segunda-feira, 2 de julho de 2012

Volta ao mundo em São Paulo

Maior polo de imigração do País, capital paulista proporciona opções de passeios que possibilitam dar um pulinho no estrangeiro sem passar pelas fronteiras do município

 

Poucas cidades no mundo são tão multiculturais como São Paulo. Calcula-se que desde o século 19, a capital paulista tenha recebido mais de 2,3 milhões de imigrantes. Aos poucos, as distintas bagagens culturais de cada um ajudaram a moldar uma cidade que tem na miscigenação de seus habitantes e na pluralidade de opções de entretenimento, compras e alimentação suas principais características.
70% dos imigrantes que chegaram ao Brasil no início do século 20, por exemplo, se firmaram no Estado de São Paulo. O grande número de plantações de café e subsídio governamental são algumas justificativas da escolha pela região. Hoje, são mais de seis milhões de descendentes vivendo na capital – mais do que em Roma, maior cidade da Itália, com de 2,5 milhões de habitantes.
A cidade conta também com grande comunidade asiática. São quase 500 mil descendentes de orientais vivendo na cidade, sendo destes, 326 mil japoneses e 60 mil coreanos. Enquanto os primeiros se estabeleceram principalmente no bairro da Liberdade, os coreanos encontraram no Bom Retiro um lugar para manifestar suas diferenças culturais.
Há ainda grande número de libaneses, bolivianos, portugueses, espanhóis, franceses, alemães e argentinos, entre outras comunidades, grandes ou pequenas, que dão aos paulistanos e a quem visita a cidade a oportunidade de provar diferentes culturas sem precisar deixar os limites do município.

Confira dez sugestões de bairros, bares e restaurantes paulistanos com ares estrangeiros:
 
1. No prédio do Centro Britânico Brasileiro, o Queen's Head é um típico pub inglês, com fish 'n chips, cerveja inglesa e bandas de rock.
 
2. O bar de tapas La Gràcia remete a Barcelona, segunda maior cidade da Espanha.
 
3.O bairro de Liberdade é o principal centro de tradições asiáticas de São Paulo. Restaurantes, lanchonetes e lojas de bugigangas disputam a atenção dos transeuntes.
 
4.O Bixiga, bairro cuja padroeira é a Nossa Senhora de Querupita, abriga dezenas de cantinas italianas. Das mais caras às mais em conta. 
 
5.No Ici Bistrô, restaurante que fica em Higienópolis, é possível provar pratos típicos da culinária francesa, como o Cassoulet. 
6. Inspirado nos pubs da Nova Zelândia e Austrália, o Kia Ora, tem bandas de pop rock se apresentando diariamente. Destaque para os chopes de cervejas importadas.
 
7. O recém-aberto Maria Escaleira é o único restaurante em São Paulo onde se pode provar a comida típica da Polônia. Não deixe de experimentar o Pierogi, espécie de ravioli polonês . 
 
8.Moderninho, o Suri Ceviche Bar é boa opção para provar o melhor da celebrada cozinha contemporânea peruana . 
  
9. Primeiro pub irlandês de São Paulo, o Finnegan's reúne o que se busca em um pub irlandês: mesas de madeira, música rock e, claro, chope Guinness.

 
10. Tradicional restaurante português, o Antiquarius é um dos mais celebrados da categoria na cidade. Pratos com bacalhau são executados com maestria.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário