenda-se que ela seja colocada em locais com boa iluminação e pouca sombra. A espécie pode dar flores roxas claras que geralmente aparecem no mês de outubro.

Sagitário – Pimenteira


Inquietos e com necessidade de expandir energia, os sagitarianos podem cultivar com sucesso um vaso de pimentas, que remete ao calor interno e ao fogo. Sempre lutando pelos seus ideiais com muita fé, a pimenteira também pode sinalizar sorte e proteção contra maus fluídos.
Outra vantagem é que seu cultivo é simples, ótimo para o sagitariano que costuma ficar desmotivado se a planta não florir logo e não lhe trouxer uma sensação prazerosa. Basta garantir ao menos seis horas de insolação diária, direta ou não, e regar três vezes por semana. Prático e fácil, para que o sagitariano não desanime de cuidar dela.

Capricórnio – Cavalinha

Geralmente preso às tradições, o nativo de capricórnio vai gostar de cultivar uma planta pré-histórica, como a cavalinha, já que o signo é bastante conectado ao passado e às coisas que funcionaram ao longo do tempo. Usada em chás, infusões ou chimarrão, a planta repõe no organismo os sais minerais perdidos.
Com a responsabilidade que lhe é característica, o capricorniano terá facilidade para cuidar da espécie. Com seu aspecto peculiar – parecida com uma coluna vertebral – a planta cresce em diversas temperaturas, e é tolerante a baixas temperaturas. A cavalinha gosta de solo úmido, portanto, se plantada em canteiros comuns ou vasos, regue-a regularmente.

Aquário - Hortelã

Fraternais e sempre em busca de amizades, os aquarianos podem investir no cultivo do hortelã.
Uma planta geralmente apreciada por todos - é muito comum ver pessoas distribuindo raminhos da espécie para fazer um chazinho - brota facilmente e dificilmente morre, mesmo descuidando um pouco dela.
Fácil de cultivar, o hortelã tolera tanto ambientes ensolarados quanto com mais sombra, e gosta de solo úmido. A erva pode ser plantada o ano inteiro, mesmo em espaços pequenos. 
Fácil de cultivar, o hortelã tolera tanto ambientes ensolarados quanto com mais sombra, e gosta de solo úmido. A erva pode ser plantada o ano inteiro, mesmo em espaços pequenos. 


Com aroma forte e característico, tende a se disseminar e pode cobrir todo o jardim se deixado sem cuidados.
O hortelã também é indicado para problemas digestivos, alivia enjoos e pode ser usado para combater inflamações.

Peixes - Alecrim


Geralmente sonhadores e avoados, os nativos de peixes não devem se comprometer com plantas que exijam muitos cuidados e regas constantes. 


Desta maneira, uma boa opção pode ser o alecrim, que não precisa ser molhado com frequência, nem necessita de um solo com muitos nutrientes. Basta deixá-lo no sol.

Outra característica importante é que o chá de alecrim é considerado bom para o cérebro, pois dilata os vasos sanguíneos e oxigena o cérebro. Nada melhor para os piscianos, que precisam, muitas vezes, de energia para direcionar o pensamento e sair da fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário